Biologia - Botânica - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2018 - Prefeitura de Macapá - AP - Biomédico
O teor de água em um alimento tem relação com sua capacidade de conservação. A partir disso, considere as afirmações abaixo.
I. A água livre é aquela que se apresenta fracamente ligada aos demais componentes dos alimentos e que serve de meio de cultivo para micro-organismos.
II. Água ligada apresenta-se fortemente ligada aos alimentos e não serve de meio de cultivo aos micro-organismos.
III. A atividade da água representa a água livre, quanto maior a atividade de água menor será a perecibilidade do alimento.
Está correto o que se afirma APENAS em
- A. III.
- B. II e III.
- C. I e III.
- D. II.
- E. I e II.
Biologia - Botânica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL) - Professor
- C. Certo
- E. Errado
Biologia - Botânica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL) - Professor
Tendo o texto apresentado anteriormente como referência e considerando que, em um ecossistema hipotético, existam plantas geneticamente modificadas, plantas silvestres, animais herbívoros e carnívoros, insetos, como formigas e abelhas, e microrganismos decompositores, julgue os itens a seguir.
Os seres vivos citados no ecossistema hipotético mantêm entre si uma relação de predatismo, a qual é intraespecífica e harmônica.- C. Certo
- E. Errado
Biologia - Botânica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL) - Professor
Tendo o texto apresentado anteriormente como referência e considerando que, em um ecossistema hipotético, existam plantas geneticamente modificadas, plantas silvestres, animais herbívoros e carnívoros, insetos, como formigas e abelhas, e microrganismos decompositores, julgue os itens a seguir.
Infere-se que “a dispersão de genes” mencionada no texto pode ocorrer por transferência dos genes das plantas geneticamente modificadas para outras espécies por meio de reprodução assexuada.- C. Certo
- E. Errado
Biologia - Botânica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH (2ª edição) - Biólogo
O Ministério da Saúde publicou uma lista de plantas medicinais de interesse para o Sistema Único de Saúde (SUS), entre as quais as quatro plantas apresentadas a seguir.
Em relação a essas plantas medicinais e aos conhecimentos de botânica e anatomia vegetal, julgue os itens seguintes.
Três espécies apresentadas acima têm como característica folhas invaginantes com presença de nervuras paralelas, classificando-se, assim, como dicotiledôneas.- C. Certo
- E. Errado
Biologia - Botânica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH (2ª edição) - Biólogo
O Ministério da Saúde publicou uma lista de plantas medicinais de interesse para o Sistema Único de Saúde (SUS), entre as quais as quatro plantas apresentadas a seguir.
Em relação a essas plantas medicinais e aos conhecimentos de botânica e anatomia vegetal, julgue os itens seguintes.
O fato de uma mesma flor do maracujá possuir órgãos reprodutivos femininos e masculinos impede que o fruto gerado a partir da polinização dessa flor gere sementes férteis.- C. Certo
- E. Errado
Biologia - Botânica - Universidade Estadual do Ceará (UECE) - 2018 - Secretaria da Educação - CE (SEDUC/CE) (2ª edição) - Professor
Existem códigos internacionais que regulam a nomenclatura dos organismos vivos e fósseis, e permitem a estabilidade das denominações científicas. O Código Internacional de Nomenclatura Botânica ‒ CINB ‒, por exemplo, é um documento composto por princípios, regras e recomendações. Considerando o CINB, atente para o que se afirma a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) São princípios do CINB que a nomenclatura botânica seja independente da zoológica e que cada táxon tenha apenas um nome válido.
( ) São princípios do CINB que a aplicação de nomes seja determinada por tipos nomenclaturais e que a nomenclatura seja baseada na prioridade de publicação.
( ) São regras do CINB que os nomes dos táxons sejam latinos independente da sua origem e que as regras são retroativas, salvo indicação contraria.
( ) São regras do CINB que o nome científico seja um binômio e que gênero e espécie não tenham terminações fixas.
( ) São recomendações do CINB que o nome da espécie deve ser acompanhado do nome do autor e que os nomes de autores podem ser abreviados de acordo com normas específicas.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- A. V, V, F, V, F.
- B. F, F, V, V, V.
- C. V, V, F, F, F.
- D. F, F, V, F, V.
Biologia - Botânica - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2018 - Secretaria de Estado de Educação - MG (SEE/MG) - Professor de Educação Básica
Normalmente, vamos a uma feira ou a um sacolão para comprarmos frutas, verduras e legumes. Mas, em muitos casos, a classificação popular para estes alimentos não corresponde à científica que os classifica como: legumes ou leguminosas; flores; folhas; raízes; caules; frutos; pseudofrutos e sementes. A foto ao lado mostra caules, flores, frutos, raízes, folhas, e, inclusive, um corpo de fungo filamentoso. Considerando apenas a classificação científica da botânica para as estruturas ou componentes vegetais normalmente vendidos como alimentos, assinale a afirmação INCORRETA.
- A. A couve-flor e o brócolis (inflorescências formadas por botões florais), o repolho e a couve-galega (couve de folha) são variedades da mesma espécie Brassica oleracea do mesmo gênero do nabo e da mostarda (cujas sementes são usadas como condimento).
- B. A ervilha e o feijão em fava são exemplos de frutos do tipo legume, já o abacaxi se origina a partir do desenvolvimento de ovários de muitas flores de uma mesma inflorescência.
- C. Cenoura, batata-doce, beterraba e mandioca são raízes que acumulam maiores quantidades de nutrientes no vegetal, enquanto a batata-inglesa e o inhame são caules do tipo tubérculo.
- D. Quiabo, tomate, abóbora, azeitonas e nozes são frutos com semente, o caju para suco e a banana- prata são frutos sem semente, e a parte comestível do morango é uma infrutescência.
- E. São exemplos de bulbo a cebola, composta de uma pequena parte mais dura em sua base, que corresponde ao caule e uma parte maior branca, formada pela sobreposição de estruturas foliares, enquanto a cabeça-de-alho é composta por vários bulbos.
Biologia - Botânica - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2018 - Secretaria de Estado de Educação - MG (SEE/MG) - Professor de Educação Básica
Membros do reino vegetal conquistaram a terra e evoluíram. O esquema abaixo representa relações filogenéticas entre as algas carofíceas e quatro grupos de plantas atuais. Cada círculo numerado (I, II, III e IV) indica uma aquisição evolutiva compartilhada apenas pelos grupos que estão representados nos ramos adiante desse círculo, durante o tempo evolutivo indicado.
Com base nas informações acima e em outros conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmação INCORRETA.
- A. A aquisição representada pelo círculo II pode ser o surgimento de reprodução com alternância de gerações com predominância da fase gametofítica diploide, pois só ocorre fase esporofítica haploide.
- B. A aquisição representada pelo círculo II poderia ser surgimento de vasos condutores, como por exemplo o xilema, capazes de conduzir água e sais minerais das raízes até as folhas, sendo essas estruturas presentes somente a partir das pteridófitas.
- C. As Briófitas apresentam poucas espécies aquáticas e nenhuma marinha e, juntamente com as pteridófitas, dependem da água para a reprodução.
- D. Nas angiospermas, a reprodução sexuada com predominância da fase diploide como também ocorre nas gimnospermas, o círculo IV pode representar o aparecimento de frutos que abrigam e protegem uma ou mais sementes.
- E. O círculo III pode ser a capacidade de produzir sementes que conferem ao embrião maior proteção e capacidade de sobrevivência além de reserva nutritiva a ser utilizada durante a germinação.
Biologia - Botânica - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2018 - Polícia Civil - PI - Perito Criminal

- A. O modo pelo qual o CBD protege os neurônios da degeneração induzida por THC permanece incerto, mas esse potencial tem despertado interesse em estudar o CBD para tratamento de várias doenças.
- B. O CBD é responsável pelos efeitos psicoativos e neurotóxicos. Já o THC possui diversas possibilidades terapêuticas e até efeitos protetores contra os danos do próprio CBD, incluindo efeitos antipsicóticos.
- C. Usuários de variedades de maconha que são ricas em THC e pobres em CBD estão sob menor risco de quadros psicóticos, de diminuição volumétrica de áreas cerebrais responsáveis pela memória e de diversos tipos de prejuízos cognitivos.
- D. O CBD tem uma afinidade muito maior pelos receptores canabinoides como o CB1 (100 vezes mais que o THC) e quando se liga aos receptores, o CBD produz os efeitos psicóticos.
- E. No Brasil, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ainda não liberou o uso do CBD, mesmo que sejam prescritos em receita especial por médicos, psiquiatras, neurologistas e neurocirurgiões.