Artes - Teoria em Arte - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL) - Professor
- C. Certo
- E. Errado
Artes - Teoria em Arte - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2018 - Secretaria de Estado de Educação - MG (SEE/MG) - Professor de Educação Básica
- A. harmônica e filosófica.
- B. poética, estética e artística.
- C. prática e objetiva.
- D. simplesmente do belo.
- E. única e comunicativa.
Artes - Teoria em Arte - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2018 - Secretaria de Estado de Educação - MG (SEE/MG) - Professor de Educação Básica
Wassily Kandinsky, artista considerado o pai da arte abstrata, teve em sua pintura um processo de desligamento da figuração.
Uma obra abstrata tem como principal característica a
- A. simplificação das formas das figuras e o emprego de cores puras e agressivas.
- B. representação dos objetos com todas as suas partes num mesmo plano de uma pintura.
- C. preocupação apenas com as sensações de luz e cor, não se importando com os sentimentos humanos.
- D. expressão das sensações humanas e a interpretação das angústias do homem do início do sé-culo XX.
- E. ausência de relação imediata entre as formas, pois não representa nada da realidade que nos cerca.
Artes - Teoria em Arte - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2018 - Secretaria de Estado de Educação - MG (SEE/MG) - Professor de Educação Básica
- A.
- B.
- C.
- D.
- E.
Artes - Teoria em Arte - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2018 - Câmara de Salvador - BA - Analista Legislativo Municipal
Nessa tirinha, o personagem Hagar, o terrível, ao se referir aos tipos de pessoas que existem no mundo, expressa ironicamente uma visão de cultura baseada em:
- A. valores etnocêntricos;
- B. pressupostos relativistas;
- C. funções simbólicas;
- D. hábitos adquiridos;
- E. padrões cognitivos.
Artes - Teoria em Arte - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2018 - Câmara de Salvador - BA - Analista Legislativo Municipal
Ao longo da história, uma das definições de cultura foi a seguinte: Estado mental responsável pelo espírito formador de um indivíduo, obtido pelo cultivo de valores elevados, pelo domínio das letras e das artes e pela crença na razão e na ciência.
Nessa definição, o conceito de cultura promove:
- A. valores inclusivos;
- B. ideais de tolerância;
- C. integração étnica;
- D. distinção social;
- E. reconhecimento da alteridade.
Artes - Teoria em Arte - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2018 - Câmara de Salvador - BA - Analista Legislativo Municipal
O termo multiculturalismo se refere a uma postura moral e politicamente favorável ao pluralismo cultural e a modelos de integração social e de gestão política que busquem o seu fomento, conforme explicitado em certos tipos de programas sociais como:
I. políticas de preservação do patrimônio linguístico aborígene em escolas indígenas;
II. desenvolvimento de símbolos que fortalecem a identidade nacional;
III. programas de controle de imigrantes com base em critérios confessionais;
IV. projetos pedagógicos voltados para a educação das relações étnico-raciais.
São exemplos de programas baseados no ideal do multiculturalismo somente:
- A. I e II;
- B. I e III;
- C. I e IV;
- D. II e IV;
- E. III e IV.
Artes - Teoria em Arte - Universidade Estadual do Ceará (UECE) - 2018 - Secretaria da Educação - CE (SEDUC/CE) (2ª edição) - Professor
Considere a seguinte afirmação “A percepção estética é a chave da comunicação artística”. Partindo dessa premissa, atente para o que se diz a seguir sobre estética e seu conceito, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) No processo de apreciação de uma obra de arte, as questões de natureza estética, dependem exclusivamente dos conhecimentos técnicos do expetador sobre o processo de produção naquela linguagem artística.
( ) A construção do conhecimento em arte depende de relações significativas, a partir da percepção de elementos estéticos como a qualidade de linhas, texturas, cores, sons e movimentos.
( ) Os elementos básicos da comunicação e expressão da pintura abstrata são linha, cor e formas concretas do cotidiano.
( ) A qualidade estética da obra de arte depende unicamente da sensibilidade do artista.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
- A. F, F, V, V.
- B. V, V, F, F.
- C. F, V, F, F.
- D. V, F, V, V.
Artes - Teoria em Arte - Universidade Estadual do Ceará (UECE) - 2018 - Secretaria da Educação - CE (SEDUC/CE) (2ª edição) - Professor
Sobre estética, linguagem e arte digital, assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) Do ponto de vista da estética, a arte digital é uma produção artística que explora a textura dos materiais e nega as possibilidades de interação.
( ) A arte digital é criada a partir de ambientes computacionais.
( ) Existem diversas categorias de arte digital, tais como pintura digital, gravura digital, modelagem 3D, edição de imagens, animação, entre outras.
( ) É uma área de conhecimento sem possibilidades de expansão, desde o advento e popularização dos computadores pessoais a partir da década e 1980.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
- A. F, V, V, F.
- B. V, V, F, F.
- C. F, V, F, V.
- D. V, F, V, F.
Artes - Teoria em Arte - IFB - Instituto Federal Brasilia - 2017 - IFB - Professor
A Arte deve ser compreendida como um conhecimento humano sensível-cognitivo, voltado para um fazer e apreciar artísticos e estéticos e para uma reflexão sobre sua história e contextos na sociedade humana. Sobre as afirmações abaixo, ocorridas a partir da segunda metade do século XX, marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO.
I. ( ) Surgiram os cursos de História da Arte, ultrapassando as hegemonias do Desenho Geométrico, do Desenho Técnico, da Geometria Descritiva e do Desenho Pedagógico.
II. ( ) O ensino da música, antes predominantemente baseado no Canto Orfeônico, começou a ser modificado nos anos de 1960 com a introdução de novos métodos da Educação Musical no trabalho escolar.
III. ( ) A Lei 5692/71, responsável pela reforma do ensino de 1º e 2º graus no Brasil, passou a considerar a Arte como experiência de sensibilização e conhecimento genérico.
IV. ( ) Com o estabelecimento da Lei 5692/71, nas escolas, a Arte passou a ser entendida como mera proposição de atividades artísticas, muitas vezes desconectadas de um projeto coletivo de educação escolar. Além disso, os professores de Arte deveriam atender a todas as linguagens artísticas com um sentido de prática polivalente.
V. ( ) Para ajudar no enfrentamento e na superação dos problemas, ausências e distorções do Ensino da Arte, foram organizadas, a partir de 1972, as Associações de Arte-Educadores em diversos estados do Brasil.
Marque a alternativa abaixo que corresponde à sequência CORRETA:
- A. V, V, V, V, F
- B. V, V, F, V, F
- C. V, F, V, F, F
- D. F, F, V, V, V
- E. F, V, V, V, F