Artes - Teoria de Teatro - Instituto Quadrix - 2018 - Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) - Professor Substituto
- C. Certo
- E. Errado
Artes - Teoria de Teatro - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012 - Prefeitura de Valença - RJ - Professor
O teatro fórum, uma das práticas teatrais que estabelece conexões entre arte, psicologia, política e sociedade, transformando questões, problemas e sentimentos em imagens concretas, tem suas encenações baseadas em:
- A.
produções teatrais conhecidas.
- B.
imagens oníricas.
- C.
fatos reais.
- D.
entrelinhas das notícias censuradas.
- E.
linguagens não verbais.
Artes - Teoria de Teatro - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012 - Prefeitura de Valença - RJ - Professor
Associe a coluna superior à inferior e depois marque a alternativa correta.
I. Teatro da espontaneidade.
II. Jogos teatrais.
III. Teatro épico.
IV. Teatro arena.
( ) Brecht.
( ) Viola Spolin.
( ) Jacob Levy Moreno.
( ) Renato José Pécora.
- A.
IV, II, III, I.
- B.
III, IV, I, II.
- C.
II, III, I, IV.
- D.
IV, II, I, III.
- E.
III, II, I, IV.
Artes - Teoria de Teatro - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012 - SEE/MG - Professor de Educação Básica
São termos específicos da área de teatro e artes cênicas:
- A.
coxia, camarim, cenário e figurino.
- B.
pintura, plateia, maquiagem e fantasia.
- C.
adereço, sonoridade, iluminação e acervo.
- D.
roteiro, roupas, efeitos sonoros e acessórios.
Artes - Teoria de Teatro - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012 - SEE/SP - Professor II
Para Viola Spolin (2008), três são as essências para o jogo teatral. São eles(elas):
- A.
o foco, a atmosfera e a interpretação.
- B.
o foco, a instrução e a avaliação.
- C.
a aprovação, a desaprovação e a avaliação.
- D.
o controle, a energia e a ordem.
- E.
o brincar, a liberdade e a intuição.
Artes - Teoria de Teatro - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012 - SEE/SP - Professor II
"A preparação do ator" é um livro que expõe a abordagem educacional para a formação de atores de uma perspectiva naturalista. Seu autor é
- A.
Bertolt Brecht.
- B.
Constantin Stanislávski.
- C.
Augusto Boal.
- D.
Lee Strasberg.
- E.
Stella Adler.
Artes - Teoria de Teatro - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012 - SEE/SP - Professor II
A ideia de que o ator deveria desenvolver a faculdade de ver-se mentalmente, de forma contínua, em um espelho, é parte da noção de conhecimento aprofundado do corpo para gerar expressividade do teatro de
- A.
Anton Tchekhov.
- B.
Erwin Piscator.
- C.
Vsevolod Meyerhold.
- D.
Noël Coward.
- E.
André Antoine.
Artes - Teoria de Teatro - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012 - SEE/SP - Professor II
Para Spolin (2008), existem três níveis de jogo, que são:
- A.
introdução; solução de problemas; ação catalisadora.
- B.
introdução; geração de problemas; ação catalisadora.
- C.
participação; solução de problemas; ação catalisadora.
- D.
introdução aos problemas; geração de problemas; ação.
- E.
participação; ação catalisadora; experimentalismo.
Artes - Teoria de Teatro - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012 - SEE/SP - Professor II
A diferença entre jogo dramático (faz-de-conta) e jogo teatral é que no segundo existe
- A.
a inserção da regra e o pressuposto de um conjunto de princípios pedagógicos.
- B.
a presença de um professor que avalia o talento e a capacidade artística de cada aluno.
- C.
a presença do aparato teatral: palco, plateia, cenários e figurinos.
- D.
a proposta de improvisação livre de regras, que permite maior inventividade por parte do aluno.
- E.
a necessidade de introdução dos aspectos textuais que compõem o teatro.
Artes - Teoria de Teatro - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012 - SEE/SP - Professor II
Para Salles (2007) “atores e atrizes retêm em suas memórias expressões faciais, modulações de voz ou gestos diversos para uma mesma fala”. Essa coleção será experimentada nos ensaios, mas, entre as possibilidades, alguns caminhos serão escolhidos e outros descartados.
Do ponto de vista do processo de criação, a autora denomina o momento como- A.
levantamento.
- B.
memórias.
- C.
percepção.
- D.
testagem.
- E.
rastros.