Arquitetura - Urbanístico - Banca não informada - 2018 - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba - MG (EMATER/MG) - Assistente Técnico I
Belo Horizonte foi fundada em 1897 com o objetivo de sediar a nova capital do Estado de Minas Gerais. O povoado existente até então foi praticamente destruído e um novo traçado urbano, de geometria regular, foi projetado sobre o terreno de curvas topográficas sinuosas.
Com relação ao tema, avalie as afirmações a seguir.
I. O sistema viário da zona urbana está formado por uma malha ortogonal de ruas, à qual se sobrepõe uma segunda malha de avenidas a 45 graus.
II. O sistema viário proporcionado pela malha ortogonal de ruas se posiciona de tal forma que se evitam os eixos visuais. Existe uma relação intrínseca entre o traçado da cidade e a influência antiga dos jardins barrocos do séc. XVI.
III. No séc. XIX, o Império Português influenciava o Brasil que vivenciava o estilo colonial na literatura, na arte e na arquitetura. Essa influência colonial lisboeta pode se r facilmente identificada no traçado urbano da cidade.
Está correto apenas o que se afirma em
- A. l.
- B. Il.
- C. I e Ill.
- D. II e III.
Arquitetura - Urbanístico - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2018 - Tribunal Regional do Trabalho / 15ª Região (TRT 15ª) - Analista Judiciário
- A. setorizada das moradias, definidas por faixas de renda e que permita a execução de no máximo 5% de áreas destinadas ao lazer.
- B. econômica do sistema viário e das habitações respeitando a não ocupação de áreas com declividades acima de 15%.
- C. sustentável para as áreas com restrição de uso (proteção permanente a nascentes, córregos, altas declividades, matas naturais), para fins de recreação e equipamentos institucionais.
- D. hierarquizada para a implantação das edificações nos lotes e a liberação dos recuos exigidos nas legislações locais e na estadual.
- E. equilibrada do sistema viário, de lazer, de uso institucional, de comércio e de habitação, um adequado relacionamento com a realidade do entorno da gleba.
Arquitetura - Urbanístico - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2018 - Tribunal Regional do Trabalho / 15ª Região (TRT 15ª) - Analista Judiciário
- A. a verificação da regulamentação de obras no município, normas técnicas da ABNT, regulamento de operação e instalações das concessionárias e exigências legais incidentes para dimensionamento das aberturas.
- B. o reconhecimento de propriedade, da situação do imóvel junto às concessionárias, situação jurídica e financeira em relação ao poder público e controle de acesso às unidades.
- C. a comparação do edifício com os dados levantados no projeto original e verificação das anomalias estruturais e construtivas presentes no edifício, podendo ser necessária a elaboração de laudos técnicos estruturais das fundações, pilares, vigas e lajes.
- D. a análise de alternativas tecnológicas locais, disponibilidade de material e mão de obra, custos envolvidos e condições de durabilidade, manutenção e adaptabilidade em relação ao novo uso.
- E. a análise das condições urbanísticas e de logística urbana, infraestrutura urbana e equipamentos urbanos e a identificação dos agentes a serem envolvidos, moradores ou associação de moradores.
Arquitetura - Urbanístico - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2018 - Tribunal de Justiça - SC (TJSC/SC) - Arquiteto
Ao se analisar a circulação viária, deve-se levar em consideração o fato de que os diversos ambientes e tipos de vias oferecem condições operacionais diferentes de utilização. Para uma localidade, relacione os tipos de vias apresentados na coluna da esquerda, com as respectivas quantidades apresentadas na coluna direita.
A relação correta é:
- A. I-X, II-Y, III-K e IV-Z;
- B. I-K, II-X, III-Z e IV-Y;
- C. I-X, II-Y, III-Z e IV-K;
- D. I-Y, II-X, III-K e IV-Z;
- E. I-Z, II-X, III-Y e IV-Z.
Arquitetura - Urbanístico - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2018 - Tribunal de Justiça - SC (TJSC/SC) - Arquiteto
A sinalização tátil tem por função guiar o fluxo e orientar o deslocamento de pessoas portadoras de deficiência na visão. A figura abaixo apresenta o esquema de um ponto de ônibus em uma calçada.
Os pontos que devem ser feitos com piso tátil direcional e de alerta são:
- A. direcional: B e C; alerta: A, D e E;
- B. direcional: B, C e D; alerta: A e E;
- C. direcional: B, C e E; alerta: A e D;
- D. direcional: A e E; alerta: B, C e E;
- E. direcional: A, C e D; alerta: B e E.
Arquitetura - Urbanístico - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2018 - Tribunal de Justiça - SC (TJSC/SC) - Arquiteto
- A. pavimentação do leito carroçável e das calçadas, impedindo a penetração do ar;
- B. depósitos de resíduos de construção e entulhos no subsolo;
- C. poluição do ar, com suspensão de resíduos industriais e fumaça;
- D. compactação do solo, necessária para a pavimentação ou fundação de prédios;
- E. podas drásticas, muitas vezes obrigatórias, e abertura de valas junto à arvore.
Arquitetura - Urbanístico - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - 2018 - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Arquiteto
- A. setorial.
- B. territorial.
- C. edificada.
- D. viária.
- E. urbana.
Arquitetura - Urbanístico - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2018 - Conselho Regional de Farmácia - SP (CRF/SP) - Arquiteto
- A. Plantas baixas dos projetos executivos urbanísticos.
- B. É a arte dedicada a planejar o desenho e supervisionar a execução de interiores arquitetônicos, bem como as fachadas das edificações que compõem o cenário construído dentro dos espaços urbanos, incluindo esquemas de cores, mobiliários e acessórios residenciais.
- C. Ramo do conhecimento da área do urbanismo que estuda o comportamento das massas populacionais flutuantes que povoam temporariamente zonas centrais das grandes cidades, responsáveis por provocar o aparecimento de significativo número de pessoas durante o dia e o desaparecimento total nos períodos noturnos.
- D. Atividade dedicada à determinação da organização física e das condições futuras de uma comunidade e ou de um contexto urbano, envolvendo uma avaliação das condições correntes, uma previsão das exigências futuras, um plano para o atendimento a tais exigências e propostas de programas legais, financeiros e de construção para implementar esse plano.
Arquitetura - Urbanístico - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2018 - Assembléia Legislativa - RS - Analista Legislativo
- A. Os pavimentos sofrem esforços que se subdividem em duas categorias: os esforços produzidos pelo tráfego de veículos (compressão, tração, flexão e corte) seja em ação estática (nos estacionamentos) ou em ação dinâmica (nas faixas de rolamento) e os esforços produzidos por variações de umidade e temperatura. A repetição e combinação desses esforços que se verificam continuamente produzem fadiga nos materiais.
- B. A baixa resistência à circulação é uma qualidade da maior importância particularmente nas vias de tráfego intenso de veículos pesados, próprios de áreas residenciais, pois quanto mais pesados os veículos, menor a participação da resistência à tração no consumo de combustível, sendo maior a economia proporcionada.
- C. Alguns pavimentos possuem uma conservação mais complicada do que outros, como é o caso de reparação de quebras. Os pavimentos de asfalto, pela sua plasticidade, são os mais fáceis de reparar e, uma vez feita a reparação, o tráfego pode ser liberado em poucas horas. Já o pavimento de concreto, quando quebrado, apresenta grande dificuldade para sua correta reparação, sendo necessários em torno de 30 dias para se realize o fraguado do novo concreto.
- D. Os pavimentos urbanos são permanentemente solicitados por esforços de aceleração, frenagem e mudança de direção dos veículos que por ele trafegam, sendo necessária uma boa aderência dos pneus, quando secos ou molhados para evitar acidentes.
- E. A importância da cor do pavimento se manifesta em dois aspectos: na visibilidade, sendo consideradas as cores muito escuras aquelas de difícil visualização que obrigam a aumentar as sinalizações e, por consequência, repercutem na poluição visual da cidade, sobretudo a noite; e a temperatura adquirida com a radiação solar, sendo os pavimentos claros os que mais refletem os raios solares.
Arquitetura - Urbanístico - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2018 - Câmara de Salvador - BA - Especialista
Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar as cidades brasileiras para que se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável, o Programa Cidades Sustentáveis oferece aos gestores públicos uma agenda de sustentabilidade urbana com 12 eixos temáticos, um conjunto de indicadores associados a essa agenda e um banco de referência com casos práticos nacionais e internacionais, disponíveis na plataforma cidadessustentaveis.org.br. O eixo “Planejamento e Desenho Urbano” tem como objetivo reconhecer o papel estratégico do planejamento e do desenho urbano na abordagem das questões ambientais, sociais, econômicas, culturais e da saúde, para benefício de todos.
Diante do exposto, pode-se dizer que o eixo “Planejamento e Desenho Urbano” favorece:
I. o ordenamento e desenvolvimento urbano no interior dos espaços construídos, com a recuperação dos ambientes urbanos degradados, assegurando densidades urbanas apropriadas;
II. o aproveitamento dos recursos e fenômenos naturais no planejamento urbano;
III. a setorização funcional dos bairros, estimulando a criação de bairros com funções e usos específicos, dando prioridade para a vocação turística dos centros das cidades.
Está correto somente o que se afirma em:
- A. I;
- B. II;
- C. III;
- D. I e II;
- E. I e III.