Fonoaudiologia - Fonoaudiologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - 2018 - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Fonoaudiólogo

- A. Ensurdecimento e substituição de nasais; promover a reorganização do sistema de sons da criança.
- B. Ensurdecimento e substituição de líquida; promover a reorganização do sistema de sons da criança.
- C. Metátese e substituição de líquida; promover a reorganização motora da criança.
- D. Sonorização e substituição de plosiva; promover a reorganização motora da criança.
- E. Semivocalização e substituição de líquida; promover a reorganização do sistema de sons da criança.
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- A. Outras disfluências; diminuição da taxa de elocução, percepção e resistência à pressão de tempo, respeito aos turnos e suavização.
- B. Disfluências típicas da gagueira; aumento da taxa de elocução, percepção e resistência à pressão do tempo, respeito aos turnos e flexibilização.
- C. Outras disfluências; diminuição da taxa de elocução, percepção e valorização da pressão do tempo, respeito aos turnos e suavização.
- D. Disfluências típicas da gagueira; diminuição da taxa de elocução, percepção e resistência à pressão de tempo, bloqueio dos turnos e suavização.
- E. Disfluências típicas da gagueira; diminuição da taxa de elocução, percepção e resistência à pressão de tempo, respeito aos turnos e suavização.
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- A. Sistema nervoso central; sistema nervoso periférico; sistema fonatório; sistema estomatognático.
- B. Sistema nervoso central; sistema neuromuscular; sistema fonatório; sistema estomatognático.
- C. Sistema nervoso central; sistema nervoso periférico; sistema respiratório; sistema estomatognático.
- D. Sistema nervoso periférico; sistema neuromuscular; sistema respiratório; sistema estomatognático.
- E. Sistema nervoso periférico; sistema neuromuscular; sistema fonatório; sistema estomatognático.
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- A. O estímulo ao contato interpessoal, a adequação das funções comunicativas, a adequação do contexto comunicativo e a ampliação das iniciativas de comunicação.
- B. O estímulo ao contato visual, a adequação das funções comunicativas, a adequação do contexto comunicativo e a contenção das iniciativas de comunicação.
- C. O estímulo ao contato interpessoal, a adequação dos padrões restritos, a adequação do contexto comunicativo e a restrição dos turnos dialógicos.
- D. O estímulo ao contato interpessoal, a adequação da qualidade vocal, a adequação do contexto comunicativo e a ampliação das iniciativas de comunicação.
- E. O estímulo ao contato visual, a adequação do nível fonético, a adequação do contexto comunicativo e a ampliação das estereotipias de comunicação.
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- A. A qualidade do relacionamento corporal e da comunicação afetiva, valorizando o ritmo do terapeuta.
- B. A qualidade dos movimentos corporais e da comunicação, valorizando o ritmo do terapeuta e não do paciente.
- C. A qualidade da comunicação afetiva, respeitando o ritmo do paciente e do terapeuta.
- D. A qualidade dos movimentos corporais, sem considerar o ritmo do paciente e do terapeuta.
- E. A qualidade do relacionamento corporal e da comunicação afetiva, respeitando o ritmo do paciente, e não do terapeuta.
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- A. Distúrbio fonológico; possibilitar à criança descobrir as regras fonológicas, conceitos e contextos que ocorrem no ambiente.
- B. Distúrbio léxico-sintático; possibilitar à criança descobrir as regras e regularidades das unidades linguísticas, conceitos e contextos que ocorrem no ambiente.
- C. Distúrbio da programação fonológica; possibilitar à criança descobrir as regras fonológicas, fonéticas e semânticas que ocorrem no ambiente.
- D. Distúrbio fonológico-sintático; possibilitar à criança descobrir as regras e regularidades das unidades linguísticas, conceitos e contextos que ocorrem no ambiente.
- E. Distúrbio semântico-pragmático; possibilitar à criança descobrir as regras e regularidades das unidades linguísticas, conceitos e contextos que ocorrem no ambiente.
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- A. Agnosia auditivo-verbal; intervenção que contemple os aspectos representacionais fonológicos e os do nível de programação linguística e do sequenciamento da fala.
- B. Desvio fonológico; intervenção que contemple os aspectos representacionais fonológicos e os do nível de programação motora e do sequenciamento da fala.
- C. Distúrbio fonético-fonológico; intervenção que contemple os aspectos representacionais fonológicos e os do nível fonético da fala.
- D. Dispraxia verbal; intervenção que contemple os aspectos representacionais fonológicos e os do nível da programação motora e do sequenciamento da fala.
- E. Distúrbio fonético; intervenção que contemple os aspectos representacionais fonéticos e os do nível da programação motora e do sequenciamento da fala.
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Assinale o item que especifica, respectivamente, o diagnóstico clínico sugerido pelos critérios citados e a intervenção terapêutica que beneficiaria este paciente.
- A. Dislexia; programa de remediação auditivo-visual.
- B. Distúrbio de aprendizagem; programa de remediação auditivo-visual.
- C. Disortografia; programa de remediação fonética.
- D. Disgrafia; programa de remediação auditivo-visual.
- E. Distúrbio de aprendizagem; programa de remediação auditiva.
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Paciente do sexo masculino, submetido à avaliação de Processamento Auditivo (PA) por apresentar dificuldades escolares caracterizadas pela dificuldade de prestar atenção na presença de ruído, trocas de letras na escrita e dificuldade na compreensão de leitura.
A avaliação do PA constatou alterações nas habilidades de fechamento auditivo e figura-fundo. Assinale a alternativa que configura o déficit apresentado neste caso.
- A. Interação.
- B. Integração.
- C. Decodificação.
- D. Organização.
- E. Prosódia.
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Paciente idoso, vítima de acidente vascular hemorrágico, diagnosticado através de Tomografia Computadorizada de crânio. Neuroimagem revelou lesões em região cingular e aérea motora suplementar. Avaliação fonoaudiológica quanto à linguagem constatou um quadro de afasia motora importante.
Baseando-se nas alterações mais encontradas nesses casos, a reabilitação fonoaudiológica atuará principalmente:
- A. nos mecanismos atencionais, no processo léxico-semântico e na prosódia.
- B. na memória de trabalho, no processo léxico-semântico e na leitura.
- C. nos mecanismos atencionais, na complexidade sintática e na prosódia.
- D. na memória de trabalho, no processo fonológico e na leitura.
- E. na memória de trabalho, no processo fonológico e na complexidade sintática.