Questões da Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Do ponto de vista da química, o uso do sal de cozinha nos alimentos é importante porque
  • A. produz ácido clorídrico para a digestão.
  • B. melhora o paladar.
  • C. facilita o processo de cocção.
  • D. apresenta boa solubilidade facilitando a digestão.
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Na construção e execução de uma proposta pedagógica, a “transposição didática’’ é considerada um instrumento através do qual o conhecimento científico pode ser transformado em conhecimento escolar. Segundo teóricos da Educação, significa analisar, selecionar e inter-relacionar o conhecimento científico adequando-o às reais possibilidades cognitivas dos estudantes. Dentre os recursos considerados mais importantes para instrumentalizar a transposição didática encontram-se
  • A. interdisciplinaridade e contextualização.
  • B. interdisciplinaridade e cronologia.
  • C. transdisciplinaridade e cronologia.
  • D. contextualização e globalização.
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O perímetro do triângulo com vértices nos pontos P1, P2 e P3, em cm, é igual a
  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
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Sejam u e v funções reais de variável real definidas por u(x) = sen(3x) e v(x) = 3sen(x). Se a é o maior valor que v pode assumir e b é o menor valor que u pode assumir, então, o produto a.b é igual a
  • A. 6.
  • B. -3.
  • C. -6.
  • D. 3.
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Assinale a opção em que todas as informações sobre os romancistas da segunda fase do Modernismo brasileiro são corretas.
  • A. José Américo de Almeida escreveu “Vidas Secas”, que marca o início do cognominado romance nordestino.
  • B. José Lins do Rego: sua obra é dividida em três ciclos distintos: ciclo da cana-de-acúcar (do qual fazem parte: “Menino de Engenho” e “Fogo Morto”); ciclo do cacau (“Pedra Bonita” e “Cangaceiros”); e ciclo da ficção intimista cuja ambientação foge ao Nordeste (“Água-Mãe” e “Eurídice”).
  • C. Érico Veríssimo: sua obra é dividida em: Romances urbanos – destacam-se “Clarissa”, “Caminhos Cruzados” e “Olhai os Lírios do Campo”; Romances épicos: formam a trilogia conhecida pelo nome geral de “O Tempo e o Vento”; Romances autobiográficos: “Infância” e “Memórias do Cárcere”; Romances políticos: entre os quais se destacam “O Senhor Embaixador” e “Incidente em Antares”.
  • D. Raquel de Queiroz escreveu os romances “O Quinze”, “João Miguel” e “Caminho de Pedras”.
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Text II is mainly about
  • A. the unexpected twin rise of smartphones and social media.
  • B. the negative effects constant Internet access has on teenagers’ mental well-being.
  • C. the iGeners’ scarcity of real-life interactions.
  • D. Millennials’ mental health crises.
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“Lembro-me de uma entrevista de um negro em Florianópolis, que dizia em tom exaltado: 'O problema de preconceito no Brasil é que você não tem onde pegar'. É um preconceito alusivo, não explicitamente revelado. Ele aparece da maneira mais surpreendente: o negro chega ao restaurante e fica esperando enquanto o garçom atende a outros; no hotel ouve ''não temos vagas''; as crianças brancas e pretas convivem na escolinha em plena igualdade, até que vem a adolescência e ocorre a demarcação”.

IANNI, Otávio. Octavio Ianni: o preconceito racial no Brasil. Estudos Avançados, vol.18 nº.50 São Paulo: Jan./Apr. 2004.

Considerando as reflexões de Otávio Ianni sobre o preconceito racial no Brasil, avalie as seguintes afirmações:

I. O preconceito está disseminado de forma velada na cultura brasileira. As pessoas não nascem preconceituosas, mas aprendem a sê-lo por meio do sistema de reprodução e incorporação de valores socialmente difundidos.

II. Por ser uma estrutura culturalmente internalizada, os preconceitos e as discriminações não são reconhecidos por quem os pratica, o que faz com que seus efeitos sejam minimizados por quem sofre essas discriminações.

III. Pelo fato de, no Brasil, o preconceito ser velado, as práticas discriminatórias nos vários espaços de convivência social são imperceptíveis e não se traduz, em última instância, em fatos verificáveis.

É correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. I, II e III.
  • C. III, apenas.
  • D. II, apenas.
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“Não há dúvida de que cada ser humano é criado por outros que existiam antes dele; sem dúvida, ele cresce e vive como parte de uma associação de pessoas, de um todo social – seja este qual for. Mas isso não significa nem que o indivíduo seja menos importante do que a sociedade, nem que ele seja um “meio” e a sociedade, o “fim”. A relação entre a parte e o todo é uma certa forma de relacionamento, nada mais, e como tal, sem dúvida, já é bastante problemática. Em certas condições, pode ser vinculada à relação entre os meios e o fim, mas não lhe é idêntica; inúmeras vezes, uma forma de relação não tem a mínima ligação com a outra”.

ELAIS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1994.

Com base no pensamento de Norbert Elias, avalie as afirmações a seguir.

I. A sociedade é como uma rede de funções que as pessoas desempenham umas em relação às outras.

II. A maneira como indivíduos se comportam envolve as suas relações passadas ou presentes com outras pessoas.

III. A história de cada indivíduo não tem relevância para compreensão sociológica do que é a sociedade.

É correto o que se afirma em

  • A. II e III apenas.
  • B. I e II apenas.
  • C. I, II e III.
  • D. I e III apenas.
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Um estudante produziu 350 g de brometo de prata fazendo reagir 200 g de brometo de magnésio com uma massa adequada de nitrato de prata. O rendimento percentual do processo foi aproximadamente

  • A. 91,78%.
  • B. 75,97%.
  • C. 80,17%.
  • D. 85,78%.
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Preencha as lacunas do seguinte quadro, supondo que cada coluna representa um átomo neutro:

Considerando o quadro acima, assinale a afirmação FALSA.

  • A. Rutênio tem 44 prótons e polônio tem 125 nêutrons.
  • B. Polônio tem 84 prótons e rádio tem 88 elétrons.
  • C. Rádio tem 138 nêutrons e rutênio tem número de massa 145.
  • D. Ouro tem número de massa 197 e lutécio tem número de massa 175.
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