Química - Química, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente - Universidade Estadual do Ceará (UECE) - 2018 - Secretaria da Educação - CE (SEDUC/CE) (2ª edição) - Professor
- A. produz ácido clorídrico para a digestão.
- B. melhora o paladar.
- C. facilita o processo de cocção.
- D. apresenta boa solubilidade facilitando a digestão.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Universidade Estadual do Ceará (UECE) - 2018 - Secretaria da Educação - CE (SEDUC/CE) (2ª edição) - Professor
- A. interdisciplinaridade e contextualização.
- B. interdisciplinaridade e cronologia.
- C. transdisciplinaridade e cronologia.
- D. contextualização e globalização.
Matemática - Geometria - Universidade Estadual do Ceará (UECE) - 2018 - Secretaria da Educação - CE (SEDUC/CE) (2ª edição) - Professor

- A.
- B.
- C.
- D.
Matemática - Cálculo Aritmético - Universidade Estadual do Ceará (UECE) - 2018 - Secretaria da Educação - CE (SEDUC/CE) (2ª edição) - Professor
- A. 6.
- B. -3.
- C. -6.
- D. 3.
Língua Portuguesa - Literatura - Universidade Estadual do Ceará (UECE) - 2018 - Secretaria da Educação - CE (SEDUC/CE) (2ª edição) - Professor
- A. José Américo de Almeida escreveu “Vidas Secas”, que marca o início do cognominado romance nordestino.
- B. José Lins do Rego: sua obra é dividida em três ciclos distintos: ciclo da cana-de-acúcar (do qual fazem parte: “Menino de Engenho” e “Fogo Morto”); ciclo do cacau (“Pedra Bonita” e “Cangaceiros”); e ciclo da ficção intimista cuja ambientação foge ao Nordeste (“Água-Mãe” e “Eurídice”).
- C. Érico Veríssimo: sua obra é dividida em: Romances urbanos – destacam-se “Clarissa”, “Caminhos Cruzados” e “Olhai os Lírios do Campo”; Romances épicos: formam a trilogia conhecida pelo nome geral de “O Tempo e o Vento”; Romances autobiográficos: “Infância” e “Memórias do Cárcere”; Romances políticos: entre os quais se destacam “O Senhor Embaixador” e “Incidente em Antares”.
- D. Raquel de Queiroz escreveu os romances “O Quinze”, “João Miguel” e “Caminho de Pedras”.
Língua Inglesa - Interpretação de Texto - Universidade Estadual do Ceará (UECE) - 2018 - Secretaria da Educação - CE (SEDUC/CE) (2ª edição) - Professor

- A. the unexpected twin rise of smartphones and social media.
- B. the negative effects constant Internet access has on teenagers’ mental well-being.
- C. the iGeners’ scarcity of real-life interactions.
- D. Millennials’ mental health crises.
Ciências Sociais - Questões sociológicas - Universidade Estadual do Ceará (UECE) - 2018 - Secretaria da Educação - CE (SEDUC/CE) (2ª edição) - Professor
“Lembro-me de uma entrevista de um negro em Florianópolis, que dizia em tom exaltado: 'O problema de preconceito no Brasil é que você não tem onde pegar'. É um preconceito alusivo, não explicitamente revelado. Ele aparece da maneira mais surpreendente: o negro chega ao restaurante e fica esperando enquanto o garçom atende a outros; no hotel ouve ''não temos vagas''; as crianças brancas e pretas convivem na escolinha em plena igualdade, até que vem a adolescência e ocorre a demarcação”.
IANNI, Otávio. Octavio Ianni: o preconceito racial no Brasil. Estudos Avançados, vol.18 nº.50 São Paulo: Jan./Apr. 2004.
Considerando as reflexões de Otávio Ianni sobre o preconceito racial no Brasil, avalie as seguintes afirmações:
I. O preconceito está disseminado de forma velada na cultura brasileira. As pessoas não nascem preconceituosas, mas aprendem a sê-lo por meio do sistema de reprodução e incorporação de valores socialmente difundidos.
II. Por ser uma estrutura culturalmente internalizada, os preconceitos e as discriminações não são reconhecidos por quem os pratica, o que faz com que seus efeitos sejam minimizados por quem sofre essas discriminações.
III. Pelo fato de, no Brasil, o preconceito ser velado, as práticas discriminatórias nos vários espaços de convivência social são imperceptíveis e não se traduz, em última instância, em fatos verificáveis.
É correto o que se afirma em
- A. I, apenas.
- B. I, II e III.
- C. III, apenas.
- D. II, apenas.
Ciências Sociais - Questões sociológicas - Universidade Estadual do Ceará (UECE) - 2018 - Secretaria da Educação - CE (SEDUC/CE) (2ª edição) - Professor
“Não há dúvida de que cada ser humano é criado por outros que existiam antes dele; sem dúvida, ele cresce e vive como parte de uma associação de pessoas, de um todo social – seja este qual for. Mas isso não significa nem que o indivíduo seja menos importante do que a sociedade, nem que ele seja um “meio” e a sociedade, o “fim”. A relação entre a parte e o todo é uma certa forma de relacionamento, nada mais, e como tal, sem dúvida, já é bastante problemática. Em certas condições, pode ser vinculada à relação entre os meios e o fim, mas não lhe é idêntica; inúmeras vezes, uma forma de relação não tem a mínima ligação com a outra”.
ELAIS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1994.
Com base no pensamento de Norbert Elias, avalie as afirmações a seguir.
I. A sociedade é como uma rede de funções que as pessoas desempenham umas em relação às outras.
II. A maneira como indivíduos se comportam envolve as suas relações passadas ou presentes com outras pessoas.
III. A história de cada indivíduo não tem relevância para compreensão sociológica do que é a sociedade.
É correto o que se afirma em
- A. II e III apenas.
- B. I e II apenas.
- C. I, II e III.
- D. I e III apenas.
Química - Reações, Soluções e Transformações Químicas - Universidade Estadual do Ceará (UECE) - 2018 - Secretaria da Educação - CE (SEDUC/CE) (2ª edição) - Professor
Um estudante produziu 350 g de brometo de prata fazendo reagir 200 g de brometo de magnésio com uma massa adequada de nitrato de prata. O rendimento percentual do processo foi aproximadamente
- A. 91,78%.
- B. 75,97%.
- C. 80,17%.
- D. 85,78%.
Química - Elementos Químicos, Substâncias e propriedades químicas, Tabela Periódica - Universidade Estadual do Ceará (UECE) - 2018 - Secretaria da Educação - CE (SEDUC/CE) (2ª edição) - Professor
Preencha as lacunas do seguinte quadro, supondo que cada coluna representa um átomo neutro:
Considerando o quadro acima, assinale a afirmação FALSA.
- A. Rutênio tem 44 prótons e polônio tem 125 nêutrons.
- B. Polônio tem 84 prótons e rádio tem 88 elétrons.
- C. Rádio tem 138 nêutrons e rutênio tem número de massa 145.
- D. Ouro tem número de massa 197 e lutécio tem número de massa 175.