Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2018 - Prefeitura de Macapá - AP - Educador Social
O trabalho não é emprego, não é apenas uma forma histórica do trabalho em sociedade, ele é a atividade fundamental pela qual o ser humano se humaniza, se cria, se expande em conhecimento...
Considerar o trabalho como princípio educativo equivale a dizer que
- A. a aprendizagem dos alunos precisa voltar-se à aquisição do conhecimento científico e às habilidades técnicas de cada profissão.
- B. a escola deve atender exclusivamente às necessidades do mercado de trabalho.
- C. o ensino fundamental e médio devem voltar-se à formação profissional, visando a vida produtiva da sociedade.
- D. a educação do trabalhador deve se basear somente nas disciplinas exigidas nos ensinos técnico e tecnológico.
- E. o trabalho é a primeira mediação entre o homem e a realidade material e social.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2018 - Prefeitura de Macapá - AP - Educador Social
Considere a participação do educador social, com as seguintes funções:
I. organização de eventos artísticos, lúdicos e culturais nas unidades ou na comunidade.
II. processo de mobilização e campanhas intersetoriais nos territórios de vivência para prevenção e enfrentamento de situações de risco social.
III. prevenção de rompimento de vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações de fragilidade social vivenciadas.
Estão correto o que se afirma em
- A. I, II e III.
- B. I e III, apenas.
- C. II, apenas.
- D. I e II, apenas.
- E. III, apenas.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2018 - Prefeitura de Macapá - AP - Educador Social
Uma mesma compreensão da prática educativa e uma mesma metodologia de trabalho não operam necessariamente de forma idêntica em contextos diferentes.
Dessa maneira, as experiências
- A. não devem ser improvisadas, pois são interdisciplinares.
- B. não podem ser transplantadas, mas reinventadas.
- C. precisam considerar a capacidade de atuação de cada usuário.
- D. indicam o processo de construção do conhecimento a ser seguido.
- E. determinam os assuntos que devem ser ensinados pelo educador.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2018 - Prefeitura de Macapá - AP - Educador Social
A tolerância não é um favor que “gente superior” faz a “gente inferior” ou concessão que a gente bondosa e caridosa faz a “gente carente”.
Em uma prática educativa crítica, a tolerância é
- A. a habilidade do educador social para conseguir lidar com o usuário.
- B. compreender a ignorância dos usuários no atendimento social.
- C. a qualidade fundamental ao educador paciente.
- D. a ação assistencialista dos serviços de assistência social.
- E. o dever de respeitar o direito de todos serem diferentes.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2018 - Prefeitura de Macapá - AP - Educador Social
O que somos capazes de fazer ou conhecer está relacionado aos conhecimentos já adquiridos anteriormente em nossas experiências, físicas ou mentais, e, ainda, aos desafios e oportunidades que o ambiente oferece, isto é, às condições sócio-econômica- cultural-afetivas de que dispomos.
Diante disso, é correto afirmar que
- A. o aprendiz é aquele que recebe o conhecimento oferecido pelo educador.
- B. a construção do conhecimento depende, primeiramente, da competência técnica do professor em ensinar.
- C. o conhecimento verdadeiro não é obtido a partir da realidade da pessoa que aprende.
- D. as pessoas pensam sobre os fatos que observam e produzem explicações, constroem conhecimento.
- E. somente o conhecimento teórico é que possibilita o ser humano pensar sobre a sua realidade.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2018 - Prefeitura de Macapá - AP - Educador Social
- A. convocar os responsáveis pelos adolescentes e jovens para que estes se responsabilizem pelas atitudes inadequadas e agressivas de seus filhos.
- B. elaborar cartilhas educativas para que se possa discutir a gravidez precoce com os moradores desta comunidade.
- C. apoiar a realização de campanhas educativas que tenham como prioridade o combate ao uso excessivo de drogas.
- D. orientar a liderança da comunidade para não deixar que adultos ensinem maus hábitos para os jovens e os adolescentes.
- E. desenvolver atividades socioeducativas de convivência e socialização que contribuam para a tolerância e o fortalecimento de vínculos sociais.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2018 - Prefeitura de Macapá - AP - Educador Social
- A. a atuação de profissionais deve buscar a valorização cultural dessas comunidades étnicas, adotando obrigatoriamente um conteúdo comum a todas as escolas como direito à igualdade.
- B. as aulas e atividades na escola devem dialogar com as necessidades, desejos e realidade dos estudantes e os professores devem conhecer a história das comunidades quilombolas.
- C. para garantir o direito de todos a uma educação de qualidade social, os conteúdos abordados nas aulas não precisam considerar a identidade étnico racial do grupo.
- D. a organização das escolas pode ser de uma forma diferente, com um estudo contextualizado da comunidade quilombola, mas que não prejudique a transmissão dos conteúdos da Base Nacional Comum Curricular.
- E. os valores, tradições e cultura da comunidade quilombola são importantes, mas não podem comprometer a formação básica que toda escola precisa garantir.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2018 - Secretaria Estadual de Saúde - RN (SESAP/RN) (2ª edição) - Educador Social
- A. considerar que as pessoas são, a priori, vulneráveis, o que gera situações de risco.
- B. fomentar as possibilidades de acesso às informações e a capacidade de elaborá-las e incorporá-las nas práticas cotidianas.
- C. priorizar a discussão pedagógica sobre o tráfico de drogas como a causa principal de seu consumo.
- D. priorizar a discussão pedagógica sobre a economia como a causa principal do uso de drogas.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2018 - Prefeitura de Macapá - AP - Professor
- A. à compreensão dos efeitos de sentido provocados pelos usos de recursos linguísticos em textos pertencentes a um mesmo gênero.
- B. ao apagamento das condições de produção e recepção de textos pertencentes a diferentes gêneros, que circulam nas diferentes esferas/campos de atividade humana.
- C. à desconsideração da perspectiva dialógica da linguagem, o que confirma a centralidade do discurso e do sujeito.
- D. à centralidade da tradição normativa no ensino e aprendizagem da língua portuguesa, para o que se confirma a prioridade dada à análise sintática das frases, independentemente da atenção ao contexto de produção do texto.
- E. à ampliação do repertório de experiências do aluno, no encorajamento à observação do sentido que emerge da comparação entre diferentes gêneros.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2018 - Prefeitura de Macapá - AP - Professor

- A. evitar o ato de examinar o diálogo entre um texto literário e um texto midiático, embora possa haver entre um e outro uma conexão temática; ao portar-se dessa maneira, impedirá que se apequene para o leitor o valor estético da literatura.
- B. favorecer a discussão a respeito das expectativas dos gêneros na construção do sentido de textos postos em confronto; diante de gêneros como esses, ora reunidos, orientará a identificação de recursos segundo os quais se potencializa, menos em um, mais em outro, a sensibilidade da aridez ambiental.
- C. incentivar um juízo negativo a respeito da transgressão feita em relação às regras de pontuação em terra seca árvore seca; enfatizará que em qualquer situação de comunicação é obrigatório o uso da vírgula para separar termos da mesma função e assindéticos.
- D. fixar-se na importância da veracidade geográfica do espaço convocado, o Novo México, tanto para o poema como para o texto de Geografia extraído da internet; especialmente para o poema, incentivará pesquisas sobre a biografia do poeta com vistas a obter provas factuais para o que é dito poeticamente.
- E. ter como meta a elaboração, pela classe, de uma única paráfrase do poema, a qual explicitará em detalhes informativos a narrativa do acontecido a bordo do ônibus Grayhound; para isso, terá como objetivo comprovar que a função de informar é a dominante tanto no texto poético como naquele da web.com.