Medicina - Geral - Instituto O Barriga Verde (IOBV) - 2014 - Prefeitura de Araquari - SC - Médico Clínico Geral
- A. Doença inflamatória Pélvica.
- B. Lúpus eritematoso sistêmico.
- C. Insuficiência hepática.
- D. Meningite.
Pedagogia - Geral - Instituto O Barriga Verde (IOBV) - 2014 - Prefeitura de Araquari - SC - Professor de Séries Iniciais
Leia com atenção as proposições abaixo:
Considerando as proposições acima e firmando-se na abordagem dos Parâmetros Curriculares Nacionais quanto às relações entre aprendizagem escolar e trabalho, é correto afirmar que:
- A. A proposição I apresenta considerações relacionadas aos princípios da tendência pedagógica tecnicista.
- B. A proposição II apresenta contradição aos ditames da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) no tocante aos objetivos da educação nacional.
- C. As considerações expostas nas proposições I e II vinculam-se positivamente às relações entre aprendizagem escolar e trabalho apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
- D. A proposição II apresenta contradição aos apontamentos didáticos apresentados nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Psicologia - Geral - Instituto O Barriga Verde (IOBV) - 2014 - Prefeitura de Araquari - SC - Psicólogo
- A. Os transtornos psicóticos são caracterizados pela perda de contato com a realidade, delírios (pensamentos não compartilhados), alucinações (percepções sem objeto), comportamentos bizarros e, por vezes, isolamento social.
- B. Nos transtornos afetivos graves temos o Transtorno afetivo bipolar, esquizofrenia e depressão recorrente grave.
- C. ) Os transtornos do espectro impulsivo-compulsivo são ligados ao controle de obsessões, impulsos e/ou compulsões, como os transtornos alimentares e o transtorno obsessivo compulsivo.
- D. Nos transtornos de personalidade encontram-se conjunto de alterações comportamentais que afetam o estilo de funcionamento completo do indivíduo (personalidade), como o transtorno de personalidade histriônica e o transtorno de personalidade antissocial.
Pedagogia - Geral - Instituto O Barriga Verde (IOBV) - 2014 - Prefeitura de Araquari - SC - Professor de Séries Iniciais
- A. Estimular as relações entre título e conteúdo do texto, entre conhecimentos prévios e informações do texto.
- B. Analisar as sílabas das palavras escritas, visando à compreensão de que as sílabas podem variar quanto à estrutura (cv, vv, cvc, etc.).
- C. Desenvolver atividades que visem à memorização do alfabeto.
- D. Sistematizar o uso de cadernos, com ênfase na pauta.
Medicina - Geral - Instituto O Barriga Verde (IOBV) - 2014 - Prefeitura de Araquari - SC - Médico Clínico Geral
- A. 2 meses de fase de ataque com: Rifampicina 300mg/dia; Isoniazida 200mg/dia; Pirazinamida 1000mg/dia. 4 meses de fase de manutenção: Rifampizina 300mg/dia; Isoniazida 200mg/dia.
- B. 2 meses de fase de ataque com: Rifampicina 150mg/dia; Isoniazida 75mg/dia; Pirazinamida 400mg/dia e Etambutol 275mg/dia. 4 meses de fase de manutenção: Rifampizina 150mg/dia; Isoniazida 100mg/dia.
- C. 2 meses de fase de ataque com: Rifampicina 150mg/dia; Isoniazida 100mg/dia. 4 meses de fase de manutenção: Rifampizina 150mg/dia; Isoniazida 100mg/dia.
- D. 2 meses de fase de ataque com: Rifampicina 150mg/dia; Isoniazida 75mg/dia; Etambutol 275mg/dia. 4 meses de fase de manutenção: Rifampizina 300mg/dia; Isoniazida 200mg/dia.
Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais - Ministério da Saúde - MS - Instituto O Barriga Verde (IOBV) - 2014 - Prefeitura de Araquari - SC - Médico Clínico Geral
- A. No Brasil, o debate em torno da busca por maior integração adquiriu nova ênfase a partir do pacto pela Saúde, que contempla o acordo afirmado entre os gestores do SUS e ressalta a relevância de aprofundar o processo de regionalização e de organização do sistema de saúde sob a forma de rede como estratégias essenciais para consolidar os princípios do SUS, se efetivando em três dimensões: Pacto pela vida: compromisso com a consolidação dos fundamentos políticos e princípios constitucionais do SUS; Pacto em Defesa do SUS: compromisso com os princípios e diretrizes para a descentralização, regionalização, financiamento, planejamento, programação pactuada e integrada, regulação, participação social, gestão do trabalho e educação em saúde; Pacto pela Gestão: Compromisso com as prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira.
- B. Em sintonia com o Pacto pela Saúde, foi aprovada a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e a Política Nacional de Promoção à Saúde (PNPS), ambas voltadas para a configuração de um modelo de atenção capaz de responder as condições crônicas e as condições agudas e promover ações de vigilância e promoção a saúde, efetivando a Atenção Primária em Saúde como eixo estruturante da RAS no SUS.
- C. A operacionalização da RAS se dá impreterivelmente e unicamente por um sistema lógico de funcionamento determinado pelo modelo de Atenção à Saúde.
- D. O modelo organizacional das RAS são únicos, evidencias mostram que apenas o conjunto de alguns tributos são necessários para o seu funcionamento: I – População e território abrangente; II - Extensa gama de estabelecimentos de saúde que presta serviços de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento, gestão de casos entre outros; III – Atenção primária em saúde estruturada como primeiro nível de atenção e porta de entrada do sistema; IV – Atenção à Saúde centrada no indivíduo enquanto família e comunidade.
Pedagogia - Geral - Instituto O Barriga Verde (IOBV) - 2014 - Prefeitura de Araquari - SC - Professor de Séries Iniciais
- A. Dislexia.
- B. Discalculia.
- C. Distúrbio de escrita.
- D. Discalculia verbal.
Medicina - Geral - Instituto O Barriga Verde (IOBV) - 2014 - Prefeitura de Araquari - SC - Médico Clínico Geral
- A. História prévia de úlcera péptica ou sangramento digestivo.
- B. Idade superior a 60 anos, especialmente em mulheres.
- C. Diabetes Mellitus tipo 2.
- D. Coadministração de corticosteroides e anticoagulantes.
Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais - Ministério da Saúde - MS - Instituto O Barriga Verde (IOBV) - 2014 - Prefeitura de Araquari - SC - Psicólogo
De acordo com os Cadernos de Atenção Básica nº 27 (2010), que versa sobre as diretrizes do NASF: Núcleo de Apoio a Saúde da Família:
I. O Ministério da Saúde criou os NASF mediante a Portaria GM nº 154 de 2008 com o objetivo de apoiar a Estratégia de Saúde da Família na rede de serviços, como também ampliar as ações da atenção básica.
II. O NASF tem por objetivo apoiar, ampliar, aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde na Atenção Básica e além do conhecimento técnico é preciso também ter a responsabilidade por determinado número de equipes e desenvolver habilidades relacionadas à Saúde da Família.
III. Além da Atenção Básica, o NASF também é considerado porta de entrada para os usuários, como também ele apoia às equipes de Saúde da Família.
IV. O NASF possui algumas ferramentas tecnológicas para a organização e o desenvolvimento do processo de trabalho, como o apoio matricial, a clínica ampliada, o projeto terapêutico singular (PTS) e o projeto de saúde no território (PST).
Assinale o item que possui as afirmativas corretas:
- A. I, II e IV.
- B. I, II e III.
- C. II e III.
- D. II, III e IV.
Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais - Ministério da Saúde - MS - Instituto O Barriga Verde (IOBV) - 2014 - Prefeitura de Araquari - SC - Psicólogo
- A. A educação permanente deve ser o dispositivo fundamental para a organização das ações de saúde mental na Atenção Primária.
- B. Deve-se identificar, acolher e atender às demandas de saúde mental do território, somente no grau mais severo – os pacientes devem ter acesso ao cuidado em saúde mental o mais próximo possível do seu local de moradia, de seus laços sociais e familiares.
- C. Devem ser priorizadas as situações mais graves, que exigem cuidados mais imediatos (situações de maior vulnerabilidade e risco social).
- D. As redes sanitária e comunitária são importantes nas estratégias a serem pensadas para o trabalho conjunto entre saúde mental e equipes de Saúde da Família.