Questões Concurso Tribunal de Justiça   - PI (TJPI/PI)

“Vivemos numa sociedade que tem o hábito de responsabilizar o Estado, autoridades e governos pelas mazelas do país”.

O comentário abaixo, atribuído a um leitor de um jornal paulista, que comprova a afirmativa acima é:

  • A. “o motorista, após o acidente, saltou do carro nitidamente embriagado”;
  • B. “os automóveis que se encontravam no engarrafamento tentavam escapar pelo acostamento”;
  • C. “a alta velocidade é a maior responsável pela gravidade dos acidentes observados”;
  • D. “a sinalização, escondida atrás das árvores, não é seguida pelos motoristas porque não é vista”;
  • E. “apesar das placas, o número de multados é cada vez maior”.
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Sobre as Variações Patrimoniais apresentadas no MCASP, que representam as transações que promovem alterações nos elementos patrimoniais da entidade do setor público, é correto afirmar que:
  • A. a aquisição de um veículo e a contratação de uma operação de crédito representam Variações Patrimoniais Quantitativas;
  • B. o surgimento de um passivo, sem um correspondente ativo, enseja o reconhecimento de uma Variação Patrimonial Qualitativa;
  • C. pela promessa de recebimento de doação de um imóvel, deve haver o reconhecimento de uma Variação Patrimonial Aumentativa;
  • D. em função do 13º salário a ser pago ao final do ano, deve ser reconhecida a cada mês trabalhado uma Variação Patrimonial Diminutiva;
  • E. o fato gerador do Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana (IPTU) ocorre no início do exercício, devendo a Variação Patrimonial Aumentativa ser reconhecida quando de sua arrecadação.
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Um ente público apresentou ao final do exercício os seguintes saldos em R$:

Considerando esses dados, é correto afirmar em relação ao Balanço Orçamentário estabelecido como um dos demonstrativos previstos no MCASP, que:

  • A. será apresentado um superávit de execução orçamentária no valor de R$ 2.300;
  • B. uma situação de desequilíbrio entre a previsão atualizada da receita e a dotação atualizada pode ser decorrente da utilização de saldos de exercícios anteriores para abertura de créditos adicionais;
  • C. o saldo da dotação apurado no exercício foi de R$ 7.100;
  • D. as receitas intraorçamentárias não devem ser consideradas para fins de apuração do resultado orçamentário;
  • E. não há disponibilidade para a inscrição de Restos a Pagar, no valor de R$ 70.000.
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%u201CVivemos numa sociedade que tem o hábito de responsabilizar o Estado, autoridades e governos pelas mazelas do país. Em muitos casos são críticas absolutamente procedentes, mas, quando o tema é segurança no trânsito, não nos podemos esquecer que quem faz o trânsito são seres humanos, ou seja, somos nós%u201D.

O desvio de norma culta presente nesse segmento do texto 2 é:

  • A. “"Vivemos numa sociedade que tem o hábito"”: deveria inserir a preposição “em” antes do “que”;
  • B. “"críticas absolutamente procedentes"”: o adjetivo “procedentes” deveria ser substituído por “"precedentes"”;
  • C. “"Vivemos numa sociedade"”: a forma verbal “"Vivemos"” deveria ser substituída por “"vive-se"”;
  • D. “"não nos podemos esquecer que quem faz o trânsito"”: deveria inserir-se a preposição “"de"” antes do “"que"”;
  • E. “"quem faz o trânsito são seres humanos, ou seja, somos nós"”: a forma verbal correta seria “"fazemos"” e não “"faz"”.
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“Seja você a mudança no trânsito”; a forma de reescrever-se essa mesma frase que mostra uma incorreção da forma verbal no imperativo é:
  • A. sê tu a mudança no trânsito;
  • B. sejamos nós a mudança no trânsito;
  • C. sejam vocês a mudança no trânsito;
  • D. seja ele a mudança no trânsito;
  • E. sejai vós a mudança no trânsito.
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No texto 2, o autor emprega a primeira pessoa do plural em muitos segmentos. O segmento do texto abaixo que mostra um valor desse emprego diferente dos demais é:
  • A. “Estamos no último dia da Semana Nacional do Trânsito”;
  • B. “... vamos encerrar falando sobre o tema que foi bem escolhido pelo Denatran: Seja Você a Mudança no Trânsito”;
  • C. “Vivemos numa sociedade que tem o hábito de responsabilizar o Estado, autoridades e governos pelas mazelas do país”;
  • D. “não podemos esquecer que quem faz o trânsito são seres humanos, ou seja, somos nós”;
  • E. “Deveríamos aproveitar a importância desta semana para refletir sobre nosso comportamento como pedestres”.
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A partir da leitura do primeiro parágrafo do texto 2, descobrimos que:
  • A. a Semana Nacional do Trânsito foi comemorada com a realização de palestras e outras atividades;
  • B. os temas das palestras dadas na Semana Nacional do Trânsito diziam respeito à segurança dos passageiros;
  • C. os temas das palestras foram escolhidos por órgãos superiores da administração do trânsito;
  • D. o palestrante do último dia da Semana Nacional do Trânsito foi o responsável pelas palestras anteriores;
  • E. a Semana Nacional do Trânsito foi celebrada com atividades que se relacionavam tematicamente ao trânsito.
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A analogia final do texto 1 – trânsito e AVC – tem a seguinte finalidade textual:
  • A. criticar indiretamente o sistema brasileiro de saúde;
  • B. intensificar as consequências dos problemas de trânsito;
  • C. criar relações afetivas mais intensas com os leitores;
  • D. possibilitar melhor entendimento dos problemas citados;
  • E. dar vida a acontecimentos vistos como frios e indiferentes.
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No texto 1 aparecem elementos que se relacionam, respectivamente, como causa e consequência; os termos em que essa relação lógica mostra troca de posição é:
  • A. aumento da frota de veículos / congestionamentos;
  • B. intensos congestionamentos / ações criativas e diferenciadas;
  • C. integração de órgãos gestores / solução de demandas;
  • D. gerenciamento de acidentes / uso de equipamentos especiais;
  • E. diminuição de impactos / uso de cavaletes e indicação de desvios.
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Quando o autor de um texto emprega um substantivo coletivo que não é específico, necessita especificá-lo, que é o que ocorre em “frota de veículos”; o mesmo ocorre no seguinte caso:
  • A. uso de equipamentos;
  • B. equipes de técnicos;
  • C. parceria das universidades;
  • D. procedimentos de emergência;
  • E. circulação de veículos,
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