Língua Portuguesa - Adjetivo - EEAR - Escola de Especialistas de Aeronáutica - 2018 - Ministério da Defesa - Comando da Aeronáutica - Aeronavegantes
Leia:
Os adjetivos grifados nos versos acima classificam-se respectivamente como predicativo
- A. do sujeito e do objeto.
- B. do sujeito e do sujeito.
- C. do objeto e do objeto.
- D. do objeto e do sujeito.
Língua Portuguesa - Pronome - EEAR - Escola de Especialistas de Aeronáutica - 2018 - Ministério da Defesa - Comando da Aeronáutica - Aeronavegantes
Leia:
Ernesto não estava bem. Um sentimento de profunda angústia torturava-lhe naquele turbilhão de pensamentos incessantes. Um adeus definitivo não o tornaria menos sofredor, mas ele precisava resolver o seu drama intenso, que o consumia no cotidiano e lhe deixava o sabor amargo do desprezo.
Um dos pronomes oblíquos destacados no texto está incorretamente empregado. Qual?
- A. O primeiro.
- B. O segundo.
- C. O terceiro.
- D. O quarto.
Língua Portuguesa - Termos da Oração - EEAR - Escola de Especialistas de Aeronáutica - 2018 - Ministério da Defesa - Comando da Aeronáutica - Aeronavegantes
- A. Ainda se vivia num mundo de incertezas. (A. Bessa Luís)
- B. Havia cinco anos que D. Felicidade o amava. (Eça de Queirós)
- C. Meu professor de análise sintática era o tipo do sujeito inexistente. (Paulo Leminski)
- D. Tinha-se posto de joelhos, com as mãos estendidas, parecia implorar piedade. (Alexandre Herculano)
Língua Portuguesa - Subordinação - EEAR - Escola de Especialistas de Aeronáutica - 2018 - Ministério da Defesa - Comando da Aeronáutica - Aeronavegantes
Leia:
Ana estava muito frustrada consigo mesma. Ela, que se achava a mulher mais forte para vencer as adversidades, percebeu que não tinha preparo para aquela situação. Ela nunca teve dúvida de que era superior aos desencontros da vida, mas a verdade era que ela precisava de uma solução imediata.
Quantas orações subordinadas substantivas estão contidas no texto acima?
- A. 1
- B. 2
- C. 3
- D. 4
Língua Portuguesa - Verbo - EEAR - Escola de Especialistas de Aeronáutica - 2018 - Ministério da Defesa - Comando da Aeronáutica - Aeronavegantes
- A. Conheci que Madalena era boa em demasia, mas não conheci tudo de uma vez.
- B. Ela se revelou pouco a pouco, e nunca se revelou inteiramente.
- C. A culpa foi minha, ou antes, a culpa foi desta vida agreste, que me deu uma alma agreste.
- D. E, falando assim, compreendo que perco o tempo.
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - EEAR - Escola de Especialistas de Aeronáutica - 2018 - Ministério da Defesa - Comando da Aeronáutica - Aeronavegantes
- A. A cidade estaria ciente e, por trás de persianas corridas, olhos curiosos acompanhariam o desfile. (Renard Perez)
- B. Disseram-lhe que no amor a perseverança vencia tudo, e ele perseverou até se tornar insuportável. (Ramalho Ortigão)
- C. Poesia é um estado de alma religioso e metafísico em que o homem comunga diretamente com a divindade. (Alberto Ramos)
- D. Muito ocupado no asilo, não tenho com quem deixar os órfãos. (Otto Lara Resende)
Língua Portuguesa - Termos Acessórios da Oração - EEAR - Escola de Especialistas de Aeronáutica - 2018 - Ministério da Defesa - Comando da Aeronáutica - Aeronavegantes
- A. Roma e Cartago tiveram origem pouco menos que simultânea e evolução quase paralela.
- B. A história apresenta Roma e Cartago como duas repúblicas bem semelhantes na origem e na evolução.
- C. A origem e a evolução de Roma e de Cartago foram quase que simultâneas e paralelas.
- D. As duas repúblicas, Roma e Cartago, tinham origem pouco menos que simultânea e evolução quase paralela.
Língua Portuguesa - Termos Integrantes da Oração - EEAR - Escola de Especialistas de Aeronáutica - 2018 - Ministério da Defesa - Comando da Aeronáutica - Aeronavegantes
- A. Comparo o trabalho do professor com o mais precioso dos tesouros.
- B. A veiculação de informações implica responsabilidade, e muitos não atentam para isso.
- C. Não compete a vocês emitir opinião no que não lhes diz nenhum respeito.
- D. Aos astros prometeu ele uma recompensa pela graça almejada.
Língua Portuguesa - Termos Integrantes da Oração - EEAR - Escola de Especialistas de Aeronáutica - 2018 - Ministério da Defesa - Comando da Aeronáutica - Aeronavegantes
Analise os termos em destaque e coloque AA para adjunto adnominal e CN para complemento nominal. Em seguida, assinale a sequência correta.
( ) Um cordão de lâmpadas coloridas cortava a rua principal em ziguezague. (Ganymédes José)
( ) Para que literatura? Para termos o direito ao sonho e a garantia da realidade. (Olga de Sá)
( ) Sonho ser acessível e desejável para todos uma vida simples e natural, de corpo e de espírito. (Albert Einstein)
- A. AA, AA e CN
- B. AA, CN e CN
- C. CN, AA e AA
- D. CN, CN e AA
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - EEAR - Escola de Especialistas de Aeronáutica - 2018 - Ministério da Defesa - Comando da Aeronáutica - Aeronavegantes
Leia:
Transforma-se o amador na cousa amada,
Por virtude do muito imaginar;
Não tenho mais que desejar,
Pois tenho em mim a parte desejada. (Luís de Camões)
Quanto à sílaba tônica, as palavras em destaque são
- A. oxítonas.
- B. paroxítonas.
- C. oxítonas e paroxítonas.
- D. paroxítonas e proparoxítonas.