Relações Públicas - Assessoria de Comunicação - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2020 - UEPA - Técnico de Nível Superior - Comunicação Social
Nesta perspectiva, pode-se afirmar que
I) o profissional de relações públicas tem a responsabilidade de manter a credibilidade entre a organização e o seu público.
II) as relações públicas, como ciência, têm a finalidade de fazer a gestão da comunicação entre uma organização e a sociedade com os objetivos de construir e preservar a sua imagem.
III) o processo comunicativo das organizações, também conhecido como RP, tem objetivos, antes de tudo, mercadológicos e financeiros, porque esta é a imagem organizacional necessária para o mercado.
IV) o papel do profissional de relações públicas é a mediação do relacionamento entre a organização e seus públicos.
Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)
-
A) I, II e IV somente.
B) I, II, III e IV.
C) II somente.
D) I e III somente.
Relações Públicas - Relações Públicas - Instituto Quadrix - 2018 - Conselho Regional de Nutricionistas - SC (CRN 10ª Região/SC) - Técnico Administrativo
- C. Certo
- E. Errado
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- C. Certo
- E. Errado
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- C. Certo
- E. Errado
Relações Públicas - Relações Públicas - Instituto Quadrix - 2018 - Conselho Regional de Enfermagem - RS (COREN/RS) - Analista
- A. Direito à comunicação é o direito que se tem de receber informações, na condição de receptor passivo, de um processo de transmissão de mensagens.
- B. A manipulação da informação é algo eticamente válido quando o receptor tem claro que a mídia defende determinados interesses.
- C. A liberdade de imprensa é um bem em si mesma e o direito à comunicação vem para defendê‐la, pois veículos da mídia devem ter a liberdade de produzir conteúdos conforme seus interesses.
- D. Transparência é um dos valores centrais quando se discute ética na comunicação social, considerando o direito dos cidadãos a receber informações e acessá‐las e a se expressar.
- E. A liberdade de expressão é um direito fundamental do cidadão que não é respeitado pelos meios de comunicação quando exigem que somente determinados profissionais produzam conteúdos nas mídias.
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- A. Os chamados mecanismos para promoção da responsabilidade social da mídia permitem graus de abertura das empresas jornalísticas no sentido da prestação de contas (accountability) a partir da maior participação dos cidadãos.
- B. Os mecanismos de promoção da responsabilidade social da mídia diferenciam‐se da censura e da autocensura, sendo a primeira caracterizada pela omissão e a segunda pela proibição prévia de publicação.
- C. A adoção de mecanismo de accountability pela mídia acarreta, para os donos e os profissionais, o dever de responder aos cidadãos, de ocultar as críticas exacerbadas a eles endereçadas e de aceitar alguma responsabilidade sobre suas falhas, incompetência ou desonestidade.
- D. Pesquisa de opinião sobre mídia, campanha de alfabetização em mídia e código de ética são tipificados como instrumentos internos aos meios de comunicação, entre os mecanismos para assegurar a responsabilidade social da mídia.
- E. Meios para a prestação de contas por parte da mídia servem para garantir, na prática, que a mídia e seus profissionais não cometam erros, seguindo princípios como verdade, honestidade, exatidão da informação e respeito à intimidade.
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- A. O pensamento humano se forma independentemente do contexto por meio do qual esse pensamento surge, portanto sem interferência dos meios de comunicação.
- B. Os profissionais que atuam nos meios de comunicação transferem seus pontos de vista subjetivos para o que é exibido, influenciando diretamente na constituição do imaginário coletivo do público.
- C. A realidade é constituída pelo sentido das experiências pessoais e a mídia passa a atuar oferecendo vivências além das que se pode ter diretamente, construindo novos sentidos.
- D. Somente na ficção, realidades sociais podem ser construídas. A mídia de informação se atém a fatos concretos, que são retratos fieis da realidade.
- E. A construção da realidade social pela mídia leva à manipulação das massas, que rompe com as experiências próprias e passa a viver o que é projetado pelos meios de comunicação.
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- A. grupo mobilizado.
- B. tipo de audiência.
- C. alvo amorfo.
- D. recepção homogênea.
- E. grupo em situação de copresença.
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- A. diz respeito a seduzir e manipular, estando o controle nas mãos do emissor.
- B. corresponde a um processo massivo, desencadeado, no século passado, por intermédio de meios tecnológicos.
- C. é negociar e conviver, mas nem sempre os resultados são previsíveis.
- D. é transmitir informações e conhecimento a um público previamente determinado.
- E. é formar a opinião de cidadãos por meio de mensagens dirigidas a um receptor passivo.
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- A. do tipo Survey.
- B. aberta.
- C. presencial.
- D. probabilística.
- E. individual.