Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2017 - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Técnico em Assuntos Educacionais
- A. A Educação Básica e Superior são os níveis que compõem a educação escolar.
- B. A Educação Básica é composta pela Educação Infantil e pelo Ensino Fundamental.
- C. O Ensino Superior é uma modalidade da educação escolar.
- D. O Ensino Fundamental é a primeira etapa da educação escolar.
- E. A educação escolar é composta pela educação obrigatória, de 4 a 17 anos.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017 - Prefeitura de São Luís - MA - Professor de Nível Superior/PNS
- A. Conforme Paulo Freire, a visão ingênua da sociedade é de suma importância para homens e mulheres da classe popular serem libertos.
- B. De acordo com Anísio Teixeira, a responsabilidade da escola relaciona-se com a instrução de homens dóceis para anular todo tipo de opressão social.
- C. A filosofia, a história e a sociologia da educação oferecem poucos elementos para o entendimento da dinâmica escolar.
- D. As pesquisas que envolvem educação e sociedade enfraquecem as atuais políticas públicas destinadas à educação infantil.
- E. A evolução da educação está ligada à evolução da própria sociedade.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2017 - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Pedagogo
A Pedagogia é um espaço de diálogos construtivos com outros campos disciplinares, como a Sociologia, a Filosofia, a Antropologia, a Política, a Psicologia, dentre outros. No quadro abaixo, apresenta-se um conceito estruturante dos conhecimentos profissionais da prática pedagógica, que é objeto de estudo de um campo disciplinar atrelado à identidade desse campo.
O conceito explicitado no quadro diz respeito à
- A. sociedade, estudada pela Sociologia.
- B. cultura, estudada pela Antropologia.
- C. cultura, estudada pela Psicologia.
- D. sociedade, estudada pela Política.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2017 - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Pedagogo
A história da humanidade se funde com a história das ideias pedagógicas. A educação como fenômeno social e histórico reflete, na sua história, as ideias de destacados sociólogos, filósofos, psicólogos e pedagogos que contribuíram, de forma significativa, com o ideário pedagógico. No quadro a seguir, avalie a correspondência entre o autor e as características de suas ideias sobre a educação. Itens Autor Ideias sobre educação
I Pestalozzi Propõe a reforma da sociedade por intermédio da educação das classes populares. Privilegia o desenvolvimento psíquico da criança em relação à aquisição de conhecimentos. Sustenta que a educação geral deve preceder a profissional
II J.Dewey Considera que a educação é essencialmente dialética, questionando a sociedade de classes. Prioriza a educação como produto que produz o homem novo.
III E.Durkhlein Considera a educação como uma condição essencial da sociedade, conferindo às ciências sociais um caráter científico específico baseado na filosofia pragmática idealista.
IV A. Gramsci Defende a escola socialista evocando a ideia de unidade e de centralização democrática. Considera o trabalho como um princípio educativo básico da formação.
As correspondências estabelecidas corretamente estão nos itens
- A. III e IV.
- B. II e III.
- C. I e II.
- D. I e IV.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Instituto Quadrix - 2017 - SEE/DF - Professor Substituto
Considerando a tirinha acima, julgue os itens seguintes acerca das bases psicológicas da aprendizagem.
De acordo com as teorias sociointeracionistas, as relações do homem com o mundo são mediadas por instrumentos e signos.- C. Certo
- E. Errado
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Instituto Quadrix - 2017 - SEE/DF - Professor Substituto
Considerando a tirinha acima, julgue os itens seguintes acerca das bases psicológicas da aprendizagem.
De acordo com a teoria das inteligências múltiplas, a inteligência é um fator essencialmente genético.- C. Certo
- E. Errado
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Banca não informada - 2014 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - MT (IFMT/MT) - Professor do Ensino Básico
- A. Nos documentos nacionais e internacionais que expressam fundamentos, diretrizes e linhas de ação de política educacional para a juventude, a convivência no trabalho e a participação em movimentos sociais são considerados processos formativos.
- B. Na literatura concernente às políticas públicas, o grau de escolaridade é desconsiderado como fator que possibilita a superação da desigualdade social.
- C. Em setores da sociedade, tais como agências multilaterais, órgãos federais e estaduais, instituições governamentais e não governamentais, a única mobilização existente em prol da educação gira em torno da definição de parâmetros e critérios para políticas voltadas à infância.
- D. Diante da importância do conhecimento científico e tecnológico e da qualificação de mão de obra como requisitos para o crescimento econômico de países industrializados, os investimentos em educação são capazes, por si só, de impedir o desemprego e a concentração de renda.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012 - TJPE/PE - Analista Judiciário
Na sociedade da informação e do conhecimento, a escola tem o papel de
- A.
restringir o uso das redes sociais, minimizando assim as situações de ciberbulling ou eventuais contatos com pessoas fora da escola sem o acompanhamento dos professores.
- B.
preservar os processos de ensino da forte influência das tecnologias, tendo em vista o caráter de dominação política que as empresas de tecnologia exercem no mercado.
- C.
atender as demandas do mercado de trabalho, assumindo as ferramentas do ensino a distância como as mais influentes do cenário social da contemporaneidade.
- D.
incluir as ferramentas tecnológicas nas aulas, já que os alunos de hoje se desinteressam com facilidade pelas metodologias mais utilizadas na escola.
- E.
propiciar a integração das mídias ao cotidiano escolar, de forma que os processos de ensino possibilitem a construção de capacidades de reflexão e seleção da informação e do conhecimento.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012 - TJPE/PE - Analista Judiciário
Dentre as influências do pensamento de Rousseau para a educação está
- A.
a consideração da criança com sentimentos, desejos e ideias próprias de seu momento de vida.
- B.
a ideia de que a criança é um adulto em miniatura e sua educação direciona-se para o seu futuro.
- C.
a organização da atividade escolar com foco na educação do corpo e dos hábitos, desde os anos iniciais.
- D.
a ênfase no estudo das disciplinas de língua portuguesa e matemática como base para o aprendizado das demais.
- E.
o foco na formação moral, já que o ser humano, em essência, é mau e a função da escola é educá-lo.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - ADVISE - 2012 - Prefeitura de Pratinha - MG - Professor de Educação Básica
A imagem abaixo mostra uma cena que, infelizmente, está se tornando rotina nas escolas de todo o mundo. Para combater esse tipo de violência na escola é preciso que:
I. a escola exercite do bom relacionamento;
II. a escola cultive da paz no ambiente;
III. a escola faça um projeto de conscientização junto, somente, aos alunos para combater a violência esco-lar;
IV. a escola faça um projeto de conscientização junto a comunidade escolar para combater essa violência;
Estão corretos os itens:
- A.
I e II, apenas;
- B.
I e III, apenas;
- C.
I e IV, apenas;
- D.
I, II e IV, apenas;
- E.
I, II, III e IV.