Questões de Meio Ambiente

Acerca da Agenda 21 brasileira, julgue os itens subsequentes. Apesar das dimensões continentais do País, ao tratar do recurso solo, evidencia‐se que apenas 4,2% do solo brasileiro têm boas características, sendo solos profundos, bem drenados, predominantemente de textura média ou argilosa e com fertilidade natural que varia de alta a média. Esse dado representa cerca de 35 milhões de hectares, distribuídos irregularmente no território nacional.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Acerca da Agenda 21 brasileira, julgue os itens subsequentes. Dos princípios gerais para a Agenda 21 brasileira, foram alinhavados alguns princípios específicos da região amazônica, da região de domínio dos cerrados, da caatinga e da Mata Atlântica, justificados por se tratarem de regiões que envolvem a maior porção do território nacional e por abrigarem os maiores biomas brasileiros.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Acerca da Agenda 21 brasileira, julgue os itens subsequentes. A dimensão social tratada no documento justifica‐se com a afirmativa de que não há possibilidade de desenvolvimento sustentável sem erradicar a pobreza no País. Como medidas, são citadas a redução da concentração de renda, a erradicação do analfabetismo e a redução das disparidades regionais, no intuito de minimizar o êxodo rural.
  • C. Certo
  • E. Errado
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A respeito de meio ambiente, saneamento e suas implicações na vida cotidiana, julgue os itens a seguir. Sob o ponto de vista da sustentabilidade, a interação entre os fatores do meio ambiente natural e antrópico e a saúde não influencia a qualidade de vida do ser humano.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Acerca da Agenda 21 brasileira, julgue os itens subsequentes. A promoção do planejamento estratégico participativo é uma das premissas para a construção e implementação da Agenda 21. Configura, portanto, um compromisso entre o governo e a sociedade como um todo, visando à sua implementação efetiva.
  • C. Certo
  • E. Errado
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O trecho acima descreve um importante mecanismo para redução de emissão de CO2.

Uma das principais vantagens econômicas desse mecanismo está relacionada ao interesse na compra de Certificados de Redução de Emissões, já que os custos de redução de emissões, por tonelada de CO2 são

  • A. maiores nos países desenvolvidos do que nos países não relacionados no anexo I do Protocolo de Quioto.
  • B. maiores nos países subdesenvolvidos do que nos países não relacionados no anexo I do Protocolo de Quioto.
  • C. maiores nos países desenvolvidos do que nos países não relacionados no anexo I do Protocolo de Montreal.
  • D. maiores nos países subdesenvolvidos do que nos países relacionados no anexo II do Protocolo de Montreal.
  • E. menores nos países desenvolvidos do que nos países relacionados no anexo II do Protocolo de Quioto.
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O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global foi elaborado em 1992 no Fórum Global durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92). A respeito dos princípios fundamentais da educação para sociedades sustentáveis e da relação entre as políticas públicas de educação ambiental e a sustentabilidade, julgue os itens a seguir. De acordo com o referido tratado, a educação ambiental é importante na formação de cidadãos para que tenham consciência local e planetária e respeitem a soberania das nações e a autodeterminação dos povos.
  • C. Certo
  • E. Errado
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O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global foi elaborado em 1992 no Fórum Global durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92). A respeito dos princípios fundamentais da educação para sociedades sustentáveis e da relação entre as políticas públicas de educação ambiental e a sustentabilidade, julgue os itens a seguir. Esse tratado teve baixo impacto na comunidade civil internacional por favorecer, ainda que indiretamente, governos interessados em ampliar seus níveis de desenvolvimento industrial fundamentado no uso do petróleo.
  • C. Certo
  • E. Errado
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O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global foi elaborado em 1992 no Fórum Global durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92). A respeito dos princípios fundamentais da educação para sociedades sustentáveis e da relação entre as políticas públicas de educação ambiental e a sustentabilidade, julgue os itens a seguir. A valorização da história indígena e a diversidade linguística são princípios omitidos no referido tratado.
  • C. Certo
  • E. Errado
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O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global foi elaborado em 1992 no Fórum Global durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92). A respeito dos princípios fundamentais da educação para sociedades sustentáveis e da relação entre as políticas públicas de educação ambiental e a sustentabilidade, julgue os itens a seguir. O tratado reconheceu os meios de comunicação de massa como um canal privilegiado de educação, uma vez que, além de disseminarem informações em bases igualitárias, esses meios promovem o intercâmbio de experiências, métodos e valores.
  • C. Certo
  • E. Errado
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