Engenharia Elétrica - Geração de Energia Elétrica - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2018 - Polícia Civil - PI - Perito Criminal
Considerando as seguintes afirmativas, com relação à geração de energia elétrica:
I. O processo de funcionamento de uma termelétrica está baseado na conversão de energia térmica em energia mecânica e desta, através de processos eletromagnéticos, em energia elétrica;
II. As PCH (Pequenas Centrais Hidrelétricas), quanto à capacidade de regularização do reservatório, são do tipo a fio d’água, de acumulação com regularização diária do reservatório e de acumulação com regularização mensal do reservatório;
III. As CGH (Centrais Geradoras Hidrelétricas) são usinas que utilizam o potencial hidrelétrico para a produção de energia elétrica, com potência instalada de até 5MW.
Assinale a alternativa CORRETA.
- A. Apenas as afirmativas I e II são corretas.
- B. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
- C. Todas as afirmativas são corretas.
- D. Apenas a afirmativa I está correta.
- E. Todas as afirmativas são incorretas.
Engenharia Elétrica - Geração de Energia Elétrica - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2018 - Polícia Civil - PI - Perito Criminal
- A. Seriam reduzidas a tensão e a frequência geradas.
- B. A velocidade seria reduzida até o gerador parar, podendo vir a queimar.
- C. A velocidade seria mantida no rotor do gerador, mas este poderia vir a queimar.
- D. O gerador aceleraria, podendo atingir velocidades perigosas.
- E. Um gerador síncrono não pode perder o sincronismo.
Engenharia Elétrica - Geração de Energia Elétrica - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2018 - Polícia Civil - PI - Perito Criminal
- A. A energia elétrica produzida por uma usina hidrelétrica a reservatório provém da energia potencial da água armazenada no reservatório, que é convertida em energia elétrica, quando um volume de água é conduzido, sob pressão, pelo canal de adução até o conjunto turbina-gerador.
- B. A potência disponível no gerador da unidade hidrelétrica pode ser definida como a energia elétrica produzida por unidade de tempo, além de ser dependente da vazão imposta no período considerado.
- C. As turbinas do tipo Pelton são apropriadas aos locais de baixa queda d’água, porque proporcionam melhor eficiência no processo de conversão de energia.
- D. O duto de saída de água, localizado após a passagem da água pela turbina, é denominado duto de sucção.
- E. Em uma usina hidrelétrica a reservatório, o volume de água excedente no reservatório, que pode ser regularizado pelo vertedouro, não contribui para a geração de energia elétrica da usina.
Engenharia Elétrica - Geração de Energia Elétrica - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2018 - Polícia Civil - PI - Perito Criminal
- A. A geração de energia por meio de termelétricas a gás baseia-se no ciclo termodinâmico de Carnot, no qual o fluido utilizado pela máquina térmica a gás é sugado continuamente pelo compressor, que é comprimido mediante um processo de baixa pressão.
- B. As máquinas térmicas de usinas termelétricas a vapor utilizam-se exclusivamente de combustão interna para promover o processo de conversão de energia térmica em energia mecânica.
- C. As usinas termelétricas possuem baixo custo no combustível utilizado e não emitem gases poluentes no meio ambiente.
- D. No ciclo termodinâmico de Brayton, utilizado em algumas termelétricas, o fluido de trabalho é a água desmineralizada.
- E. Os tipos de combustíveis admitidos para uso em usinas termelétricas a vapor incluem o óleo diesel, o carvão mineral, o gás natural e a biomassa.
Engenharia Elétrica - Geração de Energia Elétrica - Banca não informada - 2018 - Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas - PE (SUGEP/PE) - Engenheiro Elétrico
- A. As distorções harmônicas são fenômenos associados a deformações nas formas de onda das tensões e correntes em relação à onda de frequência senoidal.
- B. O desequilíbrio de tensão é o fenômeno caracterizado por qualquer diferença verificada nas amplitudes entre as três tensões de fase de um determinado sistema trifásico e/ou na defasagem elétrica de 120° entre as tensões de fase do mesmo sistema.
- C. Para uma unidade consumidora ou conexão entre distribuidoras com tensão inferior a 230 kV, o fator de potência no ponto de conexão deve estar compreendido entre 0,92 e 1,00 indutivo ou 1,00 e 0,92 capacitivo, de acordo com a regulamentação vigente.
- D. O sistema de distribuição e as instalações de geração conectadas ao mesmo devem, em condições normais de operação e em regime permanente, operar dentro dos limites de frequência situados entre 59,7Hz e 60,2Hz.
- E. A determinação da qualidade de tensão do sistema de distribuição, quanto à flutuação de tensão, tem por objetivo avaliar o incômodo provocado pelo efeito da cintilação luminosa no consumidor que tenha em sua unidade consumidora pontos de iluminação alimentados em baixa tensão.
Engenharia Elétrica - Geração de Energia Elétrica - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2018 - Banco do Estado do Pará - PA (BANPARA/PA) - Engenheiro Eletricista
Até os anos 80, o motor de corrente contínua tinha melhor desempenho e maior utilização no controle de processos. Com o avanço da eletrônica de potência e dos microcontroladores, foi possível permitir a melhoria de desempenho dos motores de indução no controle de processos através de conversores eletrônicos de potência, usando chaves estáticas. Atualmente, os motores de indução são amplamente empregados em controle de processos, utilizando conversores chamados popularmente de inversores de frequência. Para compreender o controle dos motores de indução por meio de inversores é necessário o conhecimento do funcionamento do motor de indução, cujo circuito elétrico equivalente, de um modelo simplificado, é mostrado na figura 5. Considere o seguinte:
O comportamento dos parâmetros descritos neste modelo simplificado que melhor descreve seu funcionamento é o seguinte
- A. o funcionamento do motor de indução a vazio é representado com o valor do escorregamento unitário.
- B. no motor em plena carga de carga a corrente magnetizante é reduzida a zero.
- C. no motor funcionando em condição de carga, o fator de potência é reduzido com a redução da corrente do estator, que está adiantada em relação a tensão de alimentação.
- D. a corrente do estator alimenta o fluxo magnetizante cuja corrente magnetizante é responsável pelo torque eletromagnético.
- E. com o aumento da carga aumenta o fator de potência devido ao aumento da corrente do rotor.
Engenharia Elétrica - Geração de Energia Elétrica - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2018 - Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais - MG (CODEMIG/MG) - Engenheiro de Instalações
Um motor com 12 terminais de bobinas apresenta as seguintes tensões de placa: 220/380/440/760 V.
Para acioná-lo em 380 V, a ligação dessas bobinas será em:
- A. estrela-paralelo.
- B. estrela-série.
- C. triângulo-paralelo.
- D. triângulo-série.
Engenharia Elétrica - Geração de Energia Elétrica - Universidade Federal do Goiás (UFGO) - 2017 - CELG - GO - Analista Técnico
- A. as manobras para a excitação de geradores, atuações nos comutadores de tapes dos transformadores e nos demais recursos de controle de tensão e reativo, conforme orientação dos centros de operação do ONS com o qual se relacionam.
- B. as manobras de linhas de transmissão, reatores, capacitores, excitação de compensadores, atuações nos comutadores de tapes e nos demais recursos de controle de tensão e de potência reativa, conforme orientação dos centros de operação do ONS.
- C. os redespachos de geração de usinas que estejam sob o CAG e que sejam necessários ao controle de tensão e carregamento, controlando-os na rede de operação.
- D. as ações operativas que visem assegurar o cumprimento das faixas de tensão recomendadas para os barramentos da rede de operação, na rede de operação sistêmica.
Engenharia Elétrica - Geração de Energia Elétrica - Universidade Federal do Goiás (UFGO) - 2017 - CELG - GO - Analista Técnico
- A. instalações de transmissão e suas conexões, destinadas ao uso exclusivo de centrais geradoras.
- B. linhas de transmissão e suas conexões, destinadas ao uso exclusivo de um único consumidor.
- C. instalações destinadas à conexão de linhas de distribuição de uma concessionária de distribuição.
- D. instalações destinadas à conexão de linhas de distribuição de uma concessionária de distribuição.
Engenharia Elétrica - Geração de Energia Elétrica - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2014 - CEFET RJ - Engenheiro Eletricista

- A. 47,1
- B. 50,2
- C. 62,8
- D. 150
- E. 450