Engenharia Elétrica - Eletrônica Analógica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Fundação Universidade de Brasília (FUB) - Engenheiro
- C. Certo
- E. Errado
Engenharia Elétrica - Eletrônica Analógica - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2018 - Assembléia Legislativa - RS - Analista Legislativo
A alternativa que NÃO apresenta a palavra código possível de ser obtida no codificador da Figura 6 abaixo, cujo bit menos significativo é o bit A0, é:
- A. 01011101
- B. 10011011
- C. 01101011
- D. 10010111
- E. 10101110
Engenharia Elétrica - Eletrônica Analógica - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2018 - Assembléia Legislativa - RS - Analista Legislativo
Analise o programa em linguagem Ladder apresentado na Figura 7 abaixo. Qual das alternativas descreve de forma mais completa e correta a lógica de um dos estados de operação da saída digital de endereçamento lógico 00.1?
- A. A saída digital de endereçamento lógico 00.1 estará inativa sempre que pelo menos uma das entradas digitais de endereçamentos lógicos 00.5 e 00.6 apresentarem nível lógico 0 e a saída digital de endereçamento lógico 00.0 apresentar nível lógico 1.
- B. A saída digital de endereçamento lógico 00.1 estará inativa sempre que as entradas digitais de endereçamentos lógicos 00.5 e 00.6 apresentarem nível lógico 0 e a saída digital de endereçamento lógico 00.0 apresentar nível lógico 1.
- C. A saída digital de endereçamento lógico 00.1 será ativada sempre que pelo menos uma das entradas digitais de endereçamentos lógicos 00.1 e 00.2 apresentarem nível lógico 1 e ambas as saídas digitais de endereçamentos lógicos 00.3 e 00.4 apresentarem nível lógico 0.
- D. A saída digital de endereçamento lógico 00.1 será ativada sempre que pelo menos uma das entradas digitais de endereçamentos lógicos 00.5 e 00.6 apresentarem nível lógico 1 e a saída digital de endereçamento lógico 00.0 apresentar nível lógico 0.
- E. A saída digital de endereçamento lógico 00.1 será ativada sempre que ambas as entradas digitais de endereçamentos lógicos 00.1 e 00.2 apresentarem nível lógico 1 e ambas as saídas digitais de endereçamentos lógicos 00.3 e 00.4 apresentarem nível lógico 0.
Engenharia Elétrica - Eletrônica Analógica - Banca não informada - 2017 - UFSB/BA - Engenheiro Eletricista
Sobre medidores de potência analógicos e medidores de energia tipo indução, analise as afirmativas.
I - O princípio de funcionamento do medidor de energia é o mesmo que o de um motor de indução, ou seja, os campos gerados pelas bobinas de corrente e de potencial induzem correntes em um disco, provocando a sua rotação.
II - A bobina de tensão ou potencial está ligada em paralelo com o circuito a ser medido e a bobina de corrente em série.
III - Os wattímetros medem a potência ativa, tanto em circuitos alimentados em corrente contínua quanto em corrente alternada.
IV - A ligação dos medidores de energia deve obedecer às características particulares do circuito, ou seja, monofásico apenas fase + neutro ou bifásico apenas fase + fase.
Está correto o que se afirma em
- A. I e II, apenas.
- B. II e IV, apenas.
- C. I, II e III, apenas.
- D. I, III e IV, apenas.
Engenharia Elétrica - Eletrônica Analógica - Banca não informada - 2017 - UFSB/BA - Engenheiro Eletricista
- A. O transistor de efeito de campo de junção é um dispositivo que permite o controle do fluxo de corrente que circula por um canal pela polarização reversa dos seus terminais de controle.
- B. Na polarização direta, a curva do SCR é muito parecida com a do diodo retificador, com exceção da saliência que representa as condições para o disparo do dispositivo.
- C. No diodo, o terminal do lado P, onde se formam os ânions, é denominado anodo (A) e o terminal do lado N, onde se formam os cátions, é denominado catodo (K).
- D. A especificação do transistor bipolar que caracteriza o seu efeito amplificador de corrente contínua é simbolizado por β, sendo a relação entre as correntes de coletor e de emissor.
Engenharia Elétrica - Eletrônica Analógica - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2015 - DPE/SP - Agente de Defensoria Pública
Considere as figuras abaixo com situações em que se deseja conhecer a corrente solicitada em sistemas 127 V/220 V, com uso de um alicate amperímetro
A medição está correta APENAS em
- A. IV.
- B. III.
- C. II.
- D. I e III.
- E. III e IV.
Engenharia Elétrica - Eletrônica Analógica - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2015 - DPE/SP - Agente de Defensoria Pública
A denominação do circuito integrado 74LS373, de acordo com os fabricantes, é 3-STATE Octal D-Type Transparent Latches and Edge-Triggered Flip-Flops.
Portanto, trata-se de um
- A. comparador de oito bits, gatilhavel.
- B. registrador de deslocamento circular com Flip-Flop JK − MS.
- C. subtrator de oito bits com saída em alta impedância.
- D. registrador de oito bits acionado pela transição do pulso de relógio e com saída em alta impedância.
- E. contador CMOS com registrador de deslocamento e saída tri-state.
Engenharia Elétrica - Eletrônica Analógica - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2014 - Liquigás Distribuidora SA - Engenheiro Júnior

- A. negativa, as lacunas presentes na região P da junção serão atraídas pelo polo negativo da fonte de tensão VD e os elétrons livres presentes na região N serão atraídos pelo polo positivo, levando ao fluxo de portadores de carga majoritários através da junção.
- B. negativa, a largura da região de depleção se tornará gradualmente mais estreita conforme o módulo da tensão VD for elevado.
- C. positiva, o campo elétrico produzido pela fonte de tensão VD contribuirá com o alargamento da região de depleção, impedindo o fluxo de portadores de carga majoritários através da junção.
- D. positiva, o campo elétrico produzido pela fonte de tensão VD contribuirá com a elevação do campo elétrico na região de depleção, dando início à corrente de deriva de elétrons livres e lacunas através da junção.
- E. nula, ainda assim haverá um campo elétrico na região de depleção impedindo o fluxo de difusão de elétrons e lacunas através da junção em equilíbrio.
Engenharia Elétrica - Eletrônica Analógica - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2014 - CEFET RJ - Engenheiro Eletricista

- A. 1
- B. 2
- C. 4
- D. 6
- E. 8
Engenharia Elétrica - Eletrônica Analógica - Banca não informada - 2014 - EFCJ/SP - Analista Ferroviário
- A. 0,996
- B. 280
- C. 0,004
- D. 1,003
- E. 10