Engenharia de Transporte - Geral - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2014 - CBTU - Analista de Gestão
Via permanente é a denominação utilizada para o conjunto de camadas e de elementos que possibilitam a passagem de trem. De acordo com a via permanente, assinale a alternativa que apresenta os 3 principais elementos da via permanente.
- A. Sublastro, trilho e lastro.
- B. Lastro, dormente e trilho.
- C. Trilho, engates e placas de apoio.
- D. Engates, fixações e placas de apoio.
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De acordo com a definição de lastro, assinale a alternativa INCORRETA acerca da sua função.
- A. Impedir o deslocamento dos dormentes.
- B. Distribuir sobre a plataforma ferroviária ou sobre o sublastro os esforços resultantes das cargas dos veículos.
- C. Formar um colchão com elasticidade necessária para atenuar as trepidações resultantes da passagem dos veículos.
- D. Dificultar a manutenção, impedindo o rearranjo das partículas durante as operações de nivelamento e alinhamento da vida.
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A linha por onde o trem circula denomina-se via permanente, sendo composta por diversos elementos, cada um com uma função específica.
De acordo com a imagem apresentada, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, os elementos indicados pelas setas.
- A. Ensaio, engate, sublastro, trilhos e placas de apoio.
- B. Trilho, engates, fixações, placas de apoio e sublastro.
- C. Sublastro, placas de apoio, fixações, trilhos e dormentes.
- D. Talas de junção, plataforma, engates, placas de apoio e trilhos.
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- A. 2 / 3 / 2
- B. 2/ 3 / 4
- C. 2 / 4 / 3
- D. 3 / 2 / 4
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- A. A inércia das partes girantes do trem e a temperatura do trilho.
- B. A geometria da via, devido ao escorregamento da roda externa nas curvas de pequeno raio.
- C. O tipo de locomotiva corrente contínua e maior com corrente alternada e velocidade do trem.
- D. O estado das rodas e diâmetros diferentes no mesmo eixo e condições atmosféricas, se o trilho está seco ou molhado.
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- A. Resistência de passagem, aerodinâmica, de posto e de curva.
- B. Resistência de rolamento, aerodinâmica, de rampa e de curva.
- C. Resistência de passagem, aerodinâmica, de cobertura e de curva.
- D. Resistência de rolamento, aerodinâmica, de rampa e de distância.
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- A. ATC (Automatic Train Control) / ATO (Automatic Train Operation)
- B. ACC (Automatic Crain Control) / ATA (Automatic Train Aplication)
- C. CTA (Control Train Automatic) / ATO (Automatic Train Operation)
- D. TACC (Train Automatic ControlCari) / ATO (Automatic Train Operation)