Questões sobre Engenharia Civil

Analise o círculo de Mohr apresentado na figura abaixo, que representa o estado de tensões em um ponto.

Considere as seguintes proposições:

I) As tensões principais são 15MPa e 65Mpa;

II) A tensão cisalhante máxima é 25Mpa;

III) As ordenadas x e y do ponto M que representa uma rotação de 60 graus em relação ao plano de tensão máxima são 42,5MPa e 21,7MPa.

Pode-se afirmar que:

  • A. Nenhuma das proposições está correta.
  • B. Apenas as proposições II e III estão corretas.
  • C. Apenas as proposições I e III estão corretas.
  • D. Todas as proposições estão corretas.
  • E. Apenas as proposições I e II estão corretas.
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Atenção: questão em processo de revisão

Engenharia Civil - Engenharia Civil - Banca não informada - 2018 - Secretaria de Estado de Educação - AM (SEDUC/AM) - Engenheiro Civil

Durante a fase de planejamento da execução de uma pequena obra, o engenheiro responsável preparou o quadro acima, apresentado acima. Este quadro define as atividades, durações em dias e dependências e entre as atividades relacionadas ao empreendimento. O caminho crítico para execução deste empreendimento:

  • A. A-B-D-G-H
  • B. B-C-E-H
  • C. A-F-G-H
  • D. F-G-H
  • E. A-B-C-D-F-H
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Um engenheiro de projeto recebe a tarefa de dimensionar a fundação para um pilar quadrado de lado 0,50 m e carga de cálculo de 800 kN (centrada). O relatório de sondagem mostra que a camada de solo, onde a base da fundação estará assentada, tem tensão admissível de 0,20 MPa. São premissas de projeto que o tipo de fundação seja sapata e que a mesma deve seja classificada como rígida. Levando em conta as restrições aqui apresentadas e o critério de fundação mais econômica, as dimensões da sapata devem ser:
  • A. Base quadrada de lado 4,00 m e altura de 1,17 m
  • B. Base quadrada de lado 1,26 m e altura de 0,35 m
  • C. Base quadrada de lado 2,00 m e altura de 0,50 m
  • D. Base retangular de lados 2,00 e 4,00 m e altura de 0,50 m
  • E. Base retangular de lados 2,00 e 3,00 m e altura de 0,83 m
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Seja um encanamento, onde existe uma redução de seção, escoando água a uma vazão constante, conforme desenho esquemático apresentado abaixo.

 Considere a aceleração da gravidade (g) igual a 10m/s² e o peso específico da água igual a 10kN/m³. Sabe-se que a água escoa de A para B e manômetros indicam uma diferença de 90kPa entre as pressões nesses pontos. A diferença de nível entre os pontos A e B é de 6,5m. A área da seção do encanamento no ponto A é o triplo da área da seção do encanamento no ponto B. Sabendo que velocidade do escoamento no ponto A é de 1,0m/s, a perda de carga total no trecho AB da tubulação é de:

  • A. 0,4m
  • B. 0,8m
  • C. 1,7m
  • D. 2,1m
  • E. 2,9m
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O engenheiro responsável por um laboratório de controle tecnológico recebeu a tarefa de coordenar a moldagem de 8 corpos de prova, cilíndricos de concreto, com volume de 5 dm³. O traço em massa utilizado será 1 : 2,6 : 5,2 : 0,67. As massas específicas dos componentes da mistura são: 3 kg/dm³ para o cimento, 2,6 kg/dm³ para a areia e 2,6 kg/dm³ para a brita. Sobre a quantidade total de materiais necessários para a modelagem dos corpos de prova, podemos afirmar que:
  • A. São necessários aproximadamente 40 kg de cimento e 26,8 kg de água.
  • B. São necessários aproximadamente 10 kg de cimento e 6,7 kg de água.
  • C. São necessários aproximadamente 10 kg de cimento e 52 kg de areia.
  • D. São necessários aproximadamente 10 kg de cimento e 52 kg de areia.
  • E. São necessários aproximadamente 5 kg de cimento e 13 kg de brita.
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A seção de ruptura da viga de concreto armado apresentada na ilustração abaixo foi dimensionada à flexão com armadura simples, com base no diagrama simplificado retangular da distribuição de tensões de compressão do concreto.

Considere que a altura da linha neutra (x) foi avaliada em 25cm. Podemos dizer que o momento resistente de cálculo (MRd) na seção de ruptura, em kN.m, é:

  • A. 242,9
  • B. 382,5
  • C. 850,0
  • D. 476,0
  • E. 340,0
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O departamento nacional de estradas de rodagem (DNER) especifica em suas normas critérios para o projeto de rodovias. Avalie as proposições a seguir:

I. A classe de projeto mais pobre entre as rodovias rurais é a 0 (zero), correspondendo a projeto de rodovia em pista simples e sua adoção recomendada para os casos em que a demanda não ultrapasse 200 veículos por dia;

II. Distância de visibilidade de parada é a distância que um veículo percorre, desde a percepção de um obstáculo, pelo motorista, até a parada total do veículo;

III. Pista de rolamento (ou pista de trânsito) é o espaço dimensionado e destinado à passagem de um veículo por vez e a menor largura permitida para uma pista em projetos de rodovias novas é 2,50m.

Podemos afirmar que:

  • A. Apenas a proposição II é verdadeira.
  • B. Apenas as proposições II e III são verdadeiras.
  • C. Nenhuma das proposições é verdadeira.
  • D. Todas as proposições são verdadeiras.
  • E. Apenas as proposições I e III são verdadeiras.
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A figura abaixo mostra parte da instalação elétrica de um cômodo de apartamento.



O elemento indicado por 5 representa uma tomada baixa.
  • C. Certo
  • E. Errado
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A figura abaixo mostra parte da instalação elétrica de um cômodo de apartamento.



1O elemento indicado por 3 representa uma tomada de uso específico.
  • C. Certo
  • E. Errado
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A respeito de transporte, fundamental no mix logístico, julgue os itens subsecutivos. No sequenciamento das paradas em um roteiro de caminhões, deve-se evitar superposição entre os pontos de parada.
  • C. Certo
  • E. Errado
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