Engenharia Aeronáutica - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013 - Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial - DCTA - SP - Pesquisador
Uma asa apresenta a distribuição de circulação ao logo da sua envergadura dada por Γ(y) = Γ0 [1 – (2y / b)2]1/2 onde b é a envergadura da asa. A velocidade do escoamento é de 360 km/h em uma altitude onde a massa específica é de 0,8 kg/m3. O valor da sustentação no plano de simetria da asa é
- A.
100 Γ0 N/m
- B.
80 Γ0 N/m
- C.
50 Γ0 N/m
- D.
30 Γ0 N/m
- E.
1 Γ0 N/m
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Uma asa elíptica, sem torção e formada com um único tipo de perfil, cuja área em planta vale 24 m2 e a envergadura 11 m, sustenta um avião que está com velocidade verdadeira de 360 km/h e pesa 35000 N. A altitude de voo corresponde a uma massa específica de 1,0 kg/m3. Pela teoria da linha sustentadora de Prandtl, o ângulo de ataque induzido se escreve como αi = CL / (π Λ), onde CL é o coeficiente de sustentação da asa e Λ, seu alongamento.
A velocidade induzida prevista pela teoria é de aproximadamente:- A.
0,92 m/s.
- B.
1,66 m/s.
- C.
1,83 m/s.
- D.
3,66 m/s.
- E.
5,83 m/s.
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Um dos componentes do sistema anemométrico dos aviões é o tubo de Pitot. Este equipamento, na realidade um sensor, é sensível à(s) seguinte(s) variável(is):
- A.
velocidade do vento.
- B.
velocidade do ar.
- C.
pressão estática.
- D.
pressão total.
- E.
pressão estática e velocidade do ar.
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- A.
(1)- asa, (2)- profundores, (5)- empenagem horizontal
- B.
(1)- asa, (4)- profundores, (5)- leme
- C.
(2)- ailerons, (4)- estabilizador horizontal, (6)- estabilizador vertical
- D.
(3)- estabilizador horizontal, (4)- profundores, (6)- leme
- E.
(2)-ailerons, (3)- profundores, (6)- leme
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Um avião convencional é composto basicamente por quatro partes: asa, fuselagem, empenagens e grupo moto-propulsor.
Considerando essa afirmação, assinale a alternativa correta.- A.
A função da asa é gerar a sustentação.
- B.
A fuselagem não produz sustentação.
- C.
Nas empenagens, não há força aerodinâmica.
- D.
O grupo moto-propulsor serve para vencer o arrasto e gerar boa parte da sustentação.
- E.
A principal função da fuselagem é gerar arrasto.
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- A.
(1) e (2), somente.
- B.
(1), somente.
- C.
(2), somente.
- D.
(3), somente.
- E.
(1), (2) e (3).
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- A.
na condição (4), nariz para a direita.
- B.
na condição (2), o nariz abaixa.
- C.
na condição (3), nariz para a esquerda.
- D.
na condição (1), o nariz abaixa.
- E.
na condição (4), nariz para a direita e para cima.
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- A.
horário na configuração (3).
- B.
anti-horário na configuração (2).
- C.
horário na configuração (1).
- D.
anti-horário em (1) e (2).
- E.
horário em (2) e (3).
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Considere um avião de transporte de passageiros típico. Imagine que esse avião encontra-se em voo nivelado, altitude e velocidade constantes. Nesta situação, existem quantos tipos de forças atuando no avião?
- A.
3
- B.
4
- C.
2
- D.
5
- E.
1
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- A.
(2) é igual ao de (1)
- B.
(2) é ½ de (1)
- C.
(2) é ¼ de (1)
- D.
(2) é 2 vezes o de (1)
- E.
(2) é 4 vezes o de (1)