Enfermagem - Urgência e emergência - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2020 - UEPA - Técnico de Nível Superior - Enfermagem
-
A) universalidade, equidade e integralidade da atenção às situações de urgências obstétricas, pediátricas e as relacionadas às causas externas como traumatismos, violências e acidentes.
B) formação de relações horizontais, articulação e integração entre os pontos de atenção, tendo a atenção hospitalar como centro de comunicação.
C) classificação de risco e regulação do acesso aos serviços de saúde.
D) humanização da atenção com foco nos profissionais e nas condições de trabalho para que se possa ofertar um cuidado efetivo ao paciente.
Enfermagem - Urgência e emergência - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2020 - UEPA - Técnico de Nível Superior - Enfermagem
-
A) qualificação das portas hospitalares de urgência e emergência e da emergência, estratégicas para a RUE, e da atenção ao paciente crítico ou grave por meio da qualificação das unidades de terapia intensiva.
B) regulação dos leitos de retaguarda clínicos; criação das unidades de isolamentos e de hospitais especializados em atenção psiquiátrica e para idosos.
C) qualificação da atenção por meio da organização das linhas de cuidados, como psiquiátrica, obstétrica, oftalmológica, cardiovascular e traumatológica.
D) definição da atenção domiciliar organizada por intermédio das equipes de enfermagem de atenção domiciliar (ENAD) e das equipes de enfermagem de apoio (ENAP).
Enfermagem - Cuidados Paliativos - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2020 - UEPA - Técnico de Nível Superior - Enfermagem
-
A) é composto por diversos profissionais de Medicina e Enfermagem que realizam atendimento no domicílio das pessoas necessitadas de cuidados de saúde menos complexos.
B) o acesso ao atendimento domiciliar pelo Programa Melhor em Casa é geralmente feito no hospital em que o usuário estiver internado ou, ainda, por solicitação da equipe de Saúde da Família/Atenção Básica ou da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
C) os pacientes que precisam de equipamentos e outros recursos de saúde que demandam maior frequência de cuidado, como acompanhamento contínuo, não podem ser assistidos pelo Programa Melhor em Casa.
D) caso alguém da comunidade precise do Programa Melhor em Casa, deve agendar uma consulta médica e esse profissional emitir uma guia de referência solicitando esse tipo de atendimento.
Enfermagem - Doenças Crônicas Não Transmissíveis - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2020 - UEPA - Técnico de Nível Superior - Enfermagem
-
A) propiciar o acesso e o acolhimento aos usuários com doenças crônicas em todos os pontos de atenção; humanizar a atenção; efetivar um modelo centrado no usuário e baseado nas necessidades de saúde.
B) garantir a autonomia dos profissionais na constituição de estratégias de apoio ao cuidado do paciente e equidade a partir do reconhecimento dos determinantes sociais da saúde.
C) prover a formação profissional e educação permanente de pacientes, familiares e profissionais para qualificação do cuidado e autocuidado, de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.
D) garantir o atendimento dos portadores de doenças crônicas, principalmente idosos, mulheres e cardiopatas.
Enfermagem - Saúde Mental - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2020 - UEPA - Técnico de Nível Superior - Enfermagem
-
A) implantar as práticas integrativas e complementares; incentivar o desenvolvimento do Projeto Terapêutico Singular dos usuários nos serviços em que atua; prescrever medicações padronizadas aos usuários em sofrimento psíquico; supervisionar o funcionamento dos grupos terapêuticos.
B) planejar, coordenar, organizar, dirigir e avaliar o serviço de enfermagem na atenção em saúde mental e psiquiatria; realizar Processo de Enfermagem por meio da consulta de enfermagem em saúde mental com o objetivo de viabilizar a Sistematização da Assistência de Enfermagem; prescrever cuidados de enfermagem voltados à saúde do indivíduo em sofrimento mental; utilizar modelos teóricos para fundamentar e sistematizar as ações de cuidado de enfermagem em saúde mental, por meio do Processo de Enfermagem.
C) supervisionar as ações para o desenvolvimento do processo de reabilitação psicossocial; realizar registro escrito dos trabalhos em grupo no livro de ocorrências, aplicar testes e escalas em Saúde Mental quando da ausência de outros profissionais e se necessário.
D) realizar, privativamente, a regulação do acesso aos leitos de acolhimento noturno, com base em critérios clínicos, em especial, desintoxicação e/ou critérios psicossociais, como a necessidade de observação, repouso e proteção, manejo de conflito, dentre outros
Enfermagem - Legislação de Enfermagem - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2020 - UEPA - Técnico de Nível Superior - Enfermagem
-
A) realizar Manobra de Kristeller em partos difíceis.
B) a execução e assistência obstétrica em situação de emergência e execução do parto sem ou com distócia.
C) a identificação das distócias obstétricas e a tomada de providências até a chegada do médico.
D) a prestação de assistência de enfermagem à gestante, parturiente, puérpera e ao recém-nascido e o acompanhamento da evolução e do trabalho de parto.
Enfermagem - Legislação de Enfermagem - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2020 - UEPA - Técnico de Nível Superior - Enfermagem
-
A) art. 1º- O Processo de Enfermagem deve ser realizado, de modo deliberado e sistemático, nos ambientes hospitalares dos serviços públicos em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem.
B) art. 2º- O Processo de Enfermagem organiza-se em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes.
C) art. 3º- O Processo de Enfermagem compreende a coleta de dados, o diagnóstico de enfermagem, o planejamento das ações e as intervenções de enfermagem, e o modelo a ser utilizado pode ser criado e/ou adaptado conforme o perfil e a cultura da instituição.
D) art. 4º- Ao enfermeiro, observadas as disposições da Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, e do Decreto nº 94.406, de 08 de junho de 1987, que a regulamenta, incumbe a execução e avaliação do Processo de Enfermagem, de modo a alcançar os resultados de enfermagem esperados.
Enfermagem - Saúde do Idoso - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2020 - UEPA - Técnico de Nível Superior - Enfermagem
-
A) envelhecimento lento e saudável.
B) atenção integral e integrada à saúde da pessoa idosa.
C) estímulo às ações institucionais.
D) fortalecimento das iniciativas profissionais.
Enfermagem - Imunização - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2020 - TJPA/PA - Provas: Analista Judiciário - Psicologia Analista Judiciário - Serviço Social
-
A) influenza.
B) hepatite B.
C) tríplice viral.
D) febre amarela.
E) dupla adulto (dT).
Enfermagem - Atenção Básica e Saúde da Família - GUALIMP - 2020 - Prefeitura de Quissamã - RJ - Medicina Cirurgia Vascular
A Atenção Básica ou atenção primária em saúde é conhecida como a "porta de entrada" dos usuários nos sistemas de saúde. Sobre a Atenção Básica, analise as afirmativas abaixo:
I. A Atenção Básica será a principal porta de entrada e centro de comunicação da Rede de Atenção à Saúde (RAS), coordenadora do cuidado e ordenadora das ações e serviços disponibilizados na rede.
II. Uma das diretrizes da Atenção Básica é o Cuidado Centrado na doença, no qual o cuidado é construído com as pessoas, de acordo com suas necessidades e potencialidades na busca de uma vida independente e plena.
Após a análise das afirmativas acima, é CORRETO afirmar que:
-
A) As duas afirmativas são verdadeiras.
B) A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda afirmativa é falsa.
C) As duas afirmativas são falsas.
D) A primeira afirmativa é falsa e a segunda afirmativa é verdadeira.