Educação Física - Geral - Instituto Quadrix - 2017 - SEE/DF - Professor Substituto
O futebol está presente na cultura brasileira, como retrata o trecho da crônica de Veríssimo. A partir das possibilidades do tratamento pedagógico do conteúdo do futebol na escola e da compreensão sociológica do futebol, julgue os itens subsequentes.
As regras do futebol de rua mencionadas por Veríssimo devem nortear as ações pedagógicas nas aulas de educação física, pois, ao reproduzi-las, o professor estará desenvolvendo um resgate histórico da prática do futebol de rua.- C. Certo
- E. Errado
Educação Física - Geral - Instituto Quadrix - 2017 - SEE/DF - Professor Substituto
O futebol está presente na cultura brasileira, como retrata o trecho da crônica de Veríssimo. A partir das possibilidades do tratamento pedagógico do conteúdo do futebol na escola e da compreensão sociológica do futebol, julgue os itens subsequentes.
O professor deve incentivar a participação efetiva de todos os alunos nas aulas, refutando qualquer tipo de preconceito e exclusão.- C. Certo
- E. Errado
Educação Física - Geral - Instituto Quadrix - 2017 - SEE/DF - Professor Substituto
O futebol está presente na cultura brasileira, como retrata o trecho da crônica de Veríssimo. A partir das possibilidades do tratamento pedagógico do conteúdo do futebol na escola e da compreensão sociológica do futebol, julgue os itens subsequentes.
A formação dos times, de acordo com o texto, mostra as estratégias intrínsecas do futebol, segundo as quais os jogadores de defesa são mais pesados e precisam jogar nesta posição devido à falta de mobilidade e o goleiro é sempre o sujeito com menos habilidade técnica.- C. Certo
- E. Errado
Educação Física - Geral - Instituto Quadrix - 2017 - SEE/DF - Professor Substituto
O futebol está presente na cultura brasileira, como retrata o trecho da crônica de Veríssimo. A partir das possibilidades do tratamento pedagógico do conteúdo do futebol na escola e da compreensão sociológica do futebol, julgue os itens subsequentes.
O futebol é uma modalidade de fácil implementação na escola pública, tendo em vista as diversas alternativas materiais e a própria identidade já consolidada na cultura brasileira.- C. Certo
- E. Errado
Educação Física - Geral - Instituto Quadrix - 2017 - SEE/DF - Professor Substituto
O futebol está presente na cultura brasileira, como retrata o trecho da crônica de Veríssimo. A partir das possibilidades do tratamento pedagógico do conteúdo do futebol na escola e da compreensão sociológica do futebol, julgue os itens subsequentes.
As regras do futebol são universais, por isso o texto indica que não é necessário juiz na partida de futebol de rua.- C. Certo
- E. Errado
Educação Física - Geral - Instituto Quadrix - 2017 - SEE/DF - Professor Substituto
Com base no texto, julgue os itens a seguir.
A educação física, enquanto componente curricular da Educação Básica, pertence ao domínio da educação e, dessa forma, deve atender aos objetivos sociais que este campo de conhecimento lhe confere.- C. Certo
- E. Errado
Educação Física - Geral - Instituto Quadrix - 2017 - SEE/DF - Professor Substituto
Com base no texto, julgue os itens a seguir.
O jogo, o esporte, as lutas, as atividades rítmicas, as danças, as ginásticas e todas as demais práticas corporais formam o conjunto dos conteúdos da cultura corporal de movimento que cabe à educação física desenvolver junto aos alunos na escola.- C. Certo
- E. Errado
Educação Física - Geral - Instituto Quadrix - 2017 - SEE/DF - Professor Substituto
Com base no texto, julgue os itens a seguir.
O trabalho da educação física, em uma perspectiva crítica, deve ser o de abordar os conteúdos da cultura corporal de movimento, procurando reproduzir os valores instituídos e observados na sociedade.- C. Certo
- E. Errado
Educação Física - Geral - Instituto Quadrix - 2017 - SEE/DF - Professor Substituto
Com base no texto, julgue os itens a seguir.
O trato pedagógico das aulas de educação física, em uma perspectiva crítica, deve ter como objetivo alcançar nos alunos o nível mais elevado do desenvolvimento das capacidades físicas.- C. Certo
- E. Errado
Educação Física - Geral - Instituto Quadrix - 2017 - SEE/DF - Professor Substituto
Com base no texto, julgue os itens a seguir.
A participação do professor de educação física na elaboração do projeto político-pedagógico da escola deve preservar o desejo dos alunos de optar, em detrimento do componente curricular da educação física, por realizar práticas corporais em outros cenários sociais (clubes e academias), entendendo que estas instituições contemplam o trabalho pedagógico da educação física escolar.- C. Certo
- E. Errado