Educação Artística - Geral - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010 - SEPLAG / SEE/DF - Professor de Educação Básico
Os elementos que estruturam a linguagem visual são
- A.
a colagem e a narrativa.
- B.
a matéria, o brilho e o equilíbrio entre os elementos visuais.
- C.
o campo bidimensional e o tridimensional.
- D.
o quadrado, o círculo e o triângulo.
- E.
o ponto, a linha, a cor, o tom, a textura, a escala, a dimensão, o movimento e a forma.
Educação Artística - Geral - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010 - SEPLAG / SEE/DF - Professor de Educação Básico
Assinale a alternativa que apresenta a ideia principal do texto acima.
- A.
A obra de arte é agente de crises ideológicas, oferecendo possibilidades para sua superação no processo de produção da cultura local.
- B.
A obra de arte é vista como uma necessidade de definir uma estratégia cultural nascida e identificada com as especificidades do meio.
- C.
A obra de arte será considerada importante para a sociedade se contribuir para a cultura local.
- D.
Toda obra é fruto de seu tempo; logo, é importante para a cultura local.
- E.
A arte reflete a sociedade em que está inserida, pois é agente na formação cultural.
Educação Artística - Geral - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010 - SEPLAG / SEE/DF - Professor de Educação Básico
É correto concluir que a arte abordada no texto é a
- A.
arte do grafite.
- B.
arte cinematográfica.
- C.
arte cênica.
- D.
videoarte.
- E.
arte escultórica.
Educação Artística - Geral - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010 - SEPLAG / SEE/DF - Professor de Educação Básico
A noção de arte contemporânea não deve unicamente ser tomada no sentido cronológico e histórico, pois nem toda produção da atualidade faz parte da arte contemporânea. Existem inúmeros critérios que permitem definir o que é contemporâneo em arte. O primeiro é o de transgressão em relação ao passado, ou seja, ela quer afirmar sua independência em relação à arte moderna. Assinale a alternativa que apresenta uma imagem que representa obra de arte contemporânea.
- A.
- B.
- C.
- D.
- E.
Educação Artística - Geral - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010 - SEPLAG / SEE/DF - Professor de Educação Básico
A arte digital surgiu a partir dos meios tecnológicos computacionais e diferencia-se de outras categorias artísticas pelo uso
- A.
de produtos químicos conhecidos por mordentes para gravar.
- B.
da cor luz para pintar e desenhar.
- C.
do metal fundido na manufatura para esculpir.
- D.
da argila e de outras matérias-primas inorgânicas para modelar.
- E.
de pigmentos líquidos para pintar.
Educação Artística - Geral - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010 - SEPLAG / SEE/DF - Professor de Educação Básico
Considerando o texto acima, assinale a alternativa correta.
- A.
No que diz respeito às ideologias racistas, o posicionamento do professor frente ao conteúdo didático dos livros deve ser favorável a estas.
- B.
Cabe ao educador eleger livros que contemplam e reforçam imagens preconceituosas, discriminatórias e depreciativas.
- C.
As imagens, a seleção de conteúdos dos textos, a ordem de prioridade e o espaço ocupado em sala de aula devem ter como prioridade a cultura eurocêntrica.
- D.
A primeira atitude do educador frente ao conteúdo dos livros didáticos e paradidáticos deve ser a de identificar a sua ideologia, apresentada pela cultura visual, com o fim de se posicionar a favor ou contra.
- E.
Um dos princípios que devem orientar os temas, os projetos e as atividades pedagógicas em relação à questão do negro na escola é a construção do preconceito racial e a reafirmação de uma autoestima positiva da população negra e mestiça.
Educação Artística - Geral - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010 - SEPLAG / SEE/DF - Professor de Educação Básico
Com a chegada da Família Real portuguesa em 1808, o Rio de Janeiro passava a abrigar a Corte. Em 1816, desembarcou a Missão Francesa, com a proposta de modernizar e embelezar a cidade. O estilo que eles trouxeram para o Brasil é conhecido como
- A.
Barroco.
- B.
Moderno.
- C.
Pós-moderno.
- D.
Neoclássico.
- E.
Renascentista.
Educação Artística - Geral - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010 - SEPLAG / SEE/DF - Professor de Educação Básico
- A.
A comunicação, a construção e a transmissão de informação são executadas por um único agente emissor.
- B.
O modelo, nas redes sociais educativas, parte da colaboração de seus usuários para a construção e a transmissão de informação.
- C.
O modelo evita as interações sociais para a construção e a transmissão de informação.
- D.
O modelo evidencia noções antigas sobre a passividade dos espectadores dos meios de comunicação.
- E.
O modelo valoriza a expressão e a comunicação individualistas em detrimento das coletivas.
Educação Artística - Geral - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010 - SEPLAG / SEE/DF - Professor de Educação Básico
O texto acima analisa o campo da arte nos anos 60 do século XX. Assinale a alternativa que apresenta a abordagem teórica do autor.
- A.
A história da arte é a teoria destacada pelo autor que recorre à cronologia para analisar a situação da arte naqueles anos.
- B.
Ao abordar a cultura erudita e a cultura de massas, o autor recorre à antropologia da arte.
- C.
A abordagem teórica é interdisciplinar, pois envolve a cultura, a arte, a estética e a sociologia.
- D.
A arte na América Latina é pensada sob o ponto de vista da cultura visual, pois a situação predominante no texto é a da relação obra/mercado.
- E.
As características estéticas das obras são apresentadas no texto; portanto, a estética é a abordagem teórica aplicada nele.
Educação Artística - Geral - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010 - SEPLAG / SEE/DF - Professor de Educação Básico
Com relação ao envolvimento dos meios eletrônicos com a arte do teatro, é correto afirmar que
- A.
a eletroacústica busca dar uma nova percepção dos sons relacionados às imagens cênicas.
- B.
as radionovelas não são mais realizadas no século XX.
- C.
o ator de telenovelas passa por um processo de intensa formação teatral.
- D.
a linguagem do vídeo é incompatível com a do teatro.
- E.
a trilha sonora de um espetáculo é mais importante que a iluminação.