Educação Artística - Geral - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010 - SEPLAG / SEE/DF - Professor de Educação Básico
No exercício da improvisação teatral, os processos de sensorialização e fisicalização revelam que
- A.
o corpo do ator não necessita de uma representação mental da imagem corporal para desenvolver uma intuição imediata de seu corpo na atuação cênica.
- B.
o corpo controlado ou corpo solto, assim como um ritmo rápido, lento ou normal são um padrão universal, independentemente da cultura em que o corpo do ator está inserido.
- C.
o contexto cultural não influencia no que é velado ou desvelado no corpo do ator.
- D.
o corpo do ator pode ser manipulado do exterior, a partir de outros corpos, ou então ele pode agir por si mesmo, comandando a si próprio.
- E.
o corpo do ator fica inalterado com a presença do olhar do outro, do espectador.
Educação Artística - Geral - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010 - SEPLAG / SEE/DF - Professor de Educação Básico
No teatro, a maquiagem tem uma importância particular na evolução da cena teatral, pois
- A.
é sempre imutável em suas origens, permanecendo a mesma tanto na iluminação a gás quanto com o uso da luz elétrica.
- B.
encontra-se, entre suas funções, o poder de embelezar, codificar o rosto, teatralizar a fisionomia, estender as formas teatrais além do rosto.
- C.
não é mais usada em peças pós-dramáticas, principalmente nas realizadas na rua.
- D.
todos os atores que entram em cena em certas peças, como no teatro Kabuki, usam a mesma maquiagem.
- E.
ela tem caráter ritual nas peças representadas no século XIX.
Educação Artística - Geral - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010 - SEPLAG / SEE/DF - Professor de Educação Básico
Na leitura da mensagem da personagem teatral, é correto afirmar que
- A.
a personagem cênica adquire, graças ao ator, uma precisão e uma consciência que a fazem passar do estado virtual ao estado real.
- B.
todo espectador, ao assistir a uma peça teatral, compara a personagem lida com a personagem vista.
- C.
a personagem inventa seu discurso independentemente da atuação do ator.
- D.
deve-se buscar, para compreender uma personagem na cena teatral, unicamente o seu texto escrito.
- E.
uma personagem é realizada cenicamente com a desconstrução de signos.
Educação Artística - Geral - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010 - SEPLAG / SEE/DF - Professor de Educação Básico
É correto afirmar que, em cena, a função do olhar do ator é
- A.
uma fonte limitada de informações, tornando prescindível a palavra.
- B.
separar os elementos espaciais presentes na cena, fragmentando-a.
- C.
libertar espaços cênicos da prisão da crítica dos espectadores.
- D.
ser o espelho do espectador, introduzindo-o em sua própria narrativa.
- E.
ligar a palavra à situação, conectando o discurso aos elementos da cena.
Educação Artística - Geral - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010 - SEPLAG / SEE/DF - Professor de Educação Básico
Pedrinho é aluno de uma escola em Ilhéus (Bahia) e escuta diariamente determinada rádio. Seu programa favorito atingiu altos índices de audiência no Carnaval de 2008. Assinale a alternativa que apresenta a lista de compositores ou intérpretes que melhor se encaixam na preferência de Pedrinho.
- A.
Villa-Lobos, Tom Jobim e Chico Buarque
- B.
Carlinhos Brown, Daniela Mercury e Ivete Sangalo
- C.
Os Mutantes, Ernesto Nazareth e Milton Nascimento
- D.
Cláudio Santoro, Mozart e Bach
- E.
Chitãozinho e Xororó, Paralamas do Sucesso e Nara Leão
Educação Artística - Geral - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010 - SEPLAG / SEE/DF - Professor de Educação Básico
Assinale a alternativa que apresenta a lista de fontes sonoras que se encaixa na formação instrumental de um grupo de bumba-meu-boi do Maranhão.
- A.
flauta, violoncelo e piano
- B.
fagote, violino e gaita de fole
- C.
pandeirão, matraca e voz
- D.
clarineta, guitarra e sampler
- E.
bandolim, cravo e flauta doce
Educação Artística - Geral - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010 - SEPLAG / SEE/DF - Professor de Educação Básico
Assinale a alternativa que apresenta um compositor e sua respectiva composição referente ao estilo Barroco.
- A.
Pixinguinha – Os oito batutas
- B.
Caetano Veloso – Ao vivo
- C.
Villa-Lobos – As bachianas brasileiras
- D.
Francisco Manuel da Silva – Hino nacional brasileiro
- E.
Johann Sebastian Bach – Prelúdios e fugas
Educação Artística - Geral - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010 - SEPLAG / SEE/DF - Professor de Educação Básico
André é um produtor musical. Ele recebe várias encomendas para campanhas publicitárias. Um cliente solicitou a ele uma trilha sonora que destacasse as belezas do Rio de Janeiro, em uma interpretação suave, ao som de acordes dissonantes e sincopados. Como referência, seria adequado André enviar ao cliente um CD
- A.
do Tom Jobim.
- B.
do Chiclete com Banana.
- C.
de maracatu.
- D.
de ópera.
- E.
da Madonna.
Educação Artística - Geral - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010 - SEPLAG / SEE/DF - Professor de Educação Básico
Eduardo e Mônica, pais dos gêmeos Ricardo e Joana, sempre gostaram da música de Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Ernesto Nazareth. Eles sonhavam que seus filhos pudessem interpretar, algum dia, os grandes clássicos desses compositores. Quando o menino e a menina completaram dez anos, Eduardo e Mônica resolveram procurar um professor que conhecesse bastante daquele repertório. Entre várias indicações de amigos, seria adequado que eles contratassem um professor que
- A.
fosse excelente guitarrista de heavy metal com muito conhecimento acerca dos pedais e dos amplificadores.
- B.
fosse pianista erudito com dois anos de especialização em Viena e em Paris.
- C.
tocasse violão de sete cordas e conhecesse profundamente a linguagem do choro.
- D.
fosse violoncelista e adorasse as suítes barrocas.
- E.
fosse especialista em manifestações folclóricas como o cordel e a catira.
Educação Artística - Geral - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010 - SEPLAG / SEE/DF - Professor de Educação Básico
Um professor de música deve estar atento às manifestações espontâneas dos seus alunos, mas deve também ser capaz de orientá-los para um uso correto da voz e do aparelho fonador. Muitos problemas causados por mau uso da voz poderiam ser evitados com exercícios simples de aquecimento vocal e escolha adequada das tonalidades das canções.
Considerando essas informações e conhecimentos acerca da voz humana, assinale a alternativa correta.
- A.
As meninas, nos arranjos vocais, devem cantar as partes de tenor e de barítono.
- B.
O aquecimento vocal deve começar no registro extremo agudo e evoluir de forma descendente.
- C.
A muda vocal dos meninos processa-se por volta dos cinco anos de idade.
- D.
Os exercícios de vocalise devem começar nas tonalidades mais graves e progredir, de forma ascendente.
- E.
A escolha do tom das músicas não interfere no resultado sonoro e é dispensável quando se trata de grupo vocal infantil.