Controle Externo - Minas Gerais - MG - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007 - TCE/MG - Procurador do Ministério Público
Faz parte do rol de competências do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, nos termos da Constituição Estadual e da Constituição Federal,
- A.
examinar a legalidade dos procedimentos licitatórios, em especial, dos editais, das atas de julgamento e dos contratos celebrados.
- B.
apreciar, para o fim de registro, a legalidade dos atos de concessão de aposentadoria, reforma, pensão e melhorias posteriores que não tenham alterado o fundamento legal do ato concessório.
- C.
acompanhar e fiscalizar a aplicação das disponibilidades de caixa do Tesouro Estadual no mercado financeiro nacional de títulos públicos e privados, de renda fixa e móvel, e sobre ela emitir decisão final, submetendo-a para ratificação da Assembléia Legislativa.
- D.
prestar informações solicitadas pela Assembléia Legislativa, no mínimo por dois terços de seus membros, sobre assunto de fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, e sobre os resultados de auditoria e inspeção realizadas em órgão de qualquer dos Poderes ou entidade da administração indireta.
- E.
registrar os atos de admissão de pessoal das administrações direta e indireta, inclusive as nomeações para cargo de provimento em comissão ou para função de confiança.
Controle Externo - Minas Gerais - MG - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007 - TCE/MG - Procurador do Ministério Público
Sobre o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas de Minas Gerais, é correto afirmar:
- A.
São aplicáveis a seus membros os princípios institucionais da unidade, da indivisibilidade e da inamovibilidade.
- B.
As adoções de medidas legais no âmbito de sua competência devem ser esgotadas, impedido o acionamento do Ministério Público Estadual.
- C.
Em julgados de decisão do Tribunal de que resulte imputação de débito ou multa, após o trânsito em julgado, deverá encaminhar ao jurisdicionado a respectiva certidão de débito para fins de notificação.
- D.
Deverá promover a defesa da ordem jurídica e, se for o caso, adotar de ofício, as medidas de interesse da justiça, da Administração e do erário.
- E.
Deverá emitir parecer conclusivo em todos os processos pertinentes ao controle interno e em outros, por solicitação do Presidente ou do Relator.
Controle Externo - Minas Gerais - MG - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007 - TCE/MG - Procurador do Ministério Público
No julgamento das contas anuais dos administradores sujeitos à jurisdição do Tribunal de Contas de Minas Gerais, dentre outros aspectos, verificar-se-á
- A.
se a despesa efetivamente fixada, foi comprovada com as autorizações orçamentárias e o detalhamento das ações governamentais.
- B.
os saldos de exercícios anteriores e os transferidos para o exercício seguinte.
- C.
se os processos de tomada ou prestação de contas foram apresentados ao Tribunal, no prazo máximo de 90 dias, contados da data do encerramento do correspondente exercício financeiro.
- D.
se as contas julgadas regulares não implicarão necessariamente em quitação do responsável.
- E.
se, no caso de contas julgadas irregulares por motivo de grave infração à norma legal de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional ou patrimonial, o Tribunal aplicou multa no responsável.
Controle Externo - Minas Gerais - MG - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007 - TCE/MG - Procurador do Ministério Público
Considere as seguintes assertivas:
I. Compete ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais apreciar as contas recebidas anualmente pelos Prefeitos e sobre elas emitir parecer prévio em 60 dias, contados do seu recebimento.
II. As contas serão consideradas iliquidáveis quando, por motivo de força maior ou caso fortuito, tornar-se materialmente impossível o julgamento de mérito, determinando-se o arquivamento do processo.
III. Compete ao Tribunal de Contas apreciar, para o fim de registro, a legalidade dos atos de concessão de aposentadoria, pensão e reforma, ressalvadas as melhorias posteriores que não tenham alterado o fundamento legal do ato concessório.
Está correto o que se afirma APENAS em
- A.
I.
- B.
II.
- C.
I e III.
- D.
II e III.
- E.
III.