Controle Externo - Amazonas - AM - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008 - TCE/AM - Analista de Controle Externo ACE
Considere as seguintes afirmativas.
I. Compete ao Tribunal de Contas do Estado julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta ou indireta, incluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo Poder Público estadual, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário público.
II. Aplicar aos responsáveis, em caso de legalidade de despesa, irregularidade de contas ou cumprimento de suas decisões, as sanções administrativas e pecuniárias, previstas em lei, que estabelecerá, entre outras cominações, multa proporcional ao dano causado ao erário e inabilitação temporária do agente administrativo para o exercício de determinadas funções.
III. As decisões do Tribunal de Contas do Estado de que resulte imputação de débito ou multa terão eficácia de título executivo.
Está correto o que se afirma APENAS em
- A.
I e III.
- B.
I e II.
- C.
I.
- D.
II e III.
- E.
III.
Controle Externo - Amazonas - AM - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008 - TCE/AM - Analista de Controle Externo ACE
Deverá prestar contas da utilização, arrecadação, guarda, gerenciamento ou administração de dinheiros, bens e valores públicos pelos quais a União responda, ou que, em nome desta, assuma obrigações de natureza pecuniária
- A.
a pessoa jurídica de direito público, apenas.
- B.
qualquer pessoa jurídica, pública ou privada, apenas.
- C.
a pessoa jurídica de direito privado, apenas.
- D.
qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada.
- E.
os órgãos da administração centralizada, apenas.