Artes - Linguagens - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2018 - Secretaria de Estado de Educação - MG (SEE/MG) - Professor de Educação Básica
- A.
- B.
- C.
- D.
- E.
Artes - Linguagens - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2018 - Secretaria de Estado de Educação - MG (SEE/MG) - Professor de Educação Básica
- A. imagens rítmicas com muita representatividade do corpo infantil.
- B. música infantil, mas com uma técnica bem definida.
- C. música temática sobre o corpo infantilizado de um determinado grupo.
- D. som com muita definição de cada parte do corpo que está sendo tocada.
- E. som, imagens corporais e espaciais, além de forte sensação tátil.
Artes - Linguagens - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2018 - Secretaria de Estado de Educação - MG (SEE/MG) - Professor de Educação Básica
- A. da integração do movimento do corpo com a música.
- B. do corpo ritmado pela música clássica ou moderna.
- C. do movimento do corpo que sempre está no ritmo de uma música.
- D. dos “desenhos” construídos pelo corpo ao som da música ou do silêncio.
- E. dos passos refinados que o corpo realiza.
Artes - Linguagens - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2018 - Secretaria de Estado de Educação - MG (SEE/MG) - Professor de Educação Básica
Na Rua Leonídia Leite, 68, no Bairro Floresta, em Belo Horizonte, ocupado temporariamente pelo grupo Kaza Vazia, o artista retira com cuidado um dente da frente implantado e coloca um separador de lábios que deixa à mostra sua arcada incompleta. Assim, com a boca escancarada, percorre o caminho até o centro da cidade, parte a pé, parte de ônibus. Durante um tempo, permanece na Praça 7 de setembro, onde realiza malabares com a língua e o fragmento de dente que tem em sua boca, essa boca aberta impossibilitada de falar. [...] concomitantemente, distribui o panfleto Dente de ele-fante (2007) dedicado aos desdentados. Nele, o artista começa rastreando a origem da palavra ban-guela, e continua numa enunciação vertiginosa de narrativas que aliam à possibilidade de rir ou sorrir, própria de homens e macacos, a escravidão, a extração do ouro, a dificuldade de falar sem ter dentes, a epopeia de Tiradentes, as torturas na ditadura militar, a extração dos dentes do elefante para usá-los como material de arte. Texto do catálogo do artista Paulo Nazareth, lançado pela Editora Cobogó, em 2012.
Paulo é um artista contemporâneo e nesse trabalho ele utilizou a linguagem do (a)
- A. escultura.
- B. arte digital.
- C. instalação.
- D. objeto.
- E. performance.
Artes - Linguagens - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2018 - Câmara de Salvador - BA - Analista Legislativo Municipal
Trata-se de um gênero musical marcado pela mistura de ritmos, entre eles, o frevo pernambucano, ritmos afro-brasileiros, reggae, merengue, maracatu, entre outros.
O gênero musical acima descrito é o:
- A. forró;
- B. axé-music;
- C. samba de roda;
- D. choro;
- E. funk.
Artes - Linguagens - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2018 - Secretaria de Estado de Educação - PA (SEDUC/PA) - Professor Classe I Nível A
A organologia é um ramo da ciência que estuda os instrumentos musicais, a partir da sua materialidade. De acordo com o sistema Hornbostel-Sachs, sistema de classificação dos instrumentos musicais, relacione adequadamente os grupos de instrumento à sua respectiva descrição.
1. Aerofones.
2. Cordofones.
3. Idiofones.
4. Membranofones.
5. Eletrofones.
( ) Produzem som por meio de vibrações no próprio instrumento, sem estar submetido a tensão.
( ) Produzem som por meio da vibração de uma membrana sob tensão.
( ) Produzem som a partir da vibração de uma corda sob tensão.
( ) O som é produzido através de um campo eletromagnético.
( ) Produzem som através da vibração de uma massa de ar.
A sequência está correta em
- A. 3, 2, 1, 5, 4.
- B. 3, 4, 5, 2, 1.
- C. 3, 4, 2, 5, 1.
- D. 4, 5, 2, 3, 1.
Artes - Linguagens - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2018 - Secretaria de Estado de Educação - PA (SEDUC/PA) - Professor Classe I Nível A
- A. Erich von Hornbostel e Curt Sachs.
- B. Alan Lomax e Erich von Hornbostel.
- C. Martin Henry Fischer e Rudolf Magnus.
- D. Abraham Zevi Idelsohn e Gerhard Doderer.
Artes - Linguagens - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2018 - Secretaria de Estado de Educação - PA (SEDUC/PA) - Professor Classe I Nível A
- A. Voz, harmonia e percussão, que dão forma à música, percebidas pelos nossos ouvidos.
- B. Harmonia, ritmo, partitura e timbre, que determinam a altura do som percebido pelos nossos ouvidos.
- C. Timbre, ritmo, silêncio, compasso e duração, que irão determinar a frequência captada por nossos ouvidos.
- D. Timbre, intensidade, altura, densidade e duração, que dão forma à música, percebida pelos nossos ouvidos.
Artes - Linguagens - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2018 - Secretaria de Estado de Educação - PA (SEDUC/PA) - Professor Classe I Nível A
- A. Recebeu o título de Patrimônio Cultural Material Brasileiro concedido pelo Iphan, em 2011.
- B. A dança que acompanha o ritmo possui uma coreografia marcante, os passos são miúdos, e o casal dança de forma cíclica.
- C. O canto, a música, a dança e a formação instrumental foram tradicionalmente transmitidos pela oralidade, com forte presença no nordeste do Pará.
- D. Mestre Verequete foi representante ícone do Carimbó de raiz, sendo comemorado em Belém o Dia Municipal do Carimbó, dia 26 de agosto, em sua homenagem.
Artes - Linguagens - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2018 - Secretaria de Estado de Educação - PA (SEDUC/PA) - Professor Classe I Nível A
- A. A ciranda para desenvolver a sensibilidade e o trabalho em conjunto.
- B. A apreciação musical para desenvolver a fruição e a expressão musical.
- C. O movimento para desenvolver a fruição, a conscientização corporal e a expressão musical.
- D. A música clássica para desenvolver o senso estético do educando, criando a valorização da cultura erudita.