Artes - Fotografia/Fotógrafo - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2018 - Câmara de Salvador - BA - Analista Legislativo Municipal
Com base no texto e na imagem, a opção que descreve corretamente a "fotografia militante" de Sebastião Salgado é:
- A. o fotógrafo prioriza fotos em preto e branco por considerá-las mais respeitosas com os dramas sociais que retrata;
- B. a fotografia documental de Salgado objetiva imortalizar o instante, oferecendo um registro fidedigno do mesmo;
- C. para o fotógrafo, a câmera captura a beleza do mundo, emocionando os espectadores;
- D. o olhar do fotógrafo aproxima o observador da realidade, ao retratar de forma espontânea situações cotidianas;
- E. as fotografias de Salgado convidam a refletir acerca de problemas sociais, com fotos diretas e impactantes.
Artes - Fotografia/Fotógrafo - Banca não informada - 2018 - Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo - SP (CEAGESP/SP) - Analista I
Identifique os componentes de uma câmera fotográfica segundo imagens abaixo, respectivamente:
- A. Objetiva, Diafragma e fotômetro.
- B. Teleobjetiva, íris e controle remoto.
- C. Objetiva, abertura e radio flash.
- D. Obturador, Diafragma e fotômetro.
Artes - Fotografia/Fotógrafo - Banca não informada - 2018 - Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo - SP (CEAGESP/SP) - Analista I
Assinale a alternativa correta para a informação apresentada no visor de uma câmera profissional DSRL segundo destaque circulado da imagem abaixo:
- A. Indica a quantidade de fotos disponíveis que podem ser salvas no cartão de memória. O valor pode ser alterado porque ele é determinado pela configuração do tipo de arquivo (RAW ou jpeg), ou da escolha da qualidade da imagem e do tamanho do arquivo.
- B. Indica o ISO aplicado. O ISO altera a sensibilidade do “filme”, quanto maior for o valor, mais sensível será, e como consequência da sensibilidade gera um aumento do ruído na foto.
- C. Indica a abertura do diafragma. Quanto maior o valor, mais o diafragma se fecha resultando em uma passagem menor de luz.
- D. Indica a distância focal da objetiva inserida no corpo. A lente 56mm é uma lente considerada “Normal”, voltada a retratos de pessoas e família.
Artes - Fotografia/Fotógrafo - Banca não informada - 2018 - Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo - SP (CEAGESP/SP) - Analista I
- A. Abrir o diafragma para 1.4 e ajustar a velocidade e o ISO de forma a obter a fotometria correta.
- B. Fechar totalmente o diafragma para a menor passagem de luz e aumentar o tempo de exposição.
- C. O tempo de exposição deve ser de pelo menos 1” ou mais e fotografar com auxílio de um tripé.
- D. Elevar o ISO ao máximo independentemente do valor de abertura e do diafragma.
Artes - Fotografia/Fotógrafo - Universidade Federal do Goiás (UFGO) - 2017 - Departamento Municipal de Água e Esgoto de Caldas Novas - GO (DEMAE/GO) - Design Gráfico
Observe a imagem a seguir.
Na fotografia, a luz entra na câmera através de um conjunto óptico de lentes até chegar ao corpo da câmera onde a imagem será refletida, por um jogo de espelhos, no visor e no o filme fotográfico ou, mais modernamente, em um sensor digital capaz de registrar ou armazenar eletronicamente a imagem retratada. Esse conjunto de lentes recebe a denominação de
- A. prisma.
- B. diafragma.
- C. objetiva.
- D. espelho móvel.
Artes - Fotografia/Fotógrafo - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2016 - SEDU/ES - Professor de Artes
Mas a verdadeira vítima da fotografia não foi a pintura de paisagem, e sim o retrato em miniatura. A evolução foi tão rápida que por volta de 1840 a maioria dos pintores de miniaturas se transformaram em fotógrafos [ ].
Neste trecho do texto Pequena História da Fotografia, Walter Benjamin se refere à substituição da pintura pela fotografia em uma de suas funções. Infere-se do texto que a
- A. fotografia substituiu integralmente a pintura em todas as suas funções estéticas e sociais.
- B. fotografia substituiu a Pintura de retratos em miniatura por que as duas técnicas se equivalem enquanto procedimento técnico e artístico.
- C. maioria dos pintores que produziam a chamada Pintura de retratos em miniatura passaram a fazer fotografia por ambas terem como finalidade, neste caso, o retrato.
- D. fotografia, ao contrário da pintura, não pode ser considerada uma arte, por seus atributos comerciais.
- E. maioria dos pintores de retratos em miniaturas escolheu passar a fotografar por conta de seus talentos para a técnica fotográfica.
Artes - Fotografia/Fotógrafo - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2016 - SME/SP - Professor de Ensino Fundamental II e Médio
Um professor organiza um concurso fotográfico para incentivar os alunos a reconhecerem as manifestações artísticas presentes na cidade em que moram.
As alternativas a seguir descrevem corretamente o debate suscitado pela imagem a respeito das manifestações da arte contemporânea e os espaços onde ela se realiza, à exceção de uma. Assinale-a.
- A. A intervenção urbana ressignifica o olhar sobre o cotidiano.
- B. A instalação é um tipo de arte que conta com a interação do público.
- C. A escala da imagem se relaciona com a arquitetura a seu redor.
- D. A gigantografia é um exemplo de arte popular espontânea.
- E. O espaço da instalação incentiva a percepção da desigualdade social.
Artes - Fotografia/Fotógrafo - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010 - Polícia Científica de Goiás - GO - Fotográfo Criminalístico
Segundo o texto IV, é correto afirmar que
- A.
o enquadramento varia de acordo com o tamanho final da fotografia impressa.
- B.
a conotação é o sentido preciso da foto.
- C.
a conotação é um sentido diferente da situação real, conforme o enquadramento, a iluminação, entre outros fatores, escolhido pelo fotógrafo na tomada da imagem.
- D.
o controle da luz é também uma forma de enquadrar a imagem.
- E.
conotar uma imagem é o trabalho do editor chefe, ao escolher uma fotografia, depois do trabalho fotográfico elaborado.
Artes - Fotografia/Fotógrafo - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010 - Polícia Científica de Goiás - GO - Fotográfo Criminalístico
Com relação à conotação da imagem, a partir do enquadramento, é correto afirmar que
- A.
enquadrar é ajustar a realidade ao ISO utilizado na câmara.
- B.
o fotógrafo conhece a realidade que fotografa, o que favorece a escolha da fotografia para não dar um sentido conotado à imagem.
- C.
o enquadramento é possível, a partir da resolução da imagem.
- D.
enquadrar é fazer escolhas sobre o que fotografar, como fotografar, que imagem construir. A fotografia, ao registrar, cria e transforma a realidade percebida.
- E.
a conotação vai de encontro às escolhas do fotógrafo.
Artes - Fotografia/Fotógrafo - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010 - Polícia Científica de Goiás - GO - Fotográfo Criminalístico
A respeito de edição de imagens, assinale a alternativa correta.
- A.
Trata-se do material fotográfico que, logo após produzido, vai para o arquivo, com data e nome do evento.
- B.
Trata-se de escolhas de imagem, muitas vezes ainda na câmara, para saber o que vai ser levado para o arquivo final e o que pode ser descartado, como fotos desfocadas ou tremidas e, em um segundo momento, já no computador, de escolhas de fotos que necessitam de tratamento e as que já estão em um padrão de qualidade ideal.
- C.
Trata-se de escolhas que o fotógrafo realiza ao fotografar um evento, como, por exemplo, tomadas gerais, retratos, grupos de pessoas etc.
- D.
A palavra edição, na fotografia, quer dizer seleção prévia de equipamento e de lentes e, durante a execução do trabalho, definição de enquadramento, abertura, obturador etc.
- E.
Edição de imagens é um dos artifícios constantes do menu do equipamento digital, que facilita o trabalho do profissional.