Questões sobre SketchUp

SketchUp é uma ferramenta para gerar imagens 3D, muito utilizada por arquitetos e engenheiros. A respeito do programa SketchUp e de sua utilização, assinale a opção correta.
  • A. A ferramenta OFFSET encontra-se na paleta CONSTRUCTION.
  • B. A ferramenta TRIM subtrai o primeiro sólido do segundo e mantém apenas o resultado final no modelo.
  • C. O programa possui um sistema de dimensionamento simples e voltado para a elaboração de projetos técnicos.
  • D. O programa conta com as ferramentas básicas de desenho: retângulo, linha, círculo, arco, polígono regular e freehand ou forma livre.
  • E. O programa utiliza apenas um modo de seleção de entidades, o window.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
No que se refere à prática de croquis a mão e aos executados no SketchUp, assinale a opção correta.
  • A. Por meio da aplicação de estilos no modelo 3-D, podem-se obter imagens renderizadas em tempo real que reproduzem os traços de croquis à mão com aquarela, giz, lápis, marcador, entre outros.
  • B. Pela mudança da posição (aumento da distância) e da distância focal (diminuição da df) da câmera, é possível obter as vistas ortográficas de um modelo 3-D.
  • C. Os modelos 3-D do SketchUp são gerados como objetos sólidos cujas formas são definidas por arestas e faces.
  • D. No modo padrão de entrada do SketchUp, a interação com os modelos 3-D é feita com o cursor sobre imagens em perspectiva de projeção paralela, com três pontos de fuga.
  • E. Embora se baseie na metáfora do desenho a lápis sobre o papel, o croqui feito no SketchUp difere do esboço a mão, pois, além do procedimento padrão de desenho no espaço 3-D, o programa permite a utilização de ferramentas como o outer shell, que permite definir objetos em 3-D pelos contornos nas vistas ortográficas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Um projeto de arquitetura é constituído por várias etapas, entre as quais é possível destacar o estudo de viabilidade, o estudo preliminar, o anteprojeto, entre outros. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 57 a 64.

O SketchUp apresenta ferramentas que auxiliam na representação gráfica do projeto e na elaboração de desenhos que se assemelham a croquis.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

As normas técnicas do desenho arquitetônico associadas à evolução dos programas computacionais específicos para a arquitetura permitiram a universalização da linguagem arquitetônica no mundo. Acerca desse assunto e dos aspectos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

O modelamento 3D no programa SketchUp é similar ao de um croqui à mão livre, visto que, nesse programa, o modelamento é formado por apenas dois elementos, arestas e faces, que são desenhados assim como em um croqui.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Acerca da informática na arquitetura, julgue o seguinte item.

A ferramenta Sketch-up é um recurso utilizado para a confecção de maquetes eletrônicas que, pela sua rapidez, está substituindo a tecnologia CAD-CAM no projeto de ambientes.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Julgue os itens a seguir no que se refere ao software utilizado para a elaboração de projetos de arquitetura.

O SketcUp 3D é um instrumento muito ágil para fazer croquis, estudos da concepção arquitetônica e volumetria.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Nos trechos a seguir são apresentadas definições e opiniões relativas às formas e às mídias de representação 3D.

I O desenho a mão livre, ou esboço, é uma ferramenta fundamental nos primeiros estágios do projeto, em que o produto é idealizado e concebido.

II O SketchUp é sobretudo usado na fase inicial do trabalho do arquiteto, a criação do esboço. Daí o seu nome sketch, esboço em inglês. Muitos arquitetos usam esse programa quando ainda têm a liberdade de alterar as formas e volumes.

III Imagens 3D são imagens em duas dimensões elaboradas de forma a proporcionarem a ilusão de três dimensões (...) Um dos fascínios de Escher era a representação tridimensional dos objetos na inevitável bidimensionalidade do papel.

IV Existe a opinião de que o uso do computador descaracteriza o aspecto poético e artístico da concepção arquitetônica, imaginada como um momento sublime do 'livre correr do lápis sobre o papel' (...) Poucos profissionais trabalham exclusivamente na tela, concebendo o projeto no computador desde o zero.

Com respeito aos textos apresentados, assinale a opção correta.

  • A.

    A perspectiva paralela ou isométrica é a mais recomendada para o estágio a que se refere o item I.

  • B.

    Perspectiva exata ou perspectiva cônica é o recurso básico dos programas 3D, inclusive do SketchUp, apresentado no item II.

  • C.

    A perspectiva cavaleira oferece a melhor ilusão tridimensional em um plano 2D a que se refere o item III.

  • D.

    O único meio realmente apropriado para uma representação 3D, de acordo com o item IV, é uma maquete real, que pode ser manuseada e apreciada de todos os ângulos.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão: