Questões sobre Paisagístico

O Instituto Inhotim (Brumadinho/MG) é a sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e possui uma coleção botânica que reúne espécies raras de todos os continentes, sendo considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina. Possui uma boa representatividade filogenética, com acervo botânico com mais de 4.300 espécies, representando 953 gêneros e 181 famílias botânicas. As fotos abaixo ilustram o paisagismo do Instituto Inhotim.

Avalie o que se afirma em relação ao paisagismo de Inhotim.

I. Possui um paisagismo inspirado nos típicos jardins de estilo in glês, com caminhos de contornos naturais, essência descontraída e avessa às podas e simetrias.

II. Seu paisagismo adota apenas a espécie nativa, como forma de preservar os espécimes raros, resgatar aqueles em extinção e valorizar a paisagem natural da região.

III. Ainda que o paisagismo do Instituto Inhotim não possa ser enquadrado em um estilo único, alguns princípios podem ser observados, como a preferência pelo uso de grandes maciços ou manchas de espécies que tiram vantagem do efeito causado pelo agrupamento dos formatos orgânicos e conferem beleza cênica ao local.

IV. A variedade de espécies pode ser usada para sensibilizar os visitantes a respeito da importância da biodiversidade. O espectador é convidado a percorrer jardins, p aisagens de florestas e ambientes rurais, perdendo-se entre lagos, trilhas, montanhas e vales, estabelecendo uma vivência ativa do espaço, característica típica dos jardins tropicais.

Está correto apenas o que se afirma em

  • A. l e Il.
  • B. II e Ill.
  • C. III e IV.
  • D. I, III e IV.
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No projeto paisagístico, a linha projetual brasileira contemporânea é marcada por:
  • A. repúdio à cenarização;
  • B. incentivo à pesquisa de novas formas;
  • C. rupturas formais, mas não funcionais;
  • D. apelo à uniformidade;
  • E. rejeição aos velhos princípios ecléticos.
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O Projeto de Burle Marx para os jardins do Ministério da Educação e Saúde, no Rio de Janeiro, considerados marcos modernistas do paisagismo brasileiro, caracterizavam-se pela valorização da(s)
  • A. linguagem orgânica.
  • B. linhas ecléticas.
  • C. composição clássica.
  • D. formas ortogonais
  • E. rigidez formal.
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O jardim residencial contemporâneo brasileiro é sinônimo de diversidade formal, havendo uma mistura de gostos, que leva a uma construção e concepção alinhadas, basicamente, de três correntes. Correlacione as correntes, listadas a seguir, às suas respectivas características.

1 - Pós-moderna.

2 - Neoeclética.

3 - Neomoderna

( ) uso exclusivo da vegetação nativa e tropical utilizada para a constituição de diferentes subespaços, caracterizados por certo despojamento formal .

( ) mistura formal e de elementos construtivos, em elementos subdivididos em ambientes diversos, quase “colagens”, podendo se encontrar ao lado de elementos clássicos.

( ) caráter nitidamente cenográfico, se baseia na construção idealizada de um espaço temático, onde a vegetação tropical fica relegada a segundo plano.

Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada.

  • A. 1, 2 e 3.
  • B. 1, 3 e 2.
  • C. 2, 1 e 3.
  • D. 3, 1 e 2.
  • E. 3, 2 e 1.
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A respeito de intervenções, projetos urbanísticos e paisagísticos e conservação de jardins e parques históricos, julgue os itens a seguir. As intervenções de restauração em jardins históricos têm por finalidade garantir a unidade e a permanência no tempo dos valores que caracterizam esses conjuntos na medida em que buscam conservar, exclusivamente, as suas características estéticas e formais.
  • C. Certo
  • E. Errado
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No final do século XX, a postura referente ao projeto paisagístico no Brasil sofre transformações, passando a:
  • A. repudiar a linha projetual modernista;
  • B. adotar uma corrente projetual específica e impermeável;
  • C. vetar o uso dos velhos ícones ecléticos;
  • D. vincular a composição projetual ao espírito desejado para o lugar;
  • E. introduzir o uso da vegetação tropical em larga escala.
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Apesar do cunho pessoal do trabalho do paisagista Roberto Burle Marx, uma de suas principais influências no âmbito do paisagismo brasileiro consistiu no(a):
  • A. uso exclusivo de formas geometrizadas;
  • B. emprego de regras rígidas de simetria;
  • C. elaboração romântica e pitoresca das águas de seus espaços;
  • D. emprego de vegetação importada e sazonal;
  • E. composição de pisos pouco dominantes e não direcionais.
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No contexto do ecletismo paisagístico, assinale a opção que indica uma característica da corrente clássica.
  • A. Estabelecer percursos orgânicos.
  • B. Desenhar forte cenarização.
  • C. Desenhar forte cenarização.
  • D. Criar arvoredos em maciços.
  • E. Projetar pisos estruturados por eixos.
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A figura ilustra um detalhe típico de tratamento paisagístico sobre laje.

Correspondem a I, II, III e IV, respectivamente,

  • A. concreto celular, impermeabilização, manta geotêxtil e argamassa texturizada.
  • B. entulho, impermeabilização, argamassa e revestimento.
  • C. manta geotêxtil, impermeabilização, argamassa e ladrilho.
  • D. concreto ciclópico, manta geotêxtil, revestimento e ladrilho.
  • E. argila expandida, manta geotêxtil, impermeabilização e revestimento.
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A figura representa uma situação de paisagismo urbano.

A figura

  • A. representa uma solução de drenagem urbana desenvolvida em países europeus e da América do Norte, no entanto, de aplicação inviável no contexto nacional.
  • B. demonstra problemas construtivos típicos de praças no Brasil, como a infiltração de água no canteiro por ruptura da guia e a contaminação do solo por compostos orgânicos.
  • C. mostra um corte típico de detalhamento construtivo de tratamento de via e passeio públicos largamente utilizado no paisagismo brasileiro.
  • D. ilustra uma tipologia de infraestrutura verde denominada jardim de chuva, que proporciona a retenção controlada das águas pluviais.
  • E. mostra uma solução paisagística adequada apenas a localidades com infraestrutura precária desprovidas de redes convencionais de drenagem pluvial.
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