Arquitetura - Normas e Legislação - Universidade Estadual do Ceará (UECE) - 2018 - Departamento Estadual de Trânsito - CE (DETRAN/CE) - Analista de Trânsito
No que diz respeito à acessibilidade das edificações, do mobiliário, dos espaços e dos equipamentos urbanos, relacione corretamente os termos listados a seguir às respectivas definições, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- A. 2, 3, 4, 1.
- B. 4, 1, 2, 3.
- C. 3, 4, 1, 2.
- D. 1, 2, 3, 4.
Arquitetura - Normas e Legislação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH (2ª edição) - Arquiteto
- C. Certo
- E. Errado
Arquitetura - Normas e Legislação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH (2ª edição) - Arquiteto
- C. Certo
- E. Errado
Arquitetura - Normas e Legislação - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2018 - Tribunal de Justiça - SC (TJSC/SC) - Arquiteto
Considere o esquema da acessibilidade de portas em sequência para cadeirantes apresentado na figura abaixo:
A respeito desse esquema, é correto afirmar que:
- A. atende à norma, pois existe um espaço de transposição demarcado por um círculo no entorno da cadeira;
- B. atende à norma, pois existe um espaço que permite a abertura total da porta;
- C. não atende à norma, pois não existe um espaço para o posicionamento da cadeira para a abertura da porta;
- D. não atende à norma, pois não há um alinhamento entre as portas;
- E. não atende à norma, pois o espaço da porta é menor que o círculo no entorno da cadeira.
Arquitetura - Normas e Legislação - Banca não informada - 2018 - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Arquiteto
- A. a utilização de conhecimentos para propor soluções de problemas de acessibilidade inclusiva deve ser centrada unicamente no próprio arquiteto urbanista.
- B. o atendimento a grupos específicos de usuários com necessidades especiais sempre conduz à particularizações do uso do espaço.
- C. o projeto dos espaços públicos sempre deve considerar a proporcionalidade da população com necessidades especiais.
- D. o conceito de acessibilidade deve ser ampliado, considerando o acesso, por parte do usuário, a todas as experiências da qualidade arquitetônica; caso contrário, o acesso físico torna-se sem sentido para a grande parte das pessoas.
Arquitetura - Normas e Legislação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Empresa Maranhense de Administração Portuária - MA (EMAP/MA) - Especialista Portuário
- C. Certo
- E. Errado
Arquitetura - Normas e Legislação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Empresa Maranhense de Administração Portuária - MA (EMAP/MA) - Especialista Portuário
- C. Certo
- E. Errado
Arquitetura - Normas e Legislação - Universidade Estadual do Ceará (UECE) - 2018 - Secretaria da Ouvidoria, Controladoria e Gestão do Município de Sobral - CE (SECOG/PMS/CE) - Analista de Infraestrutra
Inclusão, em um primeiro momento, é tornar a escola acessível a todos, sem discriminação e contemplando pessoas com deficiência. Para isso, é fundamental eliminar as barreiras e adequar meios pedagógicos e espaços escolares. Considerando a NBR 9050, no que diz respeito à acessibilidade das escolas, analise as seguintes afirmações:
I. As lousas devem ser acessíveis e instaladas a uma altura inferior máxima de 1,20 m do piso. Deve ser garantida a área de aproximação lateral e manobra de cadeira de rodas.
II. Quando forem utilizadas cadeiras do tipo universitário (com prancheta acoplada), devem ser disponibilizadas mesas acessíveis à P.C.R na proporção de pelo menos 1%, para cada caso, do total de cadeiras, com no mínimo uma para cada duas salas.
III. A entrada de alunos deve estar, preferencialmente, localizada na via de menor fluxo de tráfego de veículos.
É correto o que se afirma em
- A. I e II apenas.
- B. I e III apenas.
- C. II e III apenas.
- D. I, II e III.
Arquitetura - Normas e Legislação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) - Técnico I
Considerando a figura apresentada, as informações a ela correspondentes e outros aspectos relacionados à acessibilidade, julgue os próximos itens, com base nas normas e na legislação brasileira sobre acessibilidade.
No segmento A da figura apresentada, não há nenhuma proteção contra queda.- C. Certo
- E. Errado
Arquitetura - Normas e Legislação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) - Técnico I
Considerando a figura apresentada, as informações a ela correspondentes e outros aspectos relacionados à acessibilidade, julgue os próximos itens, com base nas normas e na legislação brasileira sobre acessibilidade.
Os segmentos B e C da figura protegem o usuário na rota acessível; os recursos utilizados no segmento C são recomendados para desníveis maiores que 60 cm.- C. Certo
- E. Errado