Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF - Transparência, Controle e Fiscalização - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - 2014 - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Auditor (Área de Formação: Economia)
- A. Para efeitos da LRF, os entes da Federação não precisam demonstrar todos os atos praticados pelas unidades gestoras no decorrer da execução da despesa, mas devem fornecer um canal para requerimento dessas informações.
- B. O “Relatório Resumido da Execução Orçamentária” e o “Relatório de Gestão Fiscal” terão ampla divulgação e pleno acesso ao público no prazo de trinta dias após suas publicações.
- C. Os entes da Federação disponibilizarão a qualquer pessoa física ou jurídica o acesso a informações referentes ao lançamento e ao recebimento de toda a receita das unidades gestoras, exceto se referentes a recursos extraordinários.
- D. A LRF, com treze anos de vigência, não previu a transparência de dados públicos em meios eletrônicos.
- E. A transparência será assegurada mediante a adoção de sistema integrado de administração financeira e controle, que atenda ao padrão mínimo de qualidade estabelecido pelo Poder Executivo da União e dispositivos da LRF.
Legislação decretos - Decreto-lei nº 200/1967 - Dispõe sôbre a organização da Administração Federal, estabelece diretrizes para a Reforma Administrativa e dá outras providências. - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - 2014 - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Auditor (Área de Formação: Economia)
- A. Entidade, Continuidade, Planejamento, Coordenação e Competência.
- B. Planejamento, Coordenação, Descentralização, Delegação de Competência e Controle.
- C. Legalidade, Entidade, Descentralização, Controle e Prudência.
- D. Planejamento, Coordenação, Delegação de Competência e Continuidade.
- E. Descentralização, Delegação de Competência, Controle e Legalidade.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - 2014 - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Auditor (Área de Formação: Economia)
O texto a seguir apresenta uma inadequação quanto à concordância nominal, considerando a norma culta padrão. Assinale a alternativa cuja reescrita é adequada.
- A. Teu objetivo é o sucesso em teus negócios. O nosso é te levar até lá!. Na próxima vez, escolhas as soluções em viagens corporativas Brementur. Assim, enquanto você fica 100% focado no que vai produzir em seu destino, nós cuidamos de cada detalhe de sua viagem.
- B. Seu objetivo é o sucesso em teus negócios. O nosso é te levar até lá!. Na próxima vez, escolha as soluções em viagens corporativas Brementur. Assim, enquanto você fica 100% focado no que vai produzir em teu destino, nós cuidamos de cada detalhe de sua viagem.
- C. Seu objetivo é o sucesso em seus negócios. O nosso é te levar até lá!. Na próxima vez, escolhas as soluções em viagens corporativas Brementur. Assim, enquanto você fica 100% focado no que vais produzir em seu destino, nós cuidamos de cada detalhe de tua viagem.
- D. Seu objetivo é o sucesso em seus negócios. O nosso é lhe levar até lá!. Na próxima vez, escolha as soluções em viagens corporativas Brementur. Assim, enquanto você fica 100% focado no que vai produzir em seu destino, nós cuidamos de cada detalhe de sua viagem.
- E. Teu objetivo é o sucesso em seus negócios. O nosso é te levar até lá!. Na próxima vez, escolha as soluções em viagens corporativas Brementur. Assim, enquanto você fica 100% focado no que vais produzir em seu destino, nós cuidamos de cada detalhe de tua viagem.
Auditoria - Auditoria Interna - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - 2014 - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Auditor (Área de Formação: Economia)
- A. É um sistema de controle que se limita às áreas contábil e financeira, mas engloba os planos de organização e todos os métodos usados para proteger seus ativos, verificar a exatidão e fidedignidade de suas informações contábeis e financeiras.
- B. É um procedimento de exames, incluindo testes de observância e testes substantivos que visam à obtenção de uma razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão tendo um efetivo funcionamento.
- C. É uma atividade independente, com um conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo examinar a integridade, adequação e eficácia dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da entidade, sendo entendida como uma atividade de assessoramento à administração.
- D. É um controle interno que compreende o plano de organização e os conjuntos coordenados dos métodos e medidas, adotados pela empresa, para proteger seu patrimônio e verificar a exatidão e a fidedignidade de seus dados contábeis.
- E. É uma atividade independente e objetiva de avaliação e de consultoria, desenhada para adicionar e agregar valor às operações de uma empresa. Executa e realiza trabalhos na organização com o objetivo de assegurar que a eficácia dos processos de gerenciamento não tenham riscos de controle.
Auditoria - Auditoria Interna - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - 2014 - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Auditor (Área de Formação: Economia)
- A. As unidades de auditoria interna das entidades da Administração Pública Federal indireta vinculadas aos Ministérios ficam sujeitas à orientação normativa e supervisão técnica do Tribunal de Contas da União – TCU.
- B. A unidade de auditoria interna apresentará ao órgão ou à unidade de controle interno a que estiver jurisdicionada, para efeito de integração das ações de controle, seu plano de trabalho dos próximos dois exercícios.
- C. A nomeação, designação, exoneração ou dispensa do titular de unidade de auditoria interna serão submetidas, pelo dirigente máximo da entidade, à aprovação do conselho de administração ou órgão equivalente, quando for o caso, e, após, à Controladoria-Geral da União – CGU.
- D. A auditoria interna vincula-se ao órgão setorial de controle interno na estrutura do Tribunal de Contas da União – TCU.
- E. É vedada a contratação de empresas privadas de auditoria pelos órgãos ou pelas entidades da Administração Pública Federal indireta.
Auditoria - Fraude e Erro - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - 2014 - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Auditor (Área de Formação: Economia)
- A. eventos.
- B. garantias.
- C. contingências.
- D. riscos.
- E. evidências.
Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais - Legislação Aplicada - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - 2014 - Universidade Federal de Santa Catarina - SC (UFSC/TAE/SC) - Engenheiro Sanitarista
A Portaria n. 017/02 – FATMA, de 18/04/2002, estabelece os limites de toxicidade aguda para efluentes de diferentes origens. Considere as afirmativas a seguir, indicando se são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A toxicidade aguda do efluente será determinada em laboratório, mediante a elaboração de testes ecotoxicológicos padronizados, cujos resultados deverão ser expressos em fator de diluição (FD).
( ) A referida portaria estabelece os limites máximos de toxicidade aguda dos efluentes de diferentes origens, expressos em fator de diluição, para microcrustáceos e bactérias bioluminescentes.
( ) Efluentes de origem química, têxtil e farmacêutica, de acordo com a portaria, apresentam como limite máximo de toxicidade aguda para Daphnia magna um FD = 3.
( ) Para as atividades não inseridas na tabela da referida portaria, ficam estabelecidos os limites máximos de toxicidade aguda com um FD = 6 tanto para ensaios com Daphnia magna como com Vibrio fisheri.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
- A. F – V – V – F
- B. V – V – F – F
- C. F – V – F – F
- D. V – F – V – F
- E. F – F – V – V
Auditoria - Fraude e Erro - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - 2014 - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Auditor (Área de Formação: Economia)
- A. regular com ressalvas.
- B. regular.
- C. irregular.
- D. adverso.
- E. com negativa de opinião.
Auditoria - Papéis de Trabalho - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - 2014 - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Auditor (Área de Formação: Economia)
- A. autenticidade, qualidade, boa apresentação, confirmação e concisão.
- B. identificação, quantidade, sequência, profundidade e boa apresentação.
- C. boa apresentação, uniformidade, concisão, acabamento e sequência.
- D. extensão, boa apresentação, uniformidade, quantidade e confirmação.
- E. sequência, qualidade, acabamento, boa apresentação e autenticidade.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - 2014 - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Auditor (Área de Formação: Economia)
- A. Para cada objeto descrito no planejamento de auditoria, faz-se importante a definição do escopo de trabalho, explicitando, tanto quanto possível, sua representatividade em termos relativos e demonstrando a amplitude dos exames a serem realizados, em relação ao universo de referência concernente ao objeto a ser auditado.
- B. Para cada objeto descrito no planejamento de auditoria, dispensa-se a avaliação sumária quanto ao risco inerente ao objeto a ser auditado e sua relevância em relação à entidade.
- C. O planejamento de auditoria deve conter um cronograma com datas rígidas e imutáveis para cada objeto descrito.
- D. É vedada a previsão de ações de capacitação de servidores lotados na auditoria interna, por não serem objetos de ação de auditoria.
- E. Na descrição das ações de auditoria interna não há necessidade de previsão da origem da demanda, recursos humanos empregados e o local da realização dos trabalhos de auditoria.