Serviço Social - Projeto ético político profissional do Serviço Social - Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) - 2017 - TJPR/PR - Analista Judiciário
Nos últimos trinta anos, os Assistentes Sociais têm sido demandados ao desenvolvimento de um exercício profissional direcionado à construção de uma nova ordem social, sem exploração/dominação de classe, etnia, gênero, através de posicionamentos radicalmente favoráveis à consolidação da democracia, conforme preconizado pelo arsenal técnico, legal, teórico e metodológico, conhecido como Projeto Ético Político do Serviço Social. (Mota 2011). Em relação ao Projeto, analise as afirmações a seguir.
I. O Projeto Ético Político do Serviço Social tem suas origens entre o final da década de setenta e início dos anos oitenta do século passado, a partir de uma crescente recusa e crítica dos profissionais aos métodos conservadores e tradicionais utilizados na prática profissional. Esses métodos, reproduzidos das escolas europeias e americanas base de formação técnica dos primeiros profissionais eram tidos como distanciados da realidade brasileira e mantenedores do status quo.
II. A difusão do projeto tem sido executada exclusivamente pelas instâncias produtoras de conhecimentos no Serviço Social (Graduação, Pós-Graduação, Centros de Pesquisa, Grupos de Discussão etc.).
III. O desenvolvimento do projeto tem sua maturidade na década de 1990, após um acúmulo significativo de mudanças incorporadas pelas bases de formação e atuação do Serviço Social, além de um cenário social favorável à sua implementação, motivado pelo final da ditadura e início da democracia.
IV. O cenário macroeconômico, caracterizado pelo neoliberalismo, demarcou um forte avanço na organização e desenvolvimento do projeto, pois o consumo, o individualismo possessivo, a lógica contábil e financeira que se impuseram às necessidades e direitos humanos e sociais colaboram para reduzir as desigualdades sociais decorrentes dos processos de concentração de renda, terra e poder.
Estão CORRETAS apenas
- A. II, III e IV.
- B. I, II e IV.
- C. I e IV.
- D. II e III.
- E. I e III.
Língua Portuguesa - Interpretação de Texto - Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) - 2017 - TJPR/PR - Analista Judiciário

- A. Concluíram que o trabalho infantil, principalmente fora do domicílio e durante longas horas, reduz o desempenho escolar em até 20%.
- B. O estudo revelou que o trabalho praticado por crianças em Gana tinha um efeito negativo sobre a aprendizagem em áreas chaves, como leitura e matemática.
- C. Outros defendem que o trabalho pode elevar seu nível de capital humano, por meio do aprendizado adquirido na juventude com esse trabalho.
- D. Por outro lado, outros estudos falharam em encontrar uma relação entre renda e trabalho infantil.
- E. A principal razão para esse resultado é que indivíduos com posse maior de terra têm oportunidade de usar de forma mais produtiva a mão de obra familiar.
Língua Portuguesa - Interpretação de Texto - Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) - 2017 - TJPR/PR - Analista Judiciário
Leia o texto a seguir que é parte de um artigo técnico.
De acordo com o texto, esses riscos, dessas duas partes e eles correspondem, respectivamente
- A. ao ambiente de trabalho; do empregador e dos trabalhadores; trabalhadores.
- B. à construção e manutenção da segurança; dos profissionais especializados em saúde e segurança do trabalho; empregador e dos trabalhadores.
- C. à capacitação técnica; do empregado e dos profissionais especializados; trabalhadores.
- D. ao exercício profissional; do empregador e dos trabalhadores; profissionais especializados.
- E. aos riscos associados ao exercício profissional; do empregador e dos profissionais especializados em saúde e segurança; trabalhadores.
Língua Portuguesa - Interpretação de Texto - Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) - 2017 - TJPR/PR - Analista Judiciário

- A. No texto, o cajueiro foi selecionado para representar as famílias das regiões norte e nordeste do Brasil, visto que elas precisam enfrentar as adversidades do clima seco e, mesmo assim, elas não têm dificuldades em crescer e dar frutos.
- B. Ao compararem a estrutura da família à da árvore do cajueiro, que tem raízes, caule, folhas, flores e frutos, os autores do texto fazem referência ao modelo padrão de família, constituído por pai, mãe, filhos e seus descendentes.
- C. Conforme o texto, acaju, acajaíba e acajuíba são nomes atribuídos ao cajueiro anão; e gigante, caju-comum e cajueiro-comum são nomes atribuídos ao tipo comum dessa árvore.
- D. O caule liga as raízes às folhas, sustentando estas, e por isso ele é considerado o laboratório químico das plantas verdes.
- E. O título revela uma metáfora e tem a função de anunciar uma informação a ser tratada no texto: a família, como uma árvore, tem suas atribuições e está em constante transformação.
Língua Portuguesa - Interpretação de Texto - Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) - 2017 - TJPR/PR - Analista Judiciário

- A. Duração da permanência da garota com os macacos.
- B. Motivo pelo qual a garota estava vivendo na floresta.
- C. Comportamento da garota no momento em que foi encontrada.
- D. Alimentação da garota enquanto estava na floresta.
- E. Dados pessoais exatos referentes à garota.
Língua Portuguesa - Interpretação de Texto - Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) - 2017 - TJPR/PR - Analista Judiciário

Veja a definição do verbo agradar no Dicionário Eletrônico Houaiss.
Se tomarmos como base de correção gramatical o que o dicionário afirma sobre o verbo agradar, o trecho do texto está
- A. adequado, uma vez que o autor do texto emprega o verbo agradar de modo pronominal, como previsto pelo dicionarista.
- B. adequado, pois a transitividade direta é contemplada pelo dicionarista como uma estrutura prevista.
- C. inadequado, porque a transitividade indireta deveria ter sido empregada no trecho: agradam ao paciente.
- D. inadequado, dado que a regência usada pelo autor do texto é prescrita pelo dicionário apenas para o uso regional.
- E. inadequado, já que agradam, no texto, é exemplo de uma estrutura intransitiva, logo o objeto direto não deveria ser usado.
Psicologia - Tipos de Psicoterapia - Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) - 2017 - TJPR/PR - Analista Judiciário
- A. isolar o paciente da família e dos amigos, enquanto este estiver em tratamento, para desenvolver a consciência sobre os perigos da dependência.
- B. o modelo manicomial do atendimento dessa população, em que se coloca a ênfase na droga, por ser o mais adequado e por isso o mais utilizado nos dias de hoje.
- C. focada nas práticas assistenciais, pois gera proteção e tutela do usuário, mantendo-o afastado das drogas, trazem benefícios mais rápidos.
- D. com foco nas políticas de controle e criminalização das drogas.
- E. o tratamento com foco na autonomia do indivíduo que pode, assim, resgatar sua condição de sujeito social e autônomo.
Língua Portuguesa - Interpretação de Texto - Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) - 2017 - TJPR/PR - Analista Judiciário

- A. expande o objetivo das pesquisas anteriores e adiciona novas informações sobre como a musicoterapia deve ser conduzida no caso do câncer.
- B. restringe a aplicação da terapia apresentada no parágrafo anterior e descreve o modo como o paciente deve se comportar durante as sessões.
- C. faz uma ressalva à abrangência dos efeitos da música no tratamento do câncer e indica uma condição para a maximização dos resultados.
- D. limita o sucesso da terapia a questões fisiológicas e reserva as vantagens do processo à seleção musical feita pelo profissional.
- E. introduz uma exceção à causa do tratamento terapêutico, atrelando o êxito ou não do método ao desempenho do profissional da área.
Legislação Especial Federal - Lei nº 8.069/1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA - Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) - 2017 - Tribunal de Justiça - PR (TJPR/PR) (2ª edição) - Analista Judiciário
- A. Uma das maneiras de extinção de medida socioeducativa se dá pela aplicação de pena privativa de liberdade, a ser cumprida em regime fechado ou semiaberto, em execução provisória ou definitiva.
- B. As medidas socieducativas têm por principal objetivo retirar o transgressor do convívio social, promovendo o encarceramento imediato do adolescente infrator, por tempo compatível com a gravidade de sua conduta.
- C. Se a conduta do adolescente for considerada extremamente irresponsável, a execução das medidas socioeducativas poderá impor tratamento mais gravoso do que o conferido ao adulto que realizou conduta similar.
- D. Nos procedimentos administrativos ou judiciais relativos a medidas socioeducativas, o adolescente não poderá ser acompanhado por seus pais ou por responsável, mas apenas por seu defensor.
- E. Pelo princípio da impessoalidade, a execução das medidas socioeducativas não pode levar em consideração a idade, as capacidades ou as circunstâncias pessoais do adolescente, mas tão somente a gravidade de sua conduta.
Psicologia - Tipos de Psicoterapia - Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) - 2017 - TJPR/PR - Analista Judiciário
Leia as afirmativas a seguir sobre Terapia Cognitiva.
I. O objetivo da Terapia Cognitiva é reestruturar e corrigir os pensamentos distorcidos utilizando as abordagens colaborativa e psicoeducativa para desenvolver soluções pragmáticas para produzir mudanças e melhorar os transtornos emocionais.
II. A maneira com que os indivíduos percebem e processam a realidade tem influência direta na maneira como cada pessoa se comporta e se sente.
III. Alguns pensamentos, conhecidos como pensamentos automáticos, ocorrem espontaneamente nas fronteiras da consciência, por esse motivo não é possível percebê-los e avaliá-los.
IV. Não há uma relação recíproca entre afeto e cognição, pois a cognição depende de suas estruturas internas, o afeto, por sua vez, está ligado com as experiências derivadas de comportamentos do indivíduo.
V. Os esquemas de indivíduos mal ajustados podem levar à distorção da realidade e com isso gerar um transtorno psicológico.
Assinale a alternativa CORRETA.
- A. Apenas I e II.
- B. Apenas I, III e V.
- C. Apenas I, II e V.
- D. Apenas II, III, IV e V.
- E. Apenas II, IV e V.