Informática Básica / Microinformática - Geral - UFPA / DAVES / CEPS - 2005 - BANPARA/PA - Técnico
Com relação ao software dos computadores, é correto afirmar:
- A.
A Linguagem de Máquina é universal e única, conseqüentemente é entendida por todos os computadores.
- B.
Os interpretadores das linguagens de programação geram programas FONTE para processamento pelos computadores.
- C.
Os interpretadores e compiladores das linguagens de programação geram programas FONTE para processamento pelos computadores.
- D.
Os compiladores das linguagens de programação geram programas OBJETOS para processamento pelos computadores.
- E.
Os interpretadores das linguagens de programação geram programas FONTE e OBJETOS para processamento pelos computadores.
Informática Básica / Microinformática - Geral - UFPA / DAVES / CEPS - 2005 - BANPARA/PA - Técnico
Com relação aos conceitos básicos de hardware e software e a forma de representação/armazenamento das informações, podemos afirmar:
- A.
Os teclados dos computadores não precisam de memórias intermediárias, já que servem exclusivamente para introduzir dados e instruções na memória principal dos computadores.
- B.
As memórias intermediárias geralmente possuem baixa capacidade de armazenamento, baixo custo e são lentas se comparadas com a velocidade de acesso dos discos rígidos.
- C.
Um BYTE, em geral, pode ter 7 ou 8 BITs, dependendo do tipo de código utilizado.
- D.
Uma memória de 1KILOBYTE permite armazenar até 1000 caracteres.
- E.
Palavra e Byte têm o mesmo significado e, conseqüentemente, a mesma função nos computadores
Informática Básica / Microinformática - Excel - UFPA / DAVES / CEPS - 2005 - BANPARA/PA - Técnico Bancário
Ao usar um processador de planilhas eletrônicas, o que significa o termo "mesclar células"?
- A.
Criar células
- B.
Deletar células.
- C.
Transformar um intervalo de células selecionadas em apenas uma célula.
- D.
Transformar um intervalo de células selecionadas em várias outras células.
- E.
Transformar a formatação de uma célula em um intervalo de várias outras células.
Língua Portuguesa - Interpretação de Texto - UFPA / DAVES / CEPS - 2005 - BANPARA/PA - Técnico
Seria possível alterar a expressão escrita de enunciados do texto, conforme se apresenta abaixo, sem infringir regras de pontuação, exceto no que diz respeito à proposta da alternativa
- A.
"A busca de informações exige técnica apurada para seu registro" (linha 4) / A busca de informações, exige técnicas apuradas para o seu registro.
- B.
"Há quem afirme que o estudioso lê e só depois inicia sua redação e há quem diga que o escritor de obras científicas, técnicas, didáticas lê e escreve concomitantemente" (linhas 8 e 9) / Há quem afirme que o estudioso lê e só depois inicia sua redação, e há quem diga que o escritor de obras científicas, técnicas, didáticas lê e escreve concomitantemente.
- C.
"Num caso e noutro a decisão de escrever pressupõe reflexão demorada sobre o assunto" (linhas 9 e 10) / Num caso e noutro, a decisão de escrever pressupõe reflexão demorada sobre o assunto.
- D.
"Portanto, a uma biblioteca nacional cabe reunir toda bibliografia produzida num país" (linhas 32 e 33) / Portanto a uma biblioteca nacional cabe reunir toda bibliografia produzida num país.
- E.
"Teoricamente, deveria ser uma biblioteca completa quanto à produção nacional" (linhas 33 e 34) / Teoricamente deveria ser uma biblioteca completa quanto à produção nacional.
Língua Portuguesa - Interpretação de Texto - UFPA / DAVES / CEPS - 2005 - BANPARA/PA - Técnico
Identifica-se que o texto atende à função referencial da linguagem, porquanto procura
- A.
persuadir os leitores a freqüentarem bibliotecas
- B.
explorar os significados da palavra "biblioteca".
- C.
explorar o valor estético da linguagem, valendo-se de construções sintáticas inusitadas.
- D.
tecer considerações objetivamente sobre a importância da consulta bibliográfica.
- E.
revelar uma atitude pessoal do autor em relação ao tema.
Língua Portuguesa - Interpretação de Texto - UFPA / DAVES / CEPS - 2005 - BANPARA/PA - Técnico
O tema básico do texto é
- A.
a construção dos métodos de investigação científica.
- B.
a distinção entre os tipos de bibliotecas.
- C.
a pesquisa bibliográfica como requisito da produção científica.
- D.
o papel da biblioteca no ensino formal em todos níveis, particularmente no nível superior.
- E.
a natureza do conhecimento científico.
Língua Portuguesa - Interpretação de Texto - UFPA / DAVES / CEPS - 2005 - BANPARA/PA - Técnico
Considerando o conteúdo do texto "Consulta Bibliográfica", julgue os itens abaixo.
I- Somente as bibliotecas públicas são especializadas.
II- Há somente uma biblioteca nacional no País.
III- A pesquisa bibliográfica deve ser vista como uma exigência de trabalhos acadêmicos.
IV- Uma biblioteca nacional tem a função de armazenar obras de todas as áreas de conhecimento.
V- A paráfrase não deve ser um procedimento do texto científico, pois a retomada de idéias é desaconselhável nesse gênero de texto.
São corretas as afirmações referentes aos itens
- A.
I, II e IV
- B.
II e III
- C.
IV e V
- D.
I, III e V
- E.
II e V
Biblioteconomia - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares. - UFPA / DAVES / CEPS - 2005 - BANPARA/PA - Técnico
Sobre as tabelas auxiliares especiais da CDU, é possível afirmar que
- A.
servem para analisar um assunto e reduzir sua extensão
- B.
arrolam assuntos nunca antes tratados na CDU.
- C.
possibilitam o uso de conceitos relativos à área geográfica de assunto.
- D.
evidenciam o ponto de vista enfocado em um documento.
- E.
especificam as facetas de um assunto e podem ser utilizados em combinação com qualquer número das tabelas principais.
Matemática - Funções - UFPA / DAVES / CEPS - 2005 - BANPARA/PA - Técnico
A expressão IMC = P/H² fornece o índice de massa corpórea (IMC) a partir do peso (P) e da altura (H) de uma pessoa. Se duas pessoas de mesmo peso apresentam alturas diferentes, então podemos afirmar que o índice de massa corpórea será
- A.
maior para a pessoa de maior altura.
- B.
o mesmo para as duas pessoas.
- C.
maior para a pessoa de menor altura.
- D.
menor para a pessoa de menor altura.
- E.
diretamente proporcional à altura
Língua Portuguesa - Sintaxe - UFPA / DAVES / CEPS - 2005 - BANPARA/PA - Motorista
As questões de 17 a 22 são baseadas nos anúncios publicitários:
"Se você não se cuidar, a Aids vai te pegar"
e
"Vem pra caixa você também"
Em uma situação formal de comunicação, seguindo as normas gramaticais, o anúncio "Se você não se cuidar, a Aids vai te pegar" poderia ficar:
- A.
Se você não se cuidar, a Aids vai pegar você.
- B.
Se tu não se cuidar, a Aids vai te pegar.
- C.
Se tu não te cuidar, a Aids vai te pegar.
- D.
Se tu não se cuidar, a Aids vai pegá-lo.
- E.
Se tu não te cuidares, a Aids vai te pegar.