Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ - 2006 - SME/RJ - Professor
Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.
A alternativa em que cada palavra é acentuada graficamente devido a fundamentação distinta das demais é:
- A.
Idéias, há, é.
- B.
Próprio, tê-lo, elétron.
- C.
Porém, Demócrito, alguém.
- D.
Irlandês, ondulatória, água.
Língua Portuguesa - Ortografia - Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ - 2006 - SME/RJ - Professor
Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.
Há equívoco ortográfico em uma palavra da seguinte frase presente no texto:
- A.
Nela, os elétrons eram estudados não apenas como ondas voando soltas no espaço, mas também como confinadas numa certa região.
- B.
Com o avanço da Química e da Física do século 19, o conceito de átomo foi reevocado pelo inglês John Dalton.
- C.
Explicar as variações na energia emitida por objetos aquecidos, por exemplo, revelou-se muito difícil.
- D.
Ela envolvia cálculos muito complicados, o que era um problema.
Matemática - Equações Exponenciais - Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ - 2006 - SME/RJ - Professor
- A. 11 h 20 min
- B. 12 h 20 min
- C. 13 h 20 min
- D. 14 h 20 min
Língua Portuguesa - Interpretação de Texto - Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ - 2006 - SME/RJ - Professor
Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.
"Einstein (então um ilustre desconhecido trabalhando no escritório de patentes de Berna) sugeriu que a idéia dos pequenos pacotes – leia-se partículas – também poderia explicar o comportamento da luz."
Essa frase do texto é exemplo de má redação em face do seguinte fato gramatical:
- A. Uso inadequado dos parênteses.
- B. Emprego do gerúndio com valor de adjetivo.
- C.
Ausência de vírgula obrigatória após a palavra então.
- D.
Falta de concordância do verbo ler e o sujeito partículas.
Língua Portuguesa - Interpretação de Texto - Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ - 2006 - SME/RJ - Professor
Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.
"A luz apresentava um caráter dual, isto é, possuía características tanto de onda como de uma partícula." Essa frase do texto constitui exemplo de má redação em face do seguinte fato:
- A.
Há indevida repetição da preposição de.
- B.
Há inadequação semântica no emprego do adjetivo dual.
- C.
Não há paralelismo gramatical entre os termos da correlação.
- D.
Não há fundamento sintático para o emprego da expressão isto é.
Língua Portuguesa - Interpretação de Texto - Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ - 2006 - SME/RJ - Professor
Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.
- A.
Referência direta ao leitor mediante indagação inicial.
- B.
Oferecimento de uma definição técnica do fato principal.
- C.
Remissão a um texto de terceiros como recurso de intertextualidade.
- D.
Introdução de fatos isolados que posteriormente se revelam assemelhados.
Língua Portuguesa - Interpretação de Texto - Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ - 2006 - SME/RJ - Professor
Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.
De acordo com o texto, Max Planck imaginou que a energia de objetos aquecidos era liberada em "pequenos pacotes". Tem-se nesse caso um raciocínio que se expressa lingüisticamente mediante o seguinte recurso:
- A. Exposição eufemística.
- B. Descrição metonímica.
- C. Referência metafórica.
- D. Correlação antitética.
Língua Portuguesa - Interpretação de Texto - Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ - 2006 - SME/RJ - Professor
Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.
Ao referir-se à mecânica de matrizes e à mecânica ondulatória, o texto as relaciona da seguinte forma:
- A.
A primeira é uma antinomia da segunda.
- B.
A segunda é uma especificação da primeira.
- C.
A primeira se baseia nas mesmas teses da segunda.
- D.
A segunda tem um caráter funcional superior ao da primeira.
Língua Portuguesa - Interpretação de Texto - Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ - 2006 - SME/RJ - Professor
Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.
Segundo o texto, é cabível afirmar que:
- A.
A Química do século 19 introduziu na ciência o conceito de átomo.
- B.
A Física quântica trouxe conquistas tecnológicas acessíveis ao cidadão comum.
- C.
Há uma relação de causa e efeito entre a Física quântica e as pesquisas de Demócrito.
- D.
Na Grécia Antiga, os objetos eram entendidos como tijolos que se unem para formar um todo.
Língua Portuguesa - Interpretação de Texto - Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ - 2006 - SME/RJ - Professor
Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.
- A.
Reproduzir o átomo em laboratório.
- B.
Descrever a presença do elétron no átomo.
- C.
Reproduzir uma miniatura do Sistema Solar.
- D.
Relacionar o movimento do elétron com o do sol.