Ciência da Computação - Criptografia, Assinatura e Certificado Digitais - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2018 - Polícia Civil - PI - Perito Criminal
- A. O criptossistema no qual a criptografia e a descriptografia são realizadas via diferentes chaves é conhecida como criptografia assimétrica, também conhecida como criptografia de chave pública. A criptografia assimétrica transforma o texto da mensagem em texto cifrado utilizando uma de duas chaves e um algoritmo de criptografia. A outra chave é associada a um algoritmo de descriptografia, o texto da mensagem é recuperado a partir do texto cifrado. A desvantagem da criptografia assimétrica está em seu desempenho, pois é mais lenta quando comparada com a criptografia simétrica.
- B. Algoritmos Hash, também conhecido como one-way, são funções criptográficas que possuem como entrada mensagens de tamanho variável e a saída de tamanho fixo. Uma mensagem de entrada, sempre que for submetida à análise da função Hash, vai gerar a mesma saída. Os algoritmos Hash mais conhecidos são MD5, que produz um valor Hash de 128 bits e o SHA cujo valor é de 160 bits.
- C. Os modos de operações de algoritmos criptográficos podem ser divididos em: cifragem por fluxo (stream cipher) e cifragem em blocos (block cipher). ECB, CFB, CBC, OFB são exemplos de modos de operações por cifragem em blocos.
- D. O AES é um algoritmo de cifragem capaz de utilizar chaves criptográficas de 128 bits, 192 bits e 256 bits para cifrar e decifrar blocos de 128 bits.
- E. O AES é um algoritmo de cifragem capaz de utilizar chaves criptográficas de 128 bits, 192 bits e 256 bits para cifrar e decifrar blocos de 128 bits.
Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais - Legislação Aplicada - Polícia Civil do Estado do Piauí - PC PI - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2018 - Polícia Civil - PI - Delegado de Polícia Civil (3 ª Classe)
- A. Em matéria de processo administrativo disciplinar, ao policial civil somente são aplicáveis as normas previstas no Estatuto da Polícia Civil do Estado do Piauí.
- B. O processo disciplinar será conduzido por comissão composta de 3 (três) policiais civis estáveis designados pela autoridade competente, que indicará, dentre eles, o seu presidente, que deverá ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nível, ou ter nível de escolaridade igual ou superior ao do indiciado.
- C. A suspensão, que não poderá ser superior a 60 (sessenta) dias, é aplicável, entre outros casos, quando o policial civil levar à prisão e nela conservar quem que se proponha a prestar fiança permitida em lei.
- D. É punível com advertência o policial civil que indicar ou insinuar nome de advogado para assistir pessoa que se encontre respondendo a processo ou inquérito policial.
- E. É punível com demissão o policial civil que fizer uso indevido de veículo da repartição, bem como dirigir com imprudência ou negligência.
Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais - Legislação Aplicada - Polícia Civil do Estado do Piauí - PC PI - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2018 - Polícia Civil - PI - Delegado de Polícia Civil (3 ª Classe)
- A. Ao Conselho Superior da Polícia Civil compete, entre outras atribuições, deliberar sobre as matrículas nos cursos de formação da Academia de Polícia, com base no resultado da investigação sobre a vida dos candidatos.
- B. São membros natos do Conselho Superior de Polícia Civil: o Governador do Estado, o Presidente do Tribunal de Justiça, o Delegado-Geral e o Corregedor-Geral de Polícia.
- C. Para integrar o Conselho Superior de Polícia Civil, são eleitos 04 (quatro) representantes dos policiais civis, com os respectivos suplentes, indicados por suas entidades sindicais representativas, com mandato de 04 (quatro) anos, admitida uma recondução.
- D. As manifestações do Conselho Superior da Polícia Civil serão aprovadas por maioria absoluta, exceto nas hipóteses de remoção de policial, por interesse público, em que se exigirá 3/4 (três quartos) dos votos de seus membros.
- E. Perde automaticamente o mandato o conselheiro eleito que faltar, sem justificativa, a 5 (cinco) sessões plenárias consecutivas ou a 8 (oito) intercaladas por ano de exercício.
Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais - Legislação Aplicada - Polícia Civil do Estado do Piauí - PC PI - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2018 - Polícia Civil - PI - Agente de Polícia Civil
- A. O policial removido de ofício ou a pedido fará jus a ajuda de custo.
- B. A remoção de ofício do policial, salvo imperiosa necessidade do serviço, devidamente justificada só poderá ser efetivada após 1 (um) ano, no mínimo de exercício em cada localidade.
- C. O policial civil inativo terá direito à identidade policial, com cor diferenciada, em que conste sua condição de inativo, não lhe sendo assegurado o direito ao porte de arma.
- D. É permitido ao policial civil deixar de portar sua credencial oficial, quando não encontra-se em serviço. Deve portar sempre a identidade funcional, uma vez que a falta da funcional em serviço será punida administrativamente com suspensão.
- E. Preso provisoriamente, o policial civil, enquanto não perder a condição de servidor, permanecerá em prisão especial, durante o curso da ação penal e até que a sentença transite em julgado.
Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais - Legislação Aplicada - Polícia Civil do Estado do Piauí - PC PI - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2018 - Polícia Civil - PI - Agente de Polícia Civil
- A. A Polícia Judiciária compõe-se de polícia civil e de polícia técnico-científico.
- B. São cargos da polícia judiciária: perito médico-legal, perito odonto-legal, delegado de polícia, escrivães e agente de polícia.
- C. A Polícia Civil é constituída pelos seguintes cargos: delegado de polícia; perito médico-legal, perito odonto-legal, perito criminal, escrivão de polícia, agente de polícia e perito papiloscopista policial.
- D. Ao delegado de polícia de carreira compete a direção da polícia judiciária, a ele ficando subordinados hierarquicamente os escrivães, os agentes de polícia e o perito papiloscopista policial.
- E. O Diretor da polícia técnico-científica fica subordinado diretamente ao Governador do Estado.
Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais - Legislação Aplicada - Polícia Civil do Estado do Piauí - PC PI - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2018 - Polícia Civil - PI - Médico Legista
- A. O Diretor da polícia técnico-científica não fica subordinado diretamente ao Delegado-Geral.
- B. A Polícia Civil compõe-se de polícia judiciária e de polícia técnico-científico.
- C. À polícia técnico-científica, composta pelos auxiliares das autoridades policiais civis, compete o apoiamento técnico e científico e a realização das perícias em geral.
- D. Os cargos da polícia técnico-científica são: perito médico-legista, perito odonto-legista e perito criminal.
- E. À polícia técnico-científica compete auxiliar a polícia judiciária, realizando as perícias e demais providências probatórias por esta requisitadas, mas sem vínculo de subordinação hierárquica em relação aos seus integrantes.
Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais - Resoluções - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2018 - Polícia Civil - PI - Perito Criminal
- A. Cabe ao órgão ambiental competente elaborar o plano ambiental de conservação e uso do entorno dos reservatórios artificiais.
- B. Constitui Área de Preservação Permanente a área com largura mínima de trinta metros, no mínimo, no entorno de reservatórios artificiais de geração de energia elétrica com até dez hectares, sem prejuízo da compensação ambiental.
- C. Constitui Área de Preservação Permanente a área com largura mínima de trinta metros, no mínimo, no entorno de reservatórios artificiais não utilizados em abastecimento público ou geração de energia elétrica, com até vinte hectares de superfície e localizados em área rural.
- D. Constitui Área de Preservação Permanente a área com largura mínima de quinze metros no entorno de reservatórios artificiais situados em áreas urbanas consolidadas e cem metros para áreas rurais.
- E. Para o licenciamento de reservatórios artificiais destinados à geração de energia e abastecimento público, cabe ao empreendedor elaborar o plano ambiental.
Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais - Resoluções - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2018 - Polícia Civil - PI - Perito Criminal
- A. É de responsabilidade do proponente do projeto a elaboração do programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos positivos e negativos, indicando os fatores e parâmetros a serem considerados.
- B. Nas atividades de estudo de impacto ambiental, o diagnóstico ambiental da área de influência do projeto, em sua completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, considera os tipos e aptidões do solo como meio socioeconômico.
- C. Exploração econômica de madeira ou de lenha, em áreas acima de 200 hectares ou menores, quando atingir áreas significativas em termos percentuais ou de importância do ponto de vista ambiental é considerada atividade modificadoras do meio ambiente.
- D. Dependerá de elaboração de estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto ambiental - RIMA, a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e da Secretaria Especial do Meio Ambiente – SEMA.
- E. Projetos agropecuários que contemplem áreas acima de 100 hectares ou menores, neste caso, quando se tratar de áreas significativas em termos percentuais ou de importância do ponto de vista ambiental, inclusive nas áreas de proteção ambiental, é considerada atividade modificadoras do meio ambiente.
Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais - Normas Brasileiras de Contabilidade - NBC - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2018 - Polícia Civil - PI - Perito Criminal
- A. O montante pelo qual o patrimônio líquido é apresentado no balanço patrimonial depende da mensuração dos ativos e passivos. Normalmente, o montante agregado do patrimônio líquido somente por coincidência corresponde ao valor de mercado agregado das ações da entidade ou da soma que poderia ser obtida pela venda dos seus ativos líquidos numa base de item-por-item, ou da entidade como um todo, tomando por base a premissa da continuidade (going concern basis).
- B. Despesas são decréscimos nos benefícios econômicos durante o período contábil, sob a forma da saída de recursos ou da redução de ativos ou assunção de passivos, que resultam em decréscimo do patrimônio líquido, e que não estejam relacionados com distribuições aos detentores dos instrumentos patrimoniais.
- C. O benefício econômico futuro incorporado a um ativo é o seu potencial em contribuir, direta ou indiretamente, para o fluxo de caixa ou equivalentes de caixa para a entidade.
- D. Passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos.
- E. Ganhos representam itens que se enquadram na definição de receita e surgem sempre no curso das atividades usuais da entidade, representando aumentos nos benefícios econômicos, porém diferem, em natureza, das receitas.
Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais - Normas ISO/IEC - International Organization for Standardization/International Electrotechnical Commission - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2018 - Polícia Civil - PI - Perito Criminal
- A. O controle criptográfico tem por finalidade proteger a confidencialidade, autenticidade ou integridade das informações por meio da validação de dados de entrada e de saída.
- B. A norma adota o modelo PDCA (Plan-Do-Check-Act) para estruturar todos os processos do SGSI.
- C. Os controles da norma são apresentados como boas práticas para que a organização adote uma postura proativa e preventiva diante de requisitos e necessidades da segurança da informação.
- D. O objetivo da política de segurança da informação é prover orientação e apoio à direção, para a segurança da informação de acordo com os requisitos do negócio e com as leis e regulamentações relevantes.
- E. A segurança física e do ambiente tem por objetivo prevenir o acesso físico não autorizado, danos e interferências com as instalações e informações da organização.