Direito Internacional - Direito Internacional Privado - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2009 - Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) - Analista de Planejamento Industrial
Nos contratos internacionais, a cláusula conhecida como hardship pode ser caracterizada como uma cláusula que confere à parte prejudicada
- A.
nos contratos de fretamento, o direito de pedir o fim do contrato por não cumprimento do prazo de entrega;
- B.
o direito de suspender o cumprimento de suas obrigações por motivo de força maior;
- C.
o direito de requerer a revisão do contrato para reestabelecer o seu equilíbrio econômico;
- D.
nos contratos de fretamento, o direito de requerer o fim do contrato por inexecução motivada por força maior;
- E.
o direito de suspender o cumprimento de suas obrigações, estando limitada a contratos de transporte.
Química - Elementos Químicos, Substâncias e propriedades químicas, Tabela Periódica - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2009 - INPI - Pesquisador em Propriedade Industrial
- A.
1010
- B.
1020
- C.
1040
- D.
1060
- E.
4340
Química - Geral - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2009 - INPI - Pesquisador em Propriedade Industrial
Considere o gráfico apresentado a seguir que mostra o diagrama de resfriamento contínuo para um aço carbono hipoeutetoide e três curvas de resfriamento A, B e C:
As microestruturas formadas nesse aço, resultantes dos resfriamentos A, B e C são, respectivamente:
- A.
austenita; martensita; ferrita+perlita;
- B.
ferrita; ferrita+perlita fina; martensita;
- C.
martensita; bainita e ferrita+perlita fina;
- D.
martensita; ferrita+perlita grossa; ferrita+perlita fina;
- E.
ferrita+perlita grossa; ferrita+perlita fina; martensita.
Engenharia Mecânica - Geral - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2009 - INPI - Pesquisador em Propriedade Industrial
Numa operação de fresagem de uma superfície, adotase uma fresa circular de 40mm de raio, 12 dentes e 120 rotações por minuto. Considerando-se que o avanço por dente da fresa é de 0,15mm, o avanço da mesa da fresadora, em mm/min, é igual a:
- A.
432
- B.
216
- C.
144
- D.
126
- E.
114
Engenharia Mecânica - Geral - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2009 - INPI - Pesquisador em Propriedade Industrial
Nas operações de usinagem utilizam-se as mais variadas ferramentas de corte. Dentre essas, os cossinetes e os machos são ferramentas utilizadas, respectivamente, para a execução das seguintes operações de usinagem:
- A.
roscamento interno e roscamento externo;
- B.
roscamento externo e roscamento interno;
- C.
roscamento externo e mandrilamento;
- D.
alargamento e furação;
- E.
alargamento e roscamento externo.
Engenharia Mecânica - Geral - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2009 - INPI - Pesquisador em Propriedade Industrial
As molas são elementos de máquina que, dentre outras aplicações, são utilizadas para absorver energia, amortecer vibrações, distribuir cargas e fornecer energia mecânica. A mola plana que é utilizada como fonte de energia para movimentar relógios mecânicos e brinquedos é do tipo:
- A.
espiral;
- B.
helicoidal cônica de compressão;
- C.
helicoidal de torção;
- D.
plana simples (mola de lâmina);
- E.
prato.
Engenharia Mecânica - Geral - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2009 - INPI - Pesquisador em Propriedade Industrial
O material que é colocado no espaço vazio interno das válvulas dos motores endotérmicos a fim de aumentar o arrefecimento destes motores é o:
- A.
dióxido de carbono;
- B.
enxofre
- C.
estanho;
- D.
grafite;
- E. sódio.
Engenharia de Produção e Egenharia Industrial - Geral - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2009 - INPI - Pesquisador em Propriedade Industrial
Dada a função de produção Y = X1³ X2², para uma decisão de aumento no uso do insumo X2 de 10%, o nível de produção em termos percentuais aumentará em:
- A.
30
- B.
20
- C.
10
- D.
3
- E.
2
Engenharia de Produção e Egenharia Industrial - Geral - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2009 - INPI - Pesquisador em Propriedade Industrial
A definição de uma campanha de marketing para lançar um novo produto, quando focada em fatores pessoais deve considerar:
- A.
a credibilidade da marca e da própria empresa;
- B.
a motivação do mercado em direção a ação;
- C.
o estilo de vida e as condições econômicas do consumidor;
- D.
as necessidades básicas do consumidor e fidelidade da oferta;
- E.
o processo de compra e a atitude do mercado ofertante.
Economia - O Setor Externo - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2009 - INPI - Pesquisador em Propriedade Industrial
Suponha que no mercado aberto todos os automóveis brasileiros sejam vendidos por 20.000 reais cada e todos os automóveis japoneses por 80.000 ienes cada, e que a taxa de câmbio seja 2 (um real compra dois ienes). Então, em termos reais são necessários:
- A.
dois automóveis japoneses para comprar quatro automóveis brasileiros;
- B.
dois automóveis japoneses para comprar dois automóveis brasileiros;
- C.
dois automóveis brasileiros para comprar quatro automóveis japoneses;
- D.
dois automóveis brasileiros para comprar um automóvel japonês;
- E.
dois automóveis japoneses para comprar um automóvel brasileiro.