Questões da Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnlogia Pernambuco (IFPE)
Direito Constitucional - Geral - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnlogia Pernambuco (IFPE) - 2013 - IF/PE - Auditor
- A. 18% e 10%.
- B. 20% e 12%.
- C. 25% e 15%.
- D. 54% e 12%.
- E. 20% e 18%.
Biblioteconomia - Geral - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnlogia Pernambuco (IFPE) - 2013 - IF/PE - Bibliotecário
Analise as seguintes proposições acerca dos catálogos e da catalogação:
I. Ao realizar a catalogação, o bibliotecário deve considerar características como: integridade, clareza, precisão, lógica e consistência.
II. A catalogação na fonte, também chamada de catalogação na publicação, consiste no registro que contém informações da obra, e está localizado no verso da capa do livro.
III. As partes da catalogação compreendem: descrição bibliográfica, pontos de acesso e dados de localização.
IV. O catálogo coletivo visa identificar e localizar publicações existentes colaborando para o intercâmbio entre bibliotecas.
V. O cerne da representação descritiva deixou de ser o item e passou a ser o usuário, visando permitir-lhe as tarefas de encontrar, identificar e selecionar a informação.
Assinale a alternativa que contempla todos os itens nos quais as proposições estão CORRETAS:
- A. Apenas IV.
- B. I, II e III.
- C. I, III, IV e V.
- D. I, IV e V.
- E. Somente I e V.
Biblioteconomia - Geral - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnlogia Pernambuco (IFPE) - 2013 - IF/PE - Bibliotecário
Após a conclusão da descrição bibliográfica, o bibliotecário procede à segunda etapa da catalogação, que é a determinação dos pontos de acesso. Estes se dividem em principal e secundário.
Acerca dos pontos de acesso, escolha a alternativa CORRETA.
- A. O ponto de acesso principal é aquele que encabeça a entrada, também sendo conhecido por cabeçalho de entrada principal.
- B. Os pontos de acesso secundários são todos os pontos de acesso além do principal, sendo indicados no primeiro bloco de informações.
- C. O ponto de acesso principal, ou seja, aquele que encabeça a entrada é também chamado de pista.
- D. Em obras com até três autores, a entrada se dá pelo autor principal seguido da expressão et al.
- E. O ponto de acesso principal pelo título da obra dar-se-á quando houver quatro ou mais autores, mesmo que um desses seja indicado como principal.
Biblioteconomia - Geral - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnlogia Pernambuco (IFPE) - 2013 - IF/PE - Bibliotecário
- A. Catálogo Coletivo.
- B. Classificação Decimal de Dewey.
- C. Classificação Decimal Universal.
- D. Catalogação cooperativa.
- E. Controle Bibliográfico Universal.
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- A. ele foi desenvolvido pela IFLA (International Federation of Library Associations and Institutitions) na década de 70.
- B. é um sistema de classificação simplificado para a organização de pequenos acervos bibliográficos.
- C. neste, o campo 022 corresponde ao ISBN.
- D. este possibilita que as bibliotecas substituam um sistema de automação por outro, garantindo a compatibilidade de seus dados.
- E. este não constitui padrão de interoperabilidade dos registros bibliográficos.
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- A. catalogação.
- B. controle bibliográfico.
- C. indexação.
- D. classificação.
- E. taxonomia.
Biblioteconomia - Geral - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnlogia Pernambuco (IFPE) - 2013 - IF/PE - Bibliotecário
- A. avaliação mensal das atividades do ICSTI.
- B. geração de renda dos menos favorecidos.
- C. classificação, indexação e metadados.
- D. adaptação, reconhecimento e avaliação.
- E. introdução, desenvolvimento e acompanhamento.
Biblioteconomia - Geral - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnlogia Pernambuco (IFPE) - 2013 - IF/PE - Bibliotecário
- A. análise semântica ajuda a estabelecer relações de classe entre termos, associando-os a um determinado conceito. No modelo clássico da gramática transformacional, trata-se de identificar a estrutura profunda de uma sentença, mediante transformações adequadas das estruturas superficiais das diversas sentenças que possuem o mesmo significado.
- B. análise sintática estabelece relações de classe entre termos, associando-os a um determinado conceito. No modelo clássico da gramática transformacional, trata-se de identificar a estrutura profunda de uma sentença, mediante transformações adequadas das estruturas superficiais das diversas sentenças que possuem significados diferentes.
- C. análise sintática e a semântica não estabelecem relações de classe entre termos associados a um determinado conceito. No modelo clássico da gramática transformacional, trata-se apenas de identificar a estrutura de uma sentença, mediante transformações adequadas das estruturas superficiais das diversas sentenças que possuem significados diferentes.
- D. análise lexical ajuda a estabelecer relações de classe entre termos, associando-os a um determinado conceito. No modelo clássico da gramática transformacional, trata-se de identificar a estrutura profunda de uma sentença, mediante transformações adequadas nas estruturas superficiais das diversas sentenças que possuem significados diferentes.
- E. análise morfológica estabelece relações de classe entre termos, associando-os a um determinado conceito. No modelo clássico da gramática transformacional, trata-se de identificar a estrutura profunda de uma sentença, mediante transformações adequadas das estruturas superficiais das diversas sentenças que possuem o mesmo significado.
Biblioteconomia - Geral - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnlogia Pernambuco (IFPE) - 2013 - IF/PE - Bibliotecário
- A. capítulo.
- B. índice.
- C. descritor.
- D. genérico.
- E. termo.
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- A. cordialidade.
- B. sinalização.
- C. seleção.
- D. retrovisão.
- E. circulação.