Questões da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Texto 1

É claro que somos livres para falar ou escrever como quisermos, como soubermos, como pudermos. Mas é também evidente que devemos adequar o uso da língua à situação, o que contribui efetivamente para a maior eficiência comunicativa.
Considerando o pensamento do texto 1 e tendo conhecimento das atribuições de um oficial de justiça, chegamos à conclusão de que, nessa atividade, a língua escrita, o nível, o uso ou o registro do idioma deve ser predominantemente:
    A) formal, de acordo com os princípios da gramática normativa;
    B) informal, em busca de mais ampla compreensão da mensagem;
    C) regional, adequando-o ao local onde ocorre a comunicação;
    D) popular, tendo em vista que as mensagens são lidas por todos;
    E) ultraformal, selecionando vocabulário erudito e construções elaboradas.
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Texto 1

É claro que somos livres para falar ou escrever como quisermos, como soubermos, como pudermos. Mas é também evidente que devemos adequar o uso da língua à situação, o que contribui efetivamente para a maior eficiência comunicativa.
O texto 1 é formado por dois intervalos. O segundo período, em relação ao primeiro, mostra uma:
    A) retificação do pensamento expresso no primeiro período;
    B) explicação necessária de opiniões manifestadas;
    C) limitação do alcance da afirmativa anterior;
    D) oposição a um pensamento já expresso;
    E) informação comprovada do que está escrito antes.
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Na redação de um texto, pode ocorrer uma série de dificuldades com os vocábulos da língua portuguesa; as palavras abaixo que estão graficamente corretas são:
    A) advogado / metereologia;
    B) bicabornato / astigmatismo;
    C) babadouro / beneficência;
    D) reinvindicação / bugigangas;
    E) jaboticaba / cabelereiro.
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Em todas as frases abaixo ocorre uma troca indevida do vocábulo sublinhado por seu parônimo; a única das frases cuja forma de vocábulo sublinhado está correta é:
    A) O motorista infligiu como leis do trânsito;
    B) O prisioneiro dilatou os comparsas do assalto;
    C) Não há nada que desabone sua conduta imoral;
    D) A cobrança é bimestral, ou seja, duas vezes por mês;
    E) Os cumprimentos devem ser dados na entrada da festa.
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Observe uma frase abaixo:
"Dada a causa, a natureza produz o efeito mais rapidamente em que pode ser produzido". Segundo essa frase, a natureza:
    A) produz tudo o que homem precisa;
    B) indica homem ou caminho a seguir;
    C) segue, sem pressa, uma ordem natural das coisas;
    D) cria leis, mas não como respeita;
    E) mostra espírito lógico e eficiente.
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Na frase “A natureza faz o homem feliz e bom, mas a sociedade ou corrompe e se torna miserável”, uma conjunção sublinhada pode ser substituída por:
    A) no entretanto;
    B) embora;
    C) visto que;
    D) portanto;
    E) contudo.
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Observe o texto a seguir, retirado de uma revista de computação.
“Por mais poderoso que seja, um computador sem programas poderá usar essa pouca utilidade. Um programa adequado com certeza não é um aplicativo profissional, caro e sofisticado que, às vezes, já vem instalado. De nada adiantam funções, botões e janelas, se você não conseguir fazer alguma coisa com eles ”. Um dos elementos que dá coerência aos textos é a ocorrência de vocábulos que estão dentro de um mesmo campo semântico; nesse texto, como palavras que pertencem ao mesmo bloco conceitual são:
    A) computador, programas, aplicativo, janelas;
    B) computador, programa, aplicativo, sofisticado;
    C) programas, aplicativo, caro, instalado;
    D) caro, sofisticado, instalado, funções;
    E) poderoso, aplicativo, instalado, funções.
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Frase inicial: “Hoje se dá grande atenção aos espaços verdes na construção de novos condomínios”.
Acima está uma frase inicial, com uma ideia principal. A seguir colocamos cinco opções de frases, que podem ou não estar relacionadas semanticamente com a ideia principal.
A única frase que tem relação de sentido com a frase inicial é:
    A) Nas praças há muitos bancos para que os idosos possam descansar;
    B) No Jardim Zoológico há preocupação com o bem-estar dos animais selvagens;
    C) Graças às clareiras urbanas, as crianças podem respirar um ar pouco poluído;
    D) As árvores frutíferas apresentam a vantagem de produzir alimentos para a população mais pobre;
    E) A poluição do ar é combatida principalmente pelas águas oceânicas.
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Dvorak aproximou-se do alto da colina e debruçou-se sobre uma pequena pedra para olhar a paisagem abaixo. Observou que havia uma grande caverna, cercada de vegetação, mas não conseguiu identificar a entrada. Fez um sinal para que o grupo o acompanhasse e começou a descer cuidadosamente a encosta.
Acima aparece um pequeno texto narrativo; a frase, retirada desse texto, que mostra valor descritivo é:
    A) Dvorak aproximou-se do alto da colina;
    B) debruçou-se sobre uma pequena pedra;
    C) havia uma grande caverna, cercada de vegetação;
    D) não conseguiu identificar a entrada;
    E) Fez um sinal para que o grupo o acompanhasse.
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Atribuições do oficial de justiça: “Cumprir mandados judiciais; preparar salas com livros e materiais necessários ao funcionamento das sessões de julgamento; buscar, na Secretaria e nos Gabinetes, os processos de cada Relator, separando-os e ordenando-os, colhendo assinaturas, quando for o caso; atender e dar informações aos advogados, partes e estagiários presentes na sessão, anotando os pedidos de preferência pela ordem de chegada dos interessados; auxiliar na manutenção da ordem e efetuar prisões, quando determinado; auxiliar o Secretário de Câmara, quando solicitado o auxílio; cumprir as demais atribuições previstas em lei ou regulamento”.
Em cada opção a seguir foi destacado um substantivo do texto acima; a opção em que o adjetivo referente ao substantivo destacado está INCORRETO é:
    A) livros e materiais / necessários;
    B) advogados, partes e estagiários / presentes;
    C) pedidos / interessados;
    D) auxílio / solicitado;
    E) atribuições / previstas.
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