Questão: 91037
Ano: 2011
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: CNPQ
Prova: CESPE - 2011 - CNPQ - Assistente
A respeito dos princípios fundamentais expressos na Constituição Federal (CF), julgue os seguintes itens. Embora a CF estabeleça que todo o poder emana do povo, a CF não prevê hipótese em que o poder seja exercido diretamente pelo povo, mas apenas por meio de seus representantes eleitos para tal finalidade.
Assertiva incorreta, pois há previsão constitucional neste sentido: Art. 1º (…) Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.
Questão: 425803
Ano: 2014
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: Polícia Federal
Prova: CESPE - 2014 - Polícia Federal - Conhecimentos Básicos - Nível Superior
No que se refere aos princípios fundamentais e à organização do Estado brasileiro, julgue o próximo item. O estabelecimento pela CF de que todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos seus termos, evidencia a adoção da democracia semidireta ou participativa.
No Brasil, adota-se o regime político de democracia semidireta, no qual algumas decisões são tomadas pelos representantes eleitos e outras são tomadas diretamente pelo povo. Entre as formas de participação direta da população estão os plebiscitos, referendos e iniciativas populares, conforme estabelecido no artigo 14, I, II e III da Constituição Federal.
Questão: 483011
Ano: 2015
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: FUB
Prova:
Com base nas disposições da Constituição Federal de 1988 (CF), julgue o item seguinte. O regime político adotado na CF caracteriza a República Federativa do Brasil como um estado democrático de direito em que se conjuga o princípio representativo com a participação direta do povo por meio do voto, do plebiscito, do referendo e da iniciativa popular.
A assertiva é correta, pois está de acordo com as disposições da Constituição Federal: “Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos”. “Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:
I – plebiscito;
II – referendo;
III – iniciativa popular”.
Questão: 558520
Ano: 2015
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: MPOG
Prova: CESPE - 2015 - MPOG - Técnico de Nível Superior - Cargo 22
Acerca dos princípios fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988 (CF), julgue o item a seguir.
Nos termos da nossa CF, todo o poder emana do povo que, por sua vez, o exerce diretamente ou por meio de representantes eleitos.
CR/88 – “Art. 1º (…)
Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”. No contexto de uma democracia representativa, os cidadãos elegem representantes para tomar decisões em seu nome. Esses representantes formam um governo que é responsável por tomar decisões e formular políticas. Essa forma de democracia é conhecida como democracia representativa ou indireta. Por outro lado, a democracia direta ocorre quando os cidadãos participam diretamente do processo de tomada de decisões, sem intermediários. Isso pode acontecer através de mecanismos como referendos, plebiscitos e iniciativas populares.
Questão: 681431
Ano: 2016
Banca: FAURGS
Órgão: TJ-RS
Prova: FAURGS - 2016 - TJ-RS - Assessor Judiciário
Da leitura do art. 1º da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, no que se refere à organização político-institucional brasileira, depreende-se que
As afirmações apresentadas são todas corretas, mas a questão pede a alternativa que se refere à organização político-institucional brasileira prevista no artigo 1º da Constituição Federal. Assim, a resposta certa é a alternativa “C”. A soberania popular está prevista no artigo 1°, paragráfo único, da CR/88, “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”.