Questão: 1996171
Ano: 2022
Banca: IDECAN
Órgão: UFBA
Prova: IDECAN - 2022 - UFBA - Assistente em Administração |
A prática do nepotismo é uma decorrência do princípio da moralidade administrativa.
A prática do nepotismo, caracterizada quando uma pessoa é nomeada para um cargo público unicamente por ser próxima ou membro da própria família, viola três princípios fundamentais da Administração Pública:
Princípio da Eficiência — uma vez que a pessoa pode não possuir as qualificações necessárias para o cargo ou pode estar ocupando o lugar de alguém mais capacitado;
Princípio da Legalidade — sendo uma prática ilegal;
Princípio da Moralidade — uma vez que envolve agir de maneira ímproba, desonesta, injusta e desonesta.
No que diz respeito à questão “A prática do nepotismo é uma decorrência do princípio da moralidade administrativa”, a resolução destaca que se trata de uma proibição e não de uma “prática”.
Questão: 1864370
Ano:
Banca: IBADE
Órgão: ISE-AC
Prova: IBADE - 2021 - ISE-AC - Assistente Social
“Nepotismo é o favorecimento dos vínculos de parentesco nas relações de trabalho ou emprego. As práticas de nepotismo substituem a avaliação de mérito para o exercício da função pública pela valorização de laços de parentesco”.
Fonte:
O nepotismo é prática proibida pela Constituição Federal, particularmente porque viola o princípio administrativo da:
O princípio da impessoalidade estabelece que a Administração Pública deve agir exclusivamente para cumprir os objetivos legais, sem favorecer ou prejudicar indivíduos ou grupos específicos. Portanto, o nepotismo, ao beneficiar parentes ou pessoas relacionadas a autoridades, prejudicando o interesse público, transgride, entre outros, o princípio da impessoalidade.