Na frase – Vem pra CAIXA você também – há um erro gramatical que já foi bastante comentado; o desvio da norma culta, neste caso, está:
Banco de Dados - SQL - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2020 - TRE PA - Técnico Judiciário - Operação de Computadores
Analise a tabela abaixo:
Que pena, não temos nenhum comentário publicado ainda para a questão. Que tal inaugurar este espaço?
Na frase – Vem pra CAIXA você também – há um erro gramatical que já foi bastante comentado; o desvio da norma culta, neste caso, está:
Quando uma pessoa está usando um navegador web é possível saber quando ela está utilizando um protocolo de segurança, como o TLS − Transport Layer Security, de algumas maneiras diferentes. Uma delas é quando o "http" na linha do endereço for substituído por "https" e aparecer um pequeno cadeado na janela do navegador. Quando isso acontece, o site está protegido por um método de
Considere as seguintes proposições:
I. VARGAS, em Verbo e práticas discursivas (2011) explica que um fenômeno recente no português é o uso de construções com o verbo ir no presente, acompanhado do verbo estar e de uma forma de gerúndio, dando origem ao que se convencionou chamar de gerundismo. Para a autora os usos das formas verbais e suas respectivas marcas de subjetividade, de temporalidade e de aspectualidade são verdadeiras operações de produção de sentido, que envolvem sujeitos situados nas mais variadas circunstâncias de interação social.
II. ABREU (2003) alerta que construções denominadas gerundismo envolvendo futuro + gerúndio justificam-se apenas quando a ação do verbo apresentar aspecto durativo.
III. FIORIN (2011) explica que quando uma forma linguística atende a uma necessidade de comunicação, ela se difunde. Eis o caso do gerundismo. Os operadores de telemarketing descobriram que era útil. Porque soa como uma forma polida de falar, tal como o futuro do pretérito é usado por quem quer ser gentil, e dá uma ideia de descompromisso e desobrigação: vou estar enviando não é tão afirmativo quanto vou enviar.
O enunciado em que o emprego das formas verbais com gerúndio está correto por ter aspecto durativo prolongado é