No Brasil, o plantio do milho pode ser dividido em duas é...

Agronomia - Geral - Banca não informada - 2014 - IFNMG/MG - Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

No Brasil, o plantio do milho pode ser dividido em duas épocas: de verão e de safrinha.

Sobre o significado de safrinha, assinale a alternativa CORRETA.

  • A. Refere-se ao plantio de sequeiro em fevereiro ou março.
  • B. Refere-se ao plantio irrigado em fevereiro ou março.
  • C. Refere-se ao plantio de sequeiro em fins de agosto.
  • D. Refere-se ao plantio de irrigado em setembro e outubro.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Que pena, não temos nenhum comentário publicado ainda para a questão. Que tal inaugurar este espaço?

Questões extras

Microprocessadores e circuitos de memória são acessíveis a custos cada vez menores e fazem parte de soluções de eletrônica digital para uma variedade crescente de situações. Acerca do funcionamento de microprocessadores e de circuitos de memória, julgue os itens subseqüentes.

Interrupções são formas de comunicação assíncrona entre o processador e periféricos. O periférico sinaliza a interrupção, indicando necessitar de uma ação do processador sobre dados recém-disponíveis, e fica aguardando que o processador atenda a interrupção. Geralmente, o processador reconhece interrupções de dois tipos: mascaráveis e não-mascaráveis. O software que roda no processador determina se interrupções mascaráveis serão ou não aceitas. O atendimento de interrupções não-mascaráveis é imediato, e o software não pode impedi-lo.

Resolva a questão aqui ›


Um paciente de 58 anos de idade comparece ao ambulatório de nefrologia para seguimento de rotina. Apresenta como comorbidades diabetes mellitus (DM) e hipertensão arterial sistêmica (HAS), em uso de losartana 100 mg, hidroclorotiazida 25 mg, anlodipino 10 mg e metformina 850 mg duas vezes ao dia. Refere que há 30 dias vem apresentando quadro de hiporexia e tosse seca. Nega vômitos, soluços, dispneia ou febre. Ao exame físico, apresenta-se descorado +2/+4, hidratado, ausculta cardíaca sem sopro, ritmo cardíaco regular em 2T, sem sopro, com FC = 80 bpm, PA = 190 mmHg x 100 mmHg, ausculta respiratória com redução de murmúrios vesiculares em base esquerda, com FR = 16 imp e saturação de O 2 = 96% em ar ambiente, além de apresentar edema +1/+4 MMII. Apresentava, em janeiro de 2017, creatinina = 4,1 mg/dL. Leva à consulta exames recentes com Hb = 8,2 mg/dL, leucócitos = 5.290, plaquetas = 160.000, com valores de folato e vitamina B12 normais, ureia = 94 mg/dL, creatinina = 4,8 mg/dL e clearance de creatinina = 12 mL/min/1,73 m², Na+ = 136 mEq/L, Ca+2 = 8,0 mg/dL, fósforo = 5,9 mg/dL, K+ = 6,2 mEq/L, EAS com proteína +, glicemia e hemoglobina ausentes, ferritina = 94 ng/mL, índice de saturação de transferrina (IST) = 18%, Hb glicada = 10%, glicemia de jejum = 200 mg/dL, proteinúria de 24 horas = 1,5 g (volume = 2.600 mL) e ultrassonografia de rins e vias urinárias normal. São iniciadas medidas de controle para hipercalemia, inclusive com suspensão de losartana, porém, os exames de controle do paciente evidenciaram K+ = 6,4 e 6,5 mEq/L, respectivamente.

Acerca desse caso clínico e dos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

É correto afirmar que o paciente é portador de doença renal crônica (DRC) classe IV.

Resolva a questão aqui ›


Questão de Direito Administrativo

Atenção: Para responder às questões de números 28 a 34 considere o regime da Lei no 8.112/90 e suas alterações

Em matéria de responsabilidade civil do servidor público, a obrigação de reparar o dano

Resolva a questão aqui ›