Questão: 237195
Ano: 2012
Banca: CESGRANRIO
Órgão: Caixa
Prova: CESGRANRIO - 2012 - Caixa - Advogado
Eduardo foi admitido por uma empresa como estoquista, em 18/09/2007. Suas atividades eram: controlar a recepção dos materiais, confrontando tipo e quantidades com os dados contidos nas requisições, certificar a correspondência entre o material recebido e o solicitado e dispor os materiais relacionados nos pedidos, separando-os de acordo com as especificações e quantidades. Após anos de trabalho, Eduardo passou a sentir fortes dores na coluna e, em pouco tempo, não conseguia mais fazer movimentos de flexão e extensão da coluna. Após a realização de exame médico pericial, constatou-se que o empregado estava inapto para o trabalho e impossibilitado de reabilitação.Considerando-se os fatos apresentados acima, qual dos benefícios previdenciários será concedido a Eduardo?
O auxílio doença é um bem concedido para pessoas que por doenças ou acidente fiquem impossibilitadas de trabalhar por mais de 15 dias. O auxílio difere de caso para caso. Nas ocasiões em que o empregado tem carteira assinada, os 15 primeiros dias são pagos pelo empregador e a previdência social assume o restante do tempo. No caso do contribuinte individual (empresário, profissionais liberais, trabalhadores por conta própria, entre outros), a Previdência paga todo o período da doença ou do acidente.
Questão: 81538
Ano: 2008
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: INSS
Prova: CESPE - 2008 - INSS - Analista do Seguro Social - Engenharia de Segurança do Trabalho
Conforme o artigo 2.º da Lei n.º 6.367/1976, um acidente seráconsiderado acidente do trabalho quando ocorrer pelo exercíciodo trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ouperturbação funcional que cause a morte, ou perda, ou redução,permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.Em relação a esse tema, julgue os itens a seguir. A aposentadoria por invalidez decorrente de acidente de trabalho é equivalente a 100% do salário-de-benefício e seu pagamento cessará com o retorno voluntário do aposentado ao trabalho.
Lei 8213. Art. 44. A aposentadoria por invalidez, inclusive a decorrente de acidente do trabalho, consistirá numa renda mensal correspondente a 100% (cem por cento) do salário-de-benefício, observado o disposto na Seção III, especialmente no art. 33 desta Lei. (Redação dada pela Lei nº 9.032, de 1995)
Art. 46. O aposentado por invalidez que retornar voluntariamente à atividade terá sua aposentadoria automaticamente cancelada, a partir da data do retorno.
Questão: 415412
Ano: 2014
Banca: FGV
Órgão: FUNARTE
Prova: FGV - 2014 - FUNARTE - Administração e Planejamento
Dois servidores são aposentados por invalidez, em decorrência de acidente de serviço. O primeiro ingressou em 1999 na FUNARTE. O outro havia ingressado em 2007, em seu Quadro de Pessoal. Quanto à aposentadoria, o correto enquadramento dos casos narrados é:
Questão: 456840
Ano: 2010
Banca: FCC
Órgão: AL-SP
Prova: FCC - 2010 - AL-SP - Procurador
Com relação ao benefício previdenciário da aposentadoria por invalidez, quando a recuperação for parcial, sem prejuízo da volta à atividade, a aposentadoria será mantida