Questão: 90618

     Ano: 2011

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: STM

Prova:    CESPE - 2011 - STM - Analista Judiciário - Execução de Mandados - Específicos |

Entende-se por devido processo legal a garantia do acusado de não ser privado de sua liberdade em um processo que seguiu a forma estabelecida na lei; desse princípio deriva o fato de o descumprimento de qualquer formalidade pelo juiz ensejar a nulidade absoluta do processo, por ofensa a esse princípio.

90618 B

Compreende-se como processo legal a asseguração do réu de não ser privado de sua liberdade em um procedimento que respeitou a configuração estipulada na legislação.

Caso o procedimento tenha observado a estrutura determinada na lei, não ocorrerá violação ao princípio do processo legal adequado. Logo, a afirmativa correta seria:

Compreende-se como processo legal a garantia do réu de não ser privado de sua liberdade em um procedimento que NÃO observou a forma estabelecida na lei.

Questão: 266536

     Ano: 2012

Banca: FCC

Órgão: TRF - 5ª REGIÃO

Prova:    FCC - 2012 - TRF - 5ª REGIÃO - Analista Judiciário - Execução de Mandados

O princípio da busca da verdade real permite a

266536 C

Letra A – INCORRETA – A prescrição da pretensão punitiva é erroneamente denominada de prescrição da ação. O decorrer do tempo resulta na perda do direito do Estado de punir, em relação à pretensão do Poder Judiciário de julgar a lide e aplicar a sanção abstrata. Não se refere à dilatação da prescrição, pois não está prevista em lei.

Letra B – INCORRETA – Artigo 18: Após o arquivamento do inquérito pela autoridade judiciária, por falta de fundamentos para a denúncia, a autoridade policial pode realizar novas investigações, caso tenha conhecimento de outras provas.

Letra C – CORRETA – Artigo 156: A responsabilidade de comprovar as alegações recai sobre quem as faz, no entanto, o juiz tem a prerrogativa de, de forma independente:
I – ordenar, mesmo antes do início da ação penal, a produção antecipada de provas consideradas urgentes e relevantes, observando a necessidade, adequação e proporcionalidade da medida;
II – determinar, durante a instrução ou antes de proferir a sentença, a realização de diligências para esclarecer dúvidas sobre ponto relevante.

Letra D – INCORRETA – Artigo 197: O valor da confissão será avaliado pelos critérios utilizados para os demais elementos de prova. Para a apreciação, o juiz deve confrontá-la com as demais provas do processo, verificando se há compatibilidade ou concordância entre ela e as demais evidências.

Ementa: PROCESSUAL E PENAL – FURTO QUALIFICADO – CONCURSO DE AGENTES – APREENSÃO DA RES NA POSSE DO APELANTE – INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA – AUTORIA E MATERIALIDADE COMPROVADAS – CONFISSÃO EM AMBAS AS FASES DO PROCESSO – REDUÇÃO DA REPRIMENDA – CONDENAÇÃO MANTIDA – RECURSO PARCIALMENTE PROVIDO “Na realidade, a confissão não é considerada um meio de prova. Trata-se da própria prova, consistindo no reconhecimento da autoria por parte do acusado” (RT 744/573). Na situação em que a coisa furtiva foi apreendida na posse do agente, que confessou de maneira detalhada perante a autoridade policial e em juízo (TJSC – Apelacao Criminal: APR 215997 SC 1999.021599-7).

× Suporte