Questão: 910621

     Ano: 2018

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: EMAP

Prova:    CESPE - 2018 - EMAP - Assistente Portuário - Área Administrativa, CESPE - 2018 - EMAP - Conhecimentos Básicos - Cargos de Nível Médio

Elaine Maria Octaviano Martins Curso de direito marítimo
Barueri: Manoele, v 1, 2013, p 65 (com adaptações)

Acerca de aspectos linguísticos do texto precedente e das ideias nele contidas, julgue o item a seguir.

Na linha 12, os dois-pontos introduzem um esclarecimento a respeito do “resultado último dessa interatuação”.

910621 A

Questão: 932832

     Ano: 2018

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: Polícia Federal

Prova:    CESPE - 2018 - Polícia Federal - Perito Criminal Federal - Conhecimentos Básicos - Todas as Áreas, CESPE - 2018 - Polícia Federal - Perito Criminal Federal - Área 1, CESPE - 2018 - Polícia Federal - Perito Criminal Federal - Área 12, CESPE - 2018 - Polícia Federal - Perito Criminal Federal - Área 14, CESPE - 2018 - Polícia Federal - Perito Criminal Federal - Área 2, CESPE - 2018 - Polícia Federal - Perito Criminal Federal - Área 3, CESPE - 2018 - Polícia Federal - Perito Criminal Federal - Área 4, CESPE - 2018 - Polícia Federal - Perito Criminal Federal - Área 5, CESPE - 2018 - Polícia Federal - Perito Criminal Federal - Área 6, CESPE - 2018 - Polícia Federal - Perito Criminal Federal - Área 7, CESPE - 2018 - Polícia Federal - Perito Criminal Federal - Área 9

Texto CB1A1AAA

A realidade do CSI. In: Scientific American Brazil. Segmento. Internet: <http://www2.uol.com.br> (com adaptações).

Considerando os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA, bem como o disposto no Manual de Redação da Presidência da República, julgue o item que segue.

Os dois-pontos subsequentes a “técnicas científicas” (l.27) e “relatou” (l.41) foram, ambos, empregados com o objetivo de introduzir um trecho que apresenta um esclarecimento.

932832 B

Questão: 933007

     Ano: 2018

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: Polícia Federal

Prova:    CESPE - 2018 - Polícia Federal - Escrivão de Polícia Federal

Texto 13A1AAA

Michel Foucault. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Trad. Raquel
Ramalhete. Petrópolis, Vozes, 1987, p. 8-26 (com adaptações).

Com relação aos aspectos linguísticos e aos sentidos do texto 13A1AAA, julgue o item a seguir.

A coerência textual seria prejudicada se, após “teatro” (l.20), fossem inseridos dois-pontos e o trecho a mecânica exemplar da punição muda as engrenagens, como conclusão das consequências enumeradas, dado o emprego, nesse trecho, de linguagem figurada, incompatível com o gênero do texto.

933007 B

Questão: 881804

     Ano: 2018

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: STJ

Prova:    CESPE - 2018 - STJ - Analista Judiciário - Judiciária, CESPE - 2018 - STJ - Analista Judiciário - Oficial de Justiça Avaliador Federal, CESPE - 2018 - STJ - Conhecimentos Básicos - Cargos: 7 e 8

Texto CB1A1BBB

Boaventura de Sousa Santos. Por uma concepção multicultural dos
direitos humanos. Internet:<www.dhnet.org.br>  (com adaptações).

Acerca do texto CB1A1BBB e de seus aspectos linguísticos, julgue o item que se segue.

Os dois pontos empregados logo após “ocidentais” (l.3) introduzem uma explicação sobre o porquê de os pressupostos serem considerados tipicamente ocidentais.

881804 B

Questão: 842303

     Ano: 2017

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TCE-PE

Prova:    CESPE - 2017 - TCE-PE - Analista de Controle Externo - Auditoria de Contas Públicas, CESPE - 2017 - TCE-PE - Conhecimentos Básicos - Cargo 3

No que concerne aos aspectos linguísticos e aos sentidos do texto CB2A1AAA, julgue o item seguinte.

Os sentidos originais do texto seriam alterados caso fosse suprimida a vírgula empregada imediatamente após “serviços” (l.5).

842303 A

× Suporte