Questão: 2346126

     Ano: 2023

Banca: FAU

Órgão: Prefeitura de Imbituva - PR

Prova:    FAU - 2023 - Prefeitura de Imbituva - PR - Contador |

"Cientistas dizem ter finalmente encontrado
restos de planeta que se chocou com a Terra.

Cientistas concordam amplamente que um antigo planeta (Theia) colidiu com a Terra quando esta se formava há bilhões de anos, lançando detritos que se fundiram na Lua que agora decora o nosso céu noturno. Esta teoria, chamada de Hipótese do Impacto Gigante, explica muitas características fundamentais da Lua e da Terra.

No entanto, há um mistério óbvio no centro desta hipótese: o que aconteceu com Theia? Não há evidência direta de sua existência. Nenhum vestígio do planeta foi encontrado no sistema solar. E muitos cientistas presumiram que tudo o que Theia deixou para trás na Terra se misturou à caldeira de fogo dentro do nosso planeta.

No entanto, uma nova teoria sugere que os restos do antigo planeta permanecem parcialmente intactos, enterrados sob os nossos pés. As placas derretidas de Theia poderiam ter-se incorporado no manto da Terra após o impacto antes de se solidificarem, deixando porções do material do antigo planeta repousando no núcleo da Terra, cerca de 2.900 km abaixo da superfície, de acordo com um estudo publicado na quarta-feira (1º), na revista Nature.

Se a teoria estiver correta, não só forneceria detalhes adicionais para completar a Hipótese do Impacto Gigante, mas também responderia a uma questão persistente para os geofísicos.

Eles já sabiam que existem duas massas diferentes incrustadas nas profundezas da Terra. As massas, chamadas Grandes Províncias de Baixa Velocidade ou LLVPs (na sigla em inglês), foram detectadas pela primeira vez na década de 1980. Uma está localizada sob a África e a outra sob o Oceano Pacífico.

Estas manchas têm milhares de quilômetros de largura e provavelmente têm uma densidade de ferro superior à do manto circundante, o que as faz sobressair quando medidas com ondas sísmicas. Mas a origem destas manchas, cada uma maior que a Lua, permanece um mistério para os cientistas.

Fonte: Cientistas dizem ter finalmente encontrado restos de planeta que se chocou com a Terra; entenda | CNN Brasil
Assinale a alternativa que apresente a justificativa adequada para o emprego da crase no período: “E muitos cientistas presumiram que tudo o que Theia deixou para trás na Terra se misturou à caldeira de fogo dentro do nosso planeta”."

2346126 D

Regência verbal, quem se mistura se mistura a algo.

Questão: 1858683

     Ano: 2020

Banca: IBAM

Órgão: Prefeitura de Santos - SP

Prova:    IBAM - 2020 - Prefeitura de Santos - SP - Oficial de Administração |

Analise as frases seguintes. I. Pagou à conta de luz que havia vencido uma semana antes. ll. O rapaz pagou à amiga uma antiga dívida. lll. Chegou à cidade bastante cansado - a viagem havia sido longa. Observamos que a regência verbal não respeitou a gramática normativa em:

1858683 A

I- Quem paga, paga algo. Não tem alguém naquela frase

pagou a conta. (ponto) acabou.

pagar- VTD; a conta OD

II- Quem paga, paga algo à alguém

Pagar nesse caso é VTDI, pois há OD e OI na frase

OD- Pagou algo (uma dívida antiga)

OI- À alguém (à amiga)

III- À cidade.

não está especificada. Não leva crase

Somente a alternativa I está errada.

Questão: 1137701

     Ano: 2020

Banca: Quadrix

Órgão: CRMV-AM

Prova:    Quadrix - 2020 - CRMV-AM - Serviços Gerais

A respeito da correção dos trechos apresentados quanto à regência nominal e verbal, julgue o item. Visamos ao sucesso de todos.

1137701 A

Verbo VISAR

Transitivo Direto: Sentido de “Mirar”, “Apontar”.

Transitivo Indireto: Sentido de “Desejar”.

Questão: 174099

     Ano: 2011

Banca: COPEVE-UFAL

Órgão: UFAL

Prova:    COPEVE-UFAL - 2011 - UFAL - Assistente de Administração |

Dados os períodos seguintes, quanto à regência verbal, I. Custou-me fazer o que o meu irmão estava pedindo. II. Ele preferia morrer que renunciar às suas ideias. III. As histórias da vovó não agradam mais às crianças. IV. O meu pai deu-me dinheiro para pagar ao médico. V. O mais que eu poderia aspirar, na peça, seria o papel de galã ou de vilão. quais estão incorretos?

174099 A

I. ( CORRETO ) Custou-me fazer o que o meu irmão estava pedindo.
Perfeito. Não se iniciam frases com o pronome “Me”.

II. ( ERRADO ) Ele preferia morrer que renunciar às suas ideias.
Quem prefere prefere alguma coisa a outra. Portanto, ele preferia morrer a renunciar às suas idéias.

III. ( ERRADO ) As histórias da vovó não agradam mais às crianças.
O erro aqui está no uso da preposição. Neste caso não há crase. Teste prático: Trocamos o termo as crianças por um masculino. As histórias da vovó não agradam mais os meninos. Notamos o uso incorreto da crase.

IV. ( CORRETO ) O meu pai deu-me dinheiro para pagar ao médico.
Perfeito, dispensa maiores comentários. Quem dá, dá alguma coisa a alguém, portanto VTDI.

V. ( ERRADO ) O mais que eu poderia aspirar, na peça, seria o papel de galã ou de vilão.
O erro aqui é a falta da preposição A, já que aspirar no sentido de almejar pede tal preposição. O correto seria: O mais que eu poderia aspirar, na peça, seria ao papel de galã ou de vilão.

× Suporte