Questão: 435165
Ano: 2014
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: ANATEL
Prova: CESPE - 2014 - ANATEL - Técnico Administrativo
Na administração pública, as atividades de gestão de pessoas incluem tanto funções típicas de departamentos de pessoal como de unidades de administração de recursos humanos. Com referência aos objetivos, aos desafios e às características da gestão de pessoas, julgue os itens seguintes. Do ponto de vista estratégico, as políticas e as práticas de gestão de pessoas devem oferecer os recursos e as condições necessárias para que a organização alcance seus objetivos e suas metas.
O propósito das políticas e práticas de Gestão de Pessoas é garantir a sua conformidade com os objetivos e metas da organização (alinhamento vertical).
Questão: 602544
Ano: 2016
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: DPU
Prova: CESPE - 2016 - DPU - Agente Administrativo - Conhecimentos Específicos
A respeito da gestão de pessoas nas organizações, julgue o item a seguir. A gestão de pessoas pode ser conceituada como uma estratégia de levar as pessoas a contribuírem para o aumento da competitividade e a capacidade de aprendizagem nas organizações.
A gestão de pessoas tem como objetivo garantir a vantagem competitiva das organizações e fomentar o alcance das metas individuais relacionadas ao trabalho.
Questão: 70484
Ano: 2010
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: MPU
Prova: CESPE - 2010 - MPU - Analista Administrativo
Em nível organizacional, o treinamento pode gerar, entre outros resultados, satisfação de clientes, inovação, mudanças e ganhos de competitividade.
No nível organizacional, o treinamento proporciona os seguintes resultados:
1. Aumento da eficácia organizacional.
2. Melhoria da imagem da empresa.
3. Melhoria do clima organizacional.
4. Aperfeiçoamento do relacionamento entre empresa e empregados.
5. Facilidade na implementação de mudanças e inovações.
6. Aumento da eficiência operacional.
Questão: 234423
Ano: 2012
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: MPE-PI
Prova: CESPE - 2012 - MPE-PI - Analista Ministerial - Área Administrativa
O desenvolvimento organizacional, por meio de mudança planejada, contribui para a melhoria do desempenho da organização.
Desenvolvimento organizacional é um conjunto de intervenções planejadas de mudança, fundamentadas em valores humanísticos e democráticos, que buscam melhorar a eficácia organizacional e o bem-estar dos funcionários.
Questão: 277639
Ano: 2012
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: ANATEL
Prova: CESPE - 2012 - ANATEL - Técnico Administrativo
Proporcionar competitividade à organização, ajudar no cumprimento de sua missão, atingir sua visão de futuro, alcançar seus objetivos e administrar suas mudanças são objetivos da gestão de pessoas.
Destaca Idalberto Chiavenato, em sua obra “Gestão de Pessoas”, algumas metas que a área de gestão de recursos humanos deve seguir para alcançar o sucesso nas organizações, são elas: ajudar a organização a alcançar seus objetivos; proporcionar competitividade à organização;
proporcionar à organização pessoas bem treinadas e motivadas;
aumentar a autoatualização e satisfação das pessoas no trabalho;
desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho (QVT);
administrar e impulsionar a mudança; e
manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.