Questão: 1955663
Ano: 2022
Banca: Quadrix
Órgão: CFFA
Prova: Quadrix - 2022 - CFFA - Técnico Administrativo |
Acerca dos conceitos de redes de computadores, do programa de navegação Google Chrome, em sua versão mais recente, e dos procedimentos de segurança da informação, julgue o item. As placas de rede somente se comunicam por meio de cabos de cobre (UTP e STP), uma vez que a tecnologia nelas empregada não permite a comunicação por meio de fibra óptica.
A velocidade de transmissão na fibra óptica é mais rápida do que nas conexões por fios de cobre, com velocidade que pode chegar até a Tb/s.
Questão: 1030754
Ano: 2019
Banca: Quadrix
Órgão: CONRERP 2ª Região
Prova: Quadrix - 2019 - CONRERP 2ª Região - Analista de Relações Públicas |
Julgue o item, relativo ao Microsoft Word 2013, ao sistema operacional Windows 8 e aos conceitos de redes de computadores. Cabo de par trançado, cabo coaxial e cabo de fibra óptica são exemplos de meios de transmissão utilizados em redes de computadores.
Par trançado: O cabeamento por par trançado (Twisted pair) é um tipo de cabo que tem um par fios entrelaçados um ao redor do outro para cancelar as interferências eletromagnéticas de fontes externas e interferências mútuas (linha cruzada ou, em inglês, crosstalk) entre cabos vizinhos.
Cabo coaxial: Cabo coaxial é uma espécie de cabo condutor usado para a transmissão de sinais. Ele recebe tal nome por ser constituído de várias camadas concêntricas de condutores e isolantes. O cabo coaxial é basicamente formado por um fio de cobre condutor revestido por um material isolante, e ainda rodeado por uma blindagem.
Cabo de Fibra óptica: São feixes de “fios de vidro” extremamente puros que foram revestidas em duas camadas de plástico reflexivo. Uma fonte de luz é ligada e desligada rapidamente a uma extremidade do cabo de transmissão de dados digitais. A luz viaja através dos fios de vidro e de forma contínua reflete fora do interior dos revestimentos plásticos espelhados em um processo conhecido como reflexão total interna.
Questão: 688680
Ano: 2016
Banca: FGV
Órgão: COMPESA
Prova: FGV - 2016 - COMPESA - Assistente de Saneamento e Gestão - Assistente de Tecnologia da Informação |
Os meios de transmissão podem ser guiados ou não guiados. Os principais meios guiados são o par trançado, o cabo coaxial e a fibra óptica. Em relação a esses meios de transmissão guiados, analise as afirmativas a seguir. I. Um cabo coaxial consiste em um fio de cobre esticado na parte central, envolvido por um material isolante. II. Os pares trançados podem ser usados na transmissão de sinais analógicos ou digitais. III. Os cabos de fibra óptica podem ser danificados com facilidade se forem encurvadas demais. Está correto o que se afirma em:
I – correta
O cabo coaxial é um tipo de cabo condutor usado para transmitir sinais. Este tipo de cabo é constituído por um fio de cobre condutor revestido por um material isolante e rodeado de uma blindagem.
II – correta
Um dos meios de transissão mais antigos e ainda mais comuns é o par trançado. Os fios são entrelaçados de forma helicoidal como uma molécula de DNA. O trançado dos fios é feito porque dois fios paralelos formam uma antena simples. Quando os fios são trançados, as diferentes partes dos fios se cancelam, o que significa menor interferência. Os pares trançados podem ser usados na transmissão de sinais analógicos ou digitais. A largura de banda depende da espessura do fio e da distância percorrida, mas em muitos casos, é possível alcançar diversos megabits/s por alguns quilômetros.
III – correta
É uma das desvantagens do cabo de fibra óptica
Questão: 483183
Ano: 2015
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: FUB
Prova:
Considerando os conceitos, os aplicativos e as ferramentas referentes a redes de computadores, julgue o item que se segue. O cabo coaxial, meio físico de comunicação, é resistente à água e a outras substâncias corrosivas, apresenta largura de banda muito maior que um par trançado, realiza conexões entre pontos a quilômetros de distância e é imune a ruídos elétricos.
O cabo coaxial pode sofrer interferência eletromagnética, que pode provocar a ocorrência de ruídos elétricos. Defeito que o cabo de fibra ótica não possui.