Questão: 2492998
Ano: 2024
Banca: Instituto Access
Órgão: UFAPE
Prova: Instituto Access - 2024 - UFAPE - Administrador |
É o processo de aclimatação de funcionários recém-contratados na empresa. Mais abrangente do que uma orientação, esse processo geralmente ocorre ao longo de um ano. Trata-se de
No contexto organizacional, o onboarding refere-se ao processo de integração de novos funcionários na empresa. Esse processo visa familiarizar os novos colaboradores com a cultura, políticas, procedimentos e expectativas da organização.
Questão: 2496615
Ano: 2024
Banca: OBJETIVA
Órgão: Prefeitura de Maripá - PR
Prova: OBJETIVA - 2024 - Prefeitura de Maripá - PR - Agente de Apoio |
A empatia é um meio para formar laços de confiança e colaboração entre colegas de trabalho. Qual atitude melhor reflete um comportamento empático no ambiente de trabalho?
A alternativa correta é a C: “Ouvir preocupações e, quando possível, oferecer ajuda.”
A questão destaca um aspecto essencial da Gestão de Pessoas: a empatia. A empatia é vital para construir relações de confiança e promover a colaboração entre colegas de trabalho. No ambiente organizacional, empatia significa a capacidade de entender e compartilhar os sentimentos dos outros, sendo uma habilidade indispensável tanto para líderes quanto para colaboradores.
Questão: 2502210
Ano: 2024
Banca: OBJETIVA
Órgão: Câmara de Jundiaí do Sul - PR
Prova: OBJETIVA - 2024 - Câmara de Jundiaí do Sul - PR - Auxiliar de Serviços Gerais |
Quais atitudes visam ao bem-estar dentro de um ambiente de trabalho?
Erro das outras alternativas:
A – A comunicação entre a equipe deve ser clara: a finalidade é passar a mensagem certa para que ela seja entendida.
B – Nada impede que amizades nasçam em um ambiente profissional, mas lembre-se que amigos são amigos e negócios são negócios. Evite compartilhar detalhes da sua vida pessoal e prefira o profissionalismo.
C – Para que haja um bom ambiente de trabalho é preciso que as vontades e opiniões individuais sejam, pelo menos, ouvidas e levadas em consideração. O objetivo é fazer o serviço da melhor forma para o grupo, mas sem deixar ninguém de lado.
Questão: 2505025
Ano: 2024
Banca: Quadrix
Órgão: CIS-AMURES - SC
Prova: Quadrix - 2024 - CIS-AMURES - SC - Auxiliar Administrativo |
Assinale a alternativa correta quanto à personalidade e ao relacionamento.
Personalidade do indivíduo: aspectos intrínsecos, os quais são definidos pelo temperamento (traço inatos, (pertencem ao ser desde o nascimento) / genotípicos) e pelo caráter (traços adquiridos / fenotípicos).
*Genótipo é a composição genética formada pelo conjunto de alelos presentes em um indivíduo, que foram herdados de seus pais.
*Fenótipo é o conjunto de traços (observáveis ou que podem ser mensurados, mudados) de um indivíduo.
Questão: 2506839
Ano: 2024
Banca: Ibest
Órgão: Prefeitura de Cristalina - GO
Prova: Ibest - 2024 - Prefeitura de Cristalina - GO - Assistente de Educação - 200 |
A Teoria das Relações Humanas foi formulada nos EUA, no final da década de 1920, a partir das experiências de Elton Mayo (1880-1947) e seus colaboradores na Western Electric Company, localidade em Hawthorne (Chicago). Foi um movimento de contraposição à Teoria Clássica em Administração, que valorizou o fator humano nos processos de trabalho e enfatizou os seguintes aspectos: integração social como determinante da produção, importância da influência dos grupos e dos processos informais no comportamento dos funcionários, relevância das necessidades psicológicas e sociais nos processos motivacionais, ênfase nos aspectos emocionais do comportamento humano e combate à monotonia no trabalho. A respeito da Teoria das Relações Humanas, assinale a alternativa que representa a ação que pode contribuir para incentivar as pessoas a ultrapassar seu desempenho atual.
A alternativa correta é a C – Reconhecimento e recompensa pelo bom trabalho.
A Teoria das Relações Humanas, desenvolvida a partir das experiências de Elton Mayo na Western Electric Company, surgiu como uma resposta à Teoria Clássica da Administração, que se concentrava principalmente em aspectos técnicos e de eficiência. Esta nova abordagem destacou a importância do fator humano nos processos de trabalho, enfatizando elementos como a integração social, a influência dos grupos e dos processos informais, bem como a relevância das necessidades psicológicas e sociais nos processos motivacionais.