Questão: 840278
Ano: 2017
Banca: FAURGS
Órgão: TJ-RS
Prova: FAURGS - 2017 - TJ-RS - Analista Judiciário - Área Administrativa (Administração; Ciências Contábeis; Economia)
A gestão por competências tem obtido posição de destaque como meio para implementar as premissas da gestão estratégica de pessoas no setor público. Todavia, essa implementação tem esbarrado em uma série de dificuldades. Assinale a alternativa que apresenta corretamente um entrave para a utilização da gestão de competências no setor público.
Mas a implementação tem esbarrado em uma série de dificuldades, entre: a prevalência de uma grande rigidez nos procedimentos; dificuldades de se mensurar desempenho devido à influência política (CASTILLO BLANCO, 2003);
Questão: 872348
Ano: 2018
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: STM
Prova: CESPE - 2018 - STM - Técnico Judiciário - Área Administrativa
Julgue o item a seguir, referente à gestão de pessoas no setor público e aos múltiplos aspectos a ela relacionados. Embora inovador e flexível, o ensino a distância não tem sido usado para a contínua formação de servidores públicos, uma vez que toda comunicação oficial se norteia pelo princípio da formalidade.
Atualmente, a informalidade também é um tipo de comunicação que deve ser levada em conta nas organizações. A cominucação informal está sempre presente em qualquer organização e apesar de não fazer parte das estruturas formais de comunicação, a rapidez com que determinadas informações circulam por intermédio desta, constitui fator de importante relevância no processo de cominicação das organizações.
Questão: 982205
Ano: 2019
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: PGE-PE
Prova: CESPE - 2019 - PGE-PE - Analista Administrativo de Procuradoria - Recursos Humanos |
A respeito de gestão por competências e das tendências na gestão de pessoas no setor público, julgue o item a seguir. Mapear competências implica tanto identificar estratégias de captação dessas competências quanto desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes nas organizações.
O MAPEAMENTO COMPARA: competências disponíveis x competências necessárias.
Feito essa comparação, temos o GAP (lacunas).
OBS: segundo o modelo de Brandão e Guimarães (2001), a captação das competências e o desenvolvimento delas ocorre depois do mapeamento.
Questão: 982206
Ano: 2019
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: PGE-PE
Prova: CESPE - 2019 - PGE-PE - Analista Administrativo de Procuradoria - Recursos Humanos |
A respeito de gestão por competências e das tendências na gestão de pessoas no setor público, julgue o item a seguir. O modelo de competência no trabalho gera um desempenho profissional de valor agregado que mostra comportamentos adequados manifestados pela pessoa em vez de realizações e resultados.
“Tradicionalmente,competência é definida como um conjunto de conhecimentos,habilidades e atitudes necessárias para que as pessoas desenvolvam seu trabalho.Atualmente,esse enfoque tem se mostrado pouco instrumental e discussões mais recentes consideram um quarto elemento,que se refere ao conceito de ENTREGA.”
Questão: 982207
Ano: 2019
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: PGE-PE
Prova: CESPE - 2019 - PGE-PE - Analista Administrativo de Procuradoria - Recursos Humanos |
A respeito de gestão por competências e das tendências na gestão de pessoas no setor público, julgue o item a seguir. No Brasil, a gestão da remuneração de servidores do setor público tem sido aplicada com ênfase na recomposição de ganhos para o enfrentamento de limitações de aumento salarial.
Do ponto de vista da política remuneratória, houve valorização real dos salários nas carreiras do Poder Executivo. De acordo com Carvalho e Cavalcante (2014, p. 11), as carreiras do núcleo estratégico de governo receberam incremento de aproximadamente 230% da remuneração em valores reais, enquanto os servidores do Plano Geral de Cargos receberam um aumento que ultrapassou os 80%.
A justificativa para essa política remuneratória baseou-se na valorização dos servidores públicos no intuito de ampliar a competitividade dos postos no Executivo em relação à iniciativa privada.
No período recente, o “repovoamento” da administração pública ocorreu com ampliação do número de carreiras e melhoria remuneratória, principalmente para as carreiras do núcleo estratégico de governo