Questão: 1922410
Ano: 2021
Banca: Quadrix
Órgão: CRA-BA
Prova: Quadrix - 2021 - CRA-BA - Administrador |
Quanto à gestão de pessoas no Setor Público, julgue o item. Na gestão de conflitos, o ato ou efeito de não perceber um diálogo ou um conflito como se houvesse duas partes antagônicas denomina‑se despolarização.
A despolarização, no ponto, seria “O ato ou efeito de não perceber um diálogo ou um conflito como se houvesse duas partes antagônicas ou dois polos distintos (um certo e outro errado)”.
Questão: 1928008
Ano: 2021
Banca: Quadrix
Órgão: CRA-BA
Prova: Quadrix - 2021 - CRA-BA - Administrador - Fiscal |
Quanto à gestão de pessoas no Setor Público, julgue o item. Na gestão de conflitos, o ato ou efeito de não perceber um diálogo ou um conflito como se houvesse duas partes antagônicas denomina‑se despolarização.
Na gestão de conflitos, o ato ou efeito de não perceber um diálogo ou um conflito como se houvesse duas partes antagônicas denomina‑se despolarização. Resposta: Certo.
Rodrigo Rennó (2013) cita 5 estilos de gestão de conflitos:
Acomodação: o sujeito prefere concordar e apoiar seu opositor.
Compromisso: ambas as partes cedem parte de seus interesses.
Colaboração: os sujeitos em conflito buscam uma situação “ganha-ganha”.
Evitação: representa a fuga do conflito, finge que o conflito não existe ou o ignora. GABARITO
Competição: uma das partes busca seus desejos com tom autoritário de “ganha-perde”.
Questão: 2461409
Ano: 2024
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim - ES
Prova: CESPE / CEBRASPE - 2024 - Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim - ES - Agente Administrativo |
No tocante à gestão por competências e às tendências em gestão de pessoas no setor público, julgue o item que se segue. Entre as novas tendências no setor público, a liderança fundamentada no comando e no controle é essencial para o sucesso do modelo de governança.
“Liderança mudando: adeus comando e controle! No setor público, sucesso agora vem de abordagens participativas e colaborativas. Transparência, responsabilidade compartilhada e engajamento são as chaves para governança eficaz.”
Questão: 2516531
Ano: 2024
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: Câmara de Maceió - AL
Prova: CESPE / CEBRASPE - 2024 - Câmara de Maceió - AL - Analista Administrativo |
No que concerne à gestão de pessoas em organizações públicas, julgue o item a seguir. Uma das tendências atuais da gestão de pessoas no setor público é a flexibilização das formas do trabalho, a exemplo da implantação do trabalho remoto e do híbrido, definidos não mais sob um paradigma de controle formal, mas pela busca de resultados.
A afirmativa está correta. Uma das tendências atuais na gestão de pessoas no setor público é, de fato, a flexibilização das formas de trabalho, incluindo a implementação do trabalho remoto e do trabalho híbrido. Essas modalidades não são mais definidas estritamente por um paradigma de controle formal, mas sim pela ênfase na busca por resultados e na autonomia dos colaboradores.
Questão: 2522504
Ano: 2024
Banca: IDESG
Órgão: COREN-ES
Prova: IDESG - 2024 - COREN-ES - Auxiliar Administrativo |
Considerando as tendências em gestão de pessoas no setor público, a gestão por competências se destaca por:
A gestão por competências destaca-se justamente por focar na identificação das habilidades, conhecimentos e atitudes (CHA) necessárias para alcançar os objetivos da organização. Isso inclui o desenvolvimento dessas competências nos servidores, alinhando suas capacidades com as demandas e metas da instituição pública.